Por que Fazer Parte de uma Igreja?

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus 16:18)

Por que fazer parte de uma igreja?

Quando Paulo, Pedro ou qualquer outro apóstolo traz uma doutrina, já tem por si só um peso de autoridade máxima. Por serem eles imitadores de Cristo e enviados direto por Ele.

Porém, quando o próprio Jesus fala, é autoridade absoluta! E foi Jesus quem fundou a igreja. Vejamos a fundação:

Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mateus 16:15,16)

Ao reconhecer a Jesus como Messias, pela revelação do Espírito de Deus, é que Jesus instala a igreja na declaração de Pedro. Ele diz:

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus 16:17,18)

Ou seja, a igreja é fundada em Cristo, Ele é a Pedra, sim. Amém (Mt 7:24). Porém, em que sentido a igreja é fundada em Cristo? Ora, na declaração que Pedro fez dizendo:

Tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo!

Nessa declaração a igreja é fundada em Cristo. Ou seja, a igreja tem como base o reconhecimento de que Jesus é o Messias, o filho do Deus vivo! E é por reconhecermos isto, que nos reunimos como igreja.

Quem é a igreja? Aqueles que reconhecem que Jesus é o Messias, filho de Deus.

Porém, a pergunta é: Por que não posso reconhecer Jesus como Messias sem participar de uma igreja?

A resposta é simples. É porque reconhecer Jesus como Messias, é aceitar viver conforme sua palavra. E isso implica crescimento na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. (2Pe 3:18).

E não somente isto, mas implica aprender para ensinar, ser discípulo para depois fazer discípulos, batizando-os e orientando-os na palavra de Deus. Como também excluindo da igreja os que desviam da fé ou desprezam a vida cristã. (Mt 28:19. Mc 16:16. Mt 18:17).

Cristianismo é ser discípulo para fazer discípulos. E como se fará discípulos sem a organização de uma igreja?

Você fará discípulos levando os viciados, doentes, oprimidos por espíritos malignos para dentro de sua casa expondo sua família a eles? Irá batizá-los no chuveiro?

Nos tempos bíblicos as igrejas eram feitas nas casas (1Co 16:19. Cl 4:15. Fl 1:2). Isto porque o evangelho cresceu muito rápido, não deu tempo de construir os templos. Porém, os irmãos que ofereciam suas casas para reunir a igreja, eram ricos, tinham salões com bastante espaço.

Afinal, as almas se convertiam aos montes, 3 mil, 5 mil (At 2:41. 4:4). Como em Samaria, Felipe desceu para lá e converteu uma cidade inteira (At 8:5-8). Você acha que em uma casinha caberia tanta gente?

Porém, não foi assim a primeira igreja após Cristo, eles se reuniram no cenáculo, mesmo lugar que Jesus realizou a ultima ceia e eram quase 120 pessoas, que não cabem em uma casinha. (Mc 14:15. At 1:13. 2:1).

E não somente isto, vemos na palavra de Deus, que em alguns lugares, a igreja já não se reunia em casas, mas sim em cenáculos, ou seja, templos. (At 20:8).

Desde os tempos de Moisés, se vê a necessidade de ter um lugar para chamar de casa de Deus. E é o próprio Deus quem ordena a construir uma casa para Ele, e não somente isto, como Deus também pede ofertas para que esta casa seja construída. (Ex 25:1-8).

  • Com Moisés o Tabernáculo;
  • Com Samuel o Templo em Siló;
  • Com Salomão o Templo Oficial;
  • Com Zorobabel a segunda casa;

E o próprio Cristo frequentou o templo, não rejeitou o templo, mas purificou o templo reafirmando o que diz a bíblia: A minha casa será chamada casa de oração! Ou seja, lugar onde se fala com Deus. (Mt 21:13).

Mas afinal, o que é igreja, pessoas ou templo?

A bíblia faz referência a igreja como pessoas, irmãos em Cristo que se reúnem em nome do Senhor. (1Co 10:32. 14:33. 1Tm 3:5. 2Ts 1:1).

Paulo diz que nós somos o templo do Espírito Santo. (1Co 3:16). Alguns tentam confundir essa palavra dizendo que somos o templo, por isso não precisamos construir templos.

Mas não confunda as palavras de Paulo, ele fala no plural, isto é, o povo de Deus reunido é o templo do Espírito de Deus. Ora, quantos crentes morrem e seus agressores continuam vivos?

Por que pois Paulo diz em sequência: “Se alguém destruir o templo de Deus que sois vós, Deus o destruirá…” (1Co 3:17). ???

Ele diz isso, porque se refere à igreja. Se alguém conseguir destruir a igreja, será destruído por Deus. Pois o mesmo Paulo nos deixa claro que somos membros do corpo de Cristo. E que o corpo de Cristo é a igreja. (Cl 1:24. 1Co 12:27).

Se a igreja é o corpo, e se cada um de nós é membro do corpo, logo, individualmente você não é igreja, é apenas um membro, e usando a mesma analogia de Paulo, nenhum membro sobrevive fora do corpo.

Se a igreja são pessoas, porque precisamos do templo?

Ora, pelo motivo ao qual já dissemos. A igreja cresce naturalmente. Se não crescer, algo esta errado! Pois a missão da igreja é espalhar a palavra, alcançando assim mais pessoas e trazendo-as a Cristo.

Por isso precisamos de um lugar que tenha estrutura para realizar as tarefas que Jesus deixou para a igreja.

  • Um lugar espaçoso para compor todos os membros.
  • Um lugar onde se possam ensinar novos convertidos, jovens, crianças e adultos.
  • Um lugar onde seja possível batizar nas águas, facilitando assim o discipulado.
  • Um lugar onde se possam receber as almas perdidas, sejam doentes, sejam viúvas, sejam possessos por espíritos malignos, sejam bêbados, aleijados e necessitados de toda espécie.
  • Um lugar onde todos podem participar juntos da ceia do Senhor.
  • Um lugar grande o bastante para que os irmãos possam fazer barulho se alegrando, louvando, bendizendo ao Senhor, sem que isto incomode os vizinhos.
  • Um lugar onde podemos ouvir uma boa palavra, um bom louvor, um forte testemunho, e ver os milagres de Deus acontecendo pelo poder da palavra e da oração.
  • Um lugar onde podemos honrar ao Senhor com nossas ofertas, votos e fazer longas orações.

Existem igrejas erradas? Incoerentes? Que roubam? Que pregam mentiras? Que enganam as pessoas? Sim, isso existe, porque a igreja é formada por pessoas, e desde que você era menino na escola, você aprendeu que tem pessoas boas e ruins nesse mundo.

Não deixe as pessoas ruins, que fazem igrejas ruins, azedarem seu coração e cegarem seus olhos para não ver o bom trabalho das pessoas boas, que fazem igrejas exemplares, honestas e santas.

No Brasil tem igreja em todo lugar. Mas isso não quer dizer nada, pois a maioria não é bom exemplo. As boas igrejas ainda tem muito que crescer para alcançar o Brasil de maneira que todo cristão possa congregar em uma boa igreja perto de sua casa.

Por isso, oramos: Oh Senhor, envia um grande avivamento ao Brasil em nome de Jesus!

Enfim, disse Jesus: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Com isto Jesus declara o inimigo da igreja a quem ela deve conquistar e vencer. O inferno.

E isto significa que a igreja é quem ataca o inferno, para arrancar de lá as almas, e as portas do inferno não vão suportar o ataque da igreja de Cristo, elas se abrirão e nós marcharemos triunfantes tirando almas do inferno e colocando no caminho do céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies