O que é a Ceia do Senhor | João 6.54

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:54).

O que é a Ceia do Senhor

A ceia é uma ordenança que Jesus deixou para sua igreja. Dos mandamentos, temos 2 principais, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. (Mc 12:29-31).

E das ordenanças, temos 2 únicas. Fazer discípulos Batizando-os nas águas, aos que creem em Jesus, e também celebrar a Ceia do Senhor. (Mt 28:19. Lc 22:19. 1Co 11:23-26).

O maior mandamento de crer em Deus acima de tudo, dando ao Senhor total prioridade é uma ligação do céu para a terra, em síntese uma linha vertical.

O segundo maior mandamento de amar ao próximo traça uma linha horizontal, ambas fazem o sinal da cruz de Cristo.

Que nos ensina que para seguir estes mandamentos é preciso olhar sempre para a cruz, isto é, nunca esquecer o que Jesus fez por nós.

Assim como estes 2 maiores mandamentos remetem a cruz de Cristo, também é com o batismo nas águas e a ceia do Senhor.

O batismo é para quem já morreu para o mundo, e agora vive para Deus. Isto é uma ligação do céu para a terra, traçando uma linha vertical.

A ceia do senhor é a comunhão da igreja, os irmãos juntos na mesa, sabendo que Cristo esta presente (Mt 18:20), para comer a carne e o sangue de Jesus, fazendo a ligação horizontal do corpo de Cristo. Ambos fazem novamente o sinal da cruz.

A ceia do Senhor é um ato simbólico. Uma pregação prática, um testemunho vivo. Participando do pão e do vinho nós:

Comemos a carne de Jesus simbolicamente. E bebemos o sangue de Jesus simbolicamente. E assim representamos literalmente e fisicamente algo que acontece espiritualmente.

Mas se a Ceia é comer a carne de Jesus, então porque comemos pão ao invés de carne de verdade? Porque Jesus disse:

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. (João 6:51)

Ou seja, Jesus é representado pelo pão e não pela carne. Pois carne remete a pecado, a bíblia fala muitas vezes de carne se referindo a pecado. Porém Jesus é santo, limpo, puro, sem pecado nenhum, logo Ele é representado pelo pão e não pela carne.

Porque Jesus é a palavra viva de Deus, o verbo de Deus (Jo 1:1. Ap 19:13). E pão é também símbolo da palavra do Senhor. Como Ele mesmo disse:

Que ele é a Vida (Jo 14:6). E que suas palavras são vida. (Jo 6:63).

A ceia do Senhor é um ato simbólico de que não temos vida em nós mesmos, e por isso, ao comer a carne e beber o sangue de Cristo, recebemos a vida que só Ele tem. Em outras palavras, só estamos vivos porque nos alimentamos da vida que vem Dele.

Pois não devemos viver por nós, porque já morremos, de maneira que não pertencemos a nós mesmos. Agora somos do Senhor, devemos viver por Ele, como diz Paulo: Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim. (Gl 2:20).

E viver pelo Senhor, é ser do Senhor, andar em total comunhão com Ele. Como esta escrito:

Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele. (Jo 6:56).

Por isso, repetimos isso todo mês, para lembrar:

  • Que Jesus morreu por nós.
  • Que nós morremos com Ele.
  • Que só temos vida, porque “o filho se nos deu.” (Is 9:6)
  • Que vivemos, porque estamos ligados Nele, nos alimentamos Dele.

Ou seja, ele é a videira que alimenta as varas. (Jo 15:1-3). Mas a ceia do Senhor é uma cerimônia, um ato simbólico, daquilo que acontece na prática em nossas vidas.

A pergunta é: Espiritualmente falando… Como posso comer a carne de Jesus na prática? E como posso beber o sangue de Jesus?

Ele mesmo explica isso dizendo:

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (João 6:35).

Comemos o pão, isto é, a carne de Jesus, indo até Ele todo dia. Quer dizer, seguindo seus passos, seus ensinos, seu exemplo! E bebemos o seu sangue pela fé crendo Nele. (leia o texto de novo Jo 6:35).

Ele perguntou aos discípulos: Querem também vós retirar-vos?

Ou seja, querem ir embora? Isto é difícil demais para vocês? Ninguém é obrigado a ficar, vocês podem ir se quiser. Mas então Pedro respondeu:

Para quem iremos nós, se só tu tens as palavras de vida eterna! (Jo 6:67,68).

E o que é comer indignamente? (1Co 11:27).

Comer indignamente é tratar a ceia como uma refeição comum, não reconhecer seu valor e importância. Aquele que participa sem saber nada sobre a ceia. Outrossim, comer e  beber indignamente, é também quando alguém não esta em comunhão com Cristo, isto é:

Não segue os mandamentos de Jesus, não pratica a palavra de Deus, não vive como quem morreu para o mundo, antes vive como quem é do mundo. Por isso, despreza o corpo e o sangue do Senhor.

Paulo ainda diz: Examine-se pois o homem a si mesmo… (1Co 11:28).

Isto é, o verdadeiro Cristão, leva uma vida de arrependimento constante. E ao auto examinar-se, percebe que é indigno de estar ali participando do corpo e do sangue. Porque somos pecadores e não merecemos nada. Ninguém participa da ceia por merecimento.

Porém, pela graça de Jesus, pelo sangue puro derramado, pela sua morte na cruz (e assim já lembrando a morte de Cristo), recebemos este favor imerecido, de participar do corpo e do sangue de Cristo.

Ou seja, quando diz: Examine-se o homem a si mesmo… Quer dizer: Reflita sobre sua condição, e como Jesus te salvou, e como você não merecia, mas agora esta aqui, entre os santos de Deus, recebendo a vida eterna que Jesus te dá.

E pensando neste tão grande privilégio: “Assim coma deste pão e beba deste cálice”. E eu acrescento: Louvando e agradecendo a Deus porque com mão forte e braço estendido nos tirou do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies