O que é um discípulo de Cristo?

O que é um discípulo de Cristo?

Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15:8)

Um discípulo é alguém que foi salvo por Cristo e por isso anda com Cristo. Ora, o discípulo segue a Cristo porque foi salvo, e ao mesmo tempo é salvo porque segue a Cristo.

Pois seguir a Cristo, no sentido de aprender com Ele, leva a salvação, ao mesmo tempo que ser salvo por Cristo leva a segui-lo por amor. (Mt 11:28-30). E não somente isto, seguir a Cristo leva salvação a outros ao nosso redor através da nossa vida.

Jesus dá uma aula de discipulado em João 15. Ali temos a resposta do que é ser um discípulo de Cristo. Primeiro ele usa um exemplo dizendo:

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. (João 15:1).

Os 2 principais já estão identificados, a videira e o lavrador, não somos nem um nem outro. Somos as varas, ou seja, os ramos da videira. Isso é ser um discípulo:

Estar conectado com Cristo de tal maneira, que fazemos parte Dele. Ou como ele mesmo diz: Estai em mim, e eu em vós (João 15:4).

E nisto fica claro a função do discípulo, que é contribuir com o propósito da videira. Pois para que mais serve uma videira? Por qual motivo o lavrador planta e cultiva a videira? A resposta é somente uma, para dar frutos.

E não importa a quantidade de ramos ou varas, a videira vai frutificar de qualquer jeito. De maneira que nenhuma vara é insubstituível, mas a videira é essencial.

E não somente isto, a videira vai sempre levantar novos ramos. Logo, o agricultor irá sempre cortar os ramos que não contribuem com o propósito da videira.

Ou seja, todo discípulo que não ajuda a videira a frutificar, será cortado, não pelo pastor, nem pela igreja, mas sim pelo lavrador que é Deus. Por isso, há muitos ramos na igreja e sob a tutela do pastor, mas que já foram cortados por Deus e nem se dão conta disso.

Não seja um ramo quebrado, não seja uma vara cortada. Ligue-se a Cristo de tal maneira que possa fazer parte Dele, dando muito fruto.

E como o discípulo irá frutificar?

Simples, a vara frutifica porque recebe a essência da videira, assim também nós, daremos frutos recebendo sempre o alimento que vem de Cristo, que é sua essência, a palavra de Deus. Por isso ele é chamado: O verbo de Deus. (Jo 1:1. Ap 19:13).

É natural pensar que você esta na videira. Pois o seu otimismo o leva a concluir isso. Como também o medo de acabar descobrindo que não esta videira, o faz pensar automaticamente que sim, que você esta na videira, só não enfrentar esse medo.

Ora, não é assim que devemos avaliar se estamos ou não na videira. Mas pelo ensino de Cristo que mostra o que acontece com quem não esta na videira:

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. (João 15:6)

Primeiro: será lançado fora. Quer dizer, alguém que não faz parte do corpo de Cristo, a videira. (1Co 12:27). Logo podemos concluir que pode ser que alguém que não esteja mais ativo na igreja, foi lançado fora.

Segundo: Secará. A vara que é cortada, ainda permanece robusta por algum tempo, mas como não recebe mais a essência da videira, irá secar. Isto é: Esvaziar da essência, da vida que recebia da videira.

E se a essência é a palavra de Deus, logo uma vara seca é uma pessoa vazia da palavra de Deus. Seu coração esta cheio de outras coisas, talvez vícios, novelas, séries, filmes, costumes mundanos, mas quanto a palavra de Deus, esta pessoa já não tem.

Quer dizer que podemos perceber isso claramente pelo linguajar. Ou seja, alguém que esta na videira traz na sua boca a essência, que é a palavra de Deus. Como diz: A boca fala do que tem em abundância no coração. (Lc 6:45).

Terceiro: Os colhem, tipo da ressurreição para desprezo eterno (Dn 12:2), e os lançam no fogo e ardem. É o final de quem passou a vida sem Cristo, ainda que por um tempo esteve ligado Nele, mas foi cortado, então seu destino é o inferno. (Ap 20:15).

Mas o discípulo que esta ligado na videira e recebendo da essência da videira, automaticamente dará frutos. Pois a essência que é a palavra de Deus, nos transforma dia a dia, nos impulsionando a fazer a vontade de Deus, que é dar frutos. Por isso diz:

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (João 15:7)

Agora é fácil entender estas palavras do bom mestre. Ele diz:

Se vós estiverdes em mim, quer dizer, o discípulo precisa estar ligado em Cristo, tal qual os ramos na videira.

E as minhas palavras estiverem em vós, quer dizer, além de estar em Cristo, é necessário se alimentar da palavra dele, assim como os ramos se alimentam da essência da videira para frutificar.

pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Quer dizer, o discípulo conectado com Cristo e vivendo conforme a palavra de Deus, certamente só fará pedidos que concordam com a vontade de Deus e é por isso que será sempre atendido.

Assim nos ensina João dizendo que o pedido deve ser de acordo com a vontade de Deus (1Jo 5:14,15). Tipo da oração do pai nosso: “seja feita a tua vontade”.

Se por alguma motivo você percebe que não esta ligado na videira. Lembre-se: A vara ligada na videira recebe da essência da videira, que é a palavra de Deus. Portanto:

Enquanto você estiver amando a palavra, se alimentando da palavra, aprendendo e praticando a palavra de Deus, estará recebendo a essência da videira, o que significa que esta ligado em Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies