O Plano da Salvação

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. (João 17:24)

O Plano da Salvação

Você já conhece o plano da salvação?

A forma maravilhosa como Deus orquestrou a história e fez com que tudo concorresse para o bem daqueles que amam a Deus?

Jesus fez esta oração antes de se entregar por nós para morrer na cruz. E ele revela o propósito do plano da salvação dizendo:

➡ “onde eu estiver, também eles estejam comigo” – Isto é, amor.

➡ “para que vejam a minha glória que me deste” – Isto é, compartilhar conosco a vitória.

➡ “porque tu me amaste antes da fundação do mundo” – Esta é a revelação de onde exatamente começa o glorioso plano de Deus; Cujo propósito é vivermos juntos com Cristo em amor comemorando pela eternidade sua grande vitória por nós na cruz.

  • Iniciantes na fé que não conhecem a bíblia, como também;
  • Crentes antigos que não leem a bíblia, e aqueles que infelizmente;
  • Congregam em igrejas que não dão espaço ao estudo e a pregação da palavra…

… Tendem a pensar que o plano da salvação foi orquestrado no momento que o homem caiu no Éden. Só que não!

🙇🏻‍♂ Conjecturo dizendo que: Quando Deus pensou em criar todas as coisas, Ele Viu que um anjo (satanás) iria cair e em seguida iria corromper o homem para cair e se perder também.

Portanto, não vale a pena criar nada, já que anjos irão virar demônios e o homem perfeito será imperfeito.

Mas Ele sendo Deus cuja natureza é amor, Amou a sua criação antes mesmo de cria-la. E por isso orquestrou a solução para salvar o perdido pecador?

E essa solução envolve descer na terra, e para tal, ele precisaria de um corpo! Por isso, planejou e criou um corpo para si. (Hb 10:5).? Oh sim, o corpo de Jesus foi preparado antes da criação do homem?

E é por isso, que quando Deus vai criar o homem ele diz:

_“Façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança”_ (Gn 1:26).

Isto é, conforme o corpo que preparamos para descer na terra e salvar o homem.

Ou seja, Deus nos amou antes de nos criar.

E nos criou porque nos ama.

E nos escolheu para sermos Dele, para vivermos com Ele. Por isso Paulo diz:

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; (Efésios 1:4)

O homem não foi feito para morrer, ele foi feito para viver eternamente (Ec 3:11). Porém Deus, não quer nos obrigar a viver com Ele, essa decisão precisa ser tomada por nós.

E é por isto que Ele deixou a arvore que traz a morte e a árvore que traz vida no jardim do Éden. E a escolha ficou nas mãos do homem. (Gn 2:9).

Se ele escolhesse comer do fruto da árvore da vida, então a história daria um salto de Gênesis 2 para Apocalipse 21. Mas Deus já sabia que não seria assim.

Porém, Deus no seu infinito amor aconselhou dizendo:

Não coma do fruto do bem e do mal, porque se comer, morrerás. (Gn 2:16,17).

Assim como Ele ainda nos aconselha hoje dizendo:

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; Escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, (Dt 30:19).

Por isso Deus já sabendo da queda do homem preparou Jesus antes de tudo, para que tudo fosse centralizado em Cristo. (Rm 11:36).

Ou seja, Cristo é o começo de todas as coisas e também o fim delas. (1Pe 1:20. Mt 13:35. 25:34. Ap 13:8).

Satanás é a serpente que colocou o pecado no mundo, mas Cristo é o cordeiro que tira o pecado do mundo. (G 3:1. Jo 1:29).

Todo homem nasce inicialmente semelhante a Adão, e igual a Adão todo homem acaba caindo em pecado. (Rm 5:12). Por isso, todos merecem a morte e o inferno. (Rm 3:23. 6:23).

Mas em Cristo temos a oportunidade de nascer de novo, da água e do espírito, e assim somos e ainda mais seremos a semelhança de Cristo. E é por isto que em Cristo, todos merecem a vida e o céu. (Rm 5:18-20). Por isso diz:

O primeiro homem (Adão), da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor (Cristo), é do céu.

Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.

E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. (1 Coríntios 15:47-49)

Isto quer dizer que, uma vez com Cristo no céu, teremos a sua imagem gloriosa.

  • Assim como Cristo ressuscitou assim também nós.
  • Assim como Cristo foi glorificado, assim também nós.

Este é o plano de Deus. Nos criou, e nos dá muitas oportunidades pelo sangue eterno de Cristo, de nos reconciliarmos com Deus para vivermos com Ele.

Essa vida que temos aqui, é para tomarmos essa importante decisão de comer da árvore da vida, que é o corpo e o sangue do cordeiro, ou de comer da árvore da morte que hoje é o veneno da serpente, o pecado.

Uma resposta para “O Plano da Salvação”

  1. Avatar de Graça
    Graça

    Muito grato pelo plano de salvação de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies