O Ministério de Jesus

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. (Mateus 4:17)

O ministério de Jesus

O que Jesus veio fazer além de morrer por nós? Por que tantas curas e milagres? Qual a relação disso com a salvação?

Ministério significa serviço, trabalho, obra! E o ministério de Jesus, isto é, o trabalho dele não é ser um carpinteiro, mas sim, um pregador das boas novas anunciando a chegada do reino de Deus. E isto além de morrer para nos salvar.

Boas novas diz respeito a boas notícias! O mesmo significa de “evangelho”.

Jesus veio anunciar a boa notícia, que é: “A salvação já chegou e esta aqui, falando com vocês.” Dessa forma, Jesus trabalha anunciando sobre Ele mesmo, pois é Ele quem vai morrer por nós.

Então podemos dividir o ministério de Jesus da seguinte forma:

  • Ministério da pregação.
  • Ministério da salvação.
  • Ministério do ensino.

Ministério da pregação.

É necessário pregar e anunciar as boas novas, para que o povo venha a Cristo, a Deus, arrependido para obter essa salvação. Por isso Jesus pregava, e ainda enviou seus discípulos a pregar também. (Lc 10:1).

A principal função da pregação é anunciar que a salvação esta disponível a todo que crê, deixando assim a decisão para os ouvintes, de maneira que, eles agora são responsáveis por aceitar ou rejeitar esta graça. (Mt 10:32. Rm 10:9. Jo 3:16. Ez 3:18,19).

E isto é tão importante que Jesus pregava todo dia, todo tempo, toda hora, para todo mundo. Até mesmo quando ele queria beber água, acabava pregando. (Jo 4). E a bíblia diz:

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (2 Timóteo 4:2)

Ministério da salvação.

Isto também faz parte da obra de Cristo, sendo seu ministério principal. Ora, Jesus não nos salvou apenas quando morreu na cruz literalmente por nós. Mas sim, ele vem salvando pessoas desde o Gênesis até os dias de hoje.

  • Porque hoje somos salvos pela fé no Cristo que desceu aqui, para morrer por nós. Isto é, olhando para o passado.
  • Mas desde o Gênesis, sendo o principal modelo a fé de Abraão, o povo era salvo pela fé no Cristo que ainda iria descer aqui para morrer por nós. Isto é, olhando para o futuro.

E como eles olhavam para o futuro, era necessário prefigurar isto através de sacrifícios, festas e sábados (Cl 2:16,17).

E como hoje Jesus já morreu por nós, não precisamos mais fazer sacrifícios que apontam para Cristo, nem festas que apontam para Cristo, nem guardar sábados que apontam para o descanso e paz em Cristo. Porque hoje Cristo é realidade em nós.

Ou seja, nós não apontamos para Cristo, nós mostramos Cristo sendo imitadores Dele. A pergunta é: Você vive Cristo ou só aponta para Ele?

E vivemos em Cristo porque seu Espírito Santo esta derramado sobre nós. Como ele mesmo disse:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; (João 14:16). Ver também: (Gl 2:20. 1Co 2:16. Rm 8:9).

Sendo assim, o primeiro pregador que anunciou a boa nova de Deus foi o próprio Deus no jardim do Éden quando o pecado entrou, imediatamente Deus anunciou a salvação dizendo:

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gênesis 3:15).

Assim Deus, desde o início avisou o inimigo que Jesus iria nascer para derrota-lo de uma vez por todas. E com este aviso da chegada do Cristo é que Deus mata um animal, isto é, um cordeiro, figura do sacrifício de Cristo, e com a pele vestir novamente Adão e Eva. Figura da salvação. (Gn 3:21. Jo 1:36. Is 61:10).

Outrossim os milagres de Jesus são sinais do seu poder para salvar. Pois o homem foi criado em perfeição, mas ficou imperfeito por causa do pecado. Por isso, o homem deve padecer enfermidades, como consequência do pecado que esta no homem e no mundo. (Jo 5:14).

Mas se Jesus consegue expulsar enfermidades tornando o homem perfeito de novo, é porque tem poder para salvar por completo o perdido pecador. Ou seja, as curas e milagres são sinais do poder de Deus para salvar. Como a bíblia mesmo diz:

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16:17,18).

E é por isto que ele curou o paralítico dizendo:

Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. (Marcos 2:10,11)

Ou seja, a cura não é por merecimento. Nem uma barganha feita por fé ou obras. A cura é um sinal de que Jesus Cristo é o Salvador. Por isso até hoje, as curas e milagres são em Nome Dele.

Ministério do ensino.

O ensino se faz necessário como alimento para o cristão. Pois isto eleva a fé (Rm 10:17), traz purificação (Jo 15:3), nos revela a cada passo o caminho para Deus (Lc 20:21).

De fato o ensino é tão importante quanto a pregação. Pois sem o ensino, acabamos por cometer muitos erros devido à falta de conhecimento da vontade de Deus. (Os 4:6. Is 5:13. Mt 22:29).

E é por isto, que Jesus antes de subir aos céus deixou esta ordem aos discípulos:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, ….

Pergunta: Como?

Resposta: Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado… (Mateus 28:19a,20a).

E o ministério de Jesus que é pregar, salvar e ensinar se torna importante para nós por vários motivos. Cito 3 principais:

1 – Porque todos precisam de salvação, mas para isto é necessário saber existe salvação e então recebe-la pela fé. (Rm 10:14).

2 – Porque uma vez salvos, não somos salvos para sempre enquanto estivermos nessa terra, por isso o ensino bíblico se faz necessário para que possamos permanecer na salvação. (1Co 10:12. 2Co 13:5. Hb 2:1. 1Tm 4:1).

3 – Devemos ser imitadores de Cristo, como diz a bíblia. (1Co 11:1. Ef 5:1. 1Ts 1:6). Isto significa exercer também estes 3 ministérios. Pregar, salvar e ensinar. Isto é, pregamos, Cristo salva, e nós ensinamos.

E faremos isto enquanto estivermos aqui nessa terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies