Entendendo A morte de Jesus em Detalhes

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:5)

Entendendo A morte de Jesus em Detalhes

Você entende a morte de Jesus? Existem tantas formas de morrer, porque deveria ser na cruz? Não bastava morrer, precisava sofrer tanto? Vejamos tudo à luz da bíblia.

Por que Jesus morreu? Para nos salvar; mas como a morte dele nos salva?

Ora, desde que o pecado entrou no mundo, nos separou de Deus. (Gn 2:16. 3:6. Is 59:2). Por isso, existe a necessidade de voltar para Deus, ao nosso estado original, pois fomos criados dependentes de Deus e para viver para Deus.

Você nunca percebeu que tem algo errado com você? Como você pensa coisas terríveis que não gostaria de pensar, e mesmo assim esses pensamentos surgem na sua cabeça?

E como você deseja coisas erradas e egoístas só para ter vantagens, mesmo sabendo que são erradas e que prejudica o próximo, e ainda assim você as deseja! Isso não é estranho para você?

A bíblia geralmente chama isso de: Velho homem (Cl 3:9. Ef 4:22. Rm 6:6). Indicando que temos uma natureza pecaminosa. Somos inclinados a fazer o que não agrada a Deus, desde que o pecado entrou no mundo. (Os 11:7. Ex 32:22. Ec 7:20).

E é por isto, que a vida sem Deus não faz sentido nenhum, é vazia, sem significado, sem propósito. E é por isto que aqueles que aceitam a Cristo vivem felizes, pois encontraram significado e propósito para suas vidas. (Jo 6:68. 14:6. 1Jo 5:12).

Porém, o problema é voltar para Deus. Por causa da santidade de Deus, qualquer pecado, por menor que seja, é uma ofensa gravíssima contra Deus (Hc 1:13). Pois a medição não é feita pelo tamanho do pecado, mas é feita pelo tamanho da santidade de Deus.

E não somente isto, o problema fica pior, pois por causa da justiça de Deus ele não pode deixar o culpado inocente (Na 1:3). Ora, Deus é justo e é por isso que Ele precisa condenar (e com certeza vai) os culpados (Mt 12:37. Hb 9:27. Ec 3:17. 2Tm 4:1. At 17:31).

Sendo pecadores e culpados, fica impossível voltar para Deus, pois temos uma dívida eterna com Ele.

E por que a dívida é eterna? Porque o pecado que cometemos não é do corpo que voltará para o pó. O pecado que cometemos é nosso! Não somos corpos com almas, somos almas com corpos.

Ora, você é uma alma eterna. E o pecado cometido por um ser eterno, fica pela eternidade registrada. E não somente isto, a condenação eterna é o preço justo pela gravíssima ofensa contra Deus que é 3x santo.

Ora, se você comete um crime, será preso por um período de tempo conforme a gravidade do crime. Assim também é com Deus. A gravidade de qualquer pecado contra Deus é tão alta, que a prisão é perpétua, isto é, o fogo do inferno. (Jo 3:18-20. Ap 20:15. 1Co 6:10. Gl 5:21. Is 34:10).

Por isso, para pagar o preço da dívida com Deus por nós, é necessário alguém que não tenha dívida nenhuma com Deus. Ou seja, alguém sem pecado!

E não somente isto, mas é necessário também alguém que além de não ter dívidas, tenha crédito com Deus para pagar a nossa dívida. Ou seja, alguém com infinitas obras de justiça que agradam a Deus.

E sendo Jesus alguém sem pecado (1Jo 3:5). E ainda Ele tem crédito infinito (Hb 4:15. Sl 11:2,3. At 10:38. Sl 40:8).

A pergunta é: Como a morte de um homem salva todos? Ora, é porque este homem vale mais do que todos juntos.

Porém, para pagar o preço dos nossos pecados não basta morrer por nós. O preço precisa ser na moeda Divina, que é a lei de Deus. Veja:

  • Pela lei precisa ser um cordeiro. Isto todos já sabem.
  • Pela lei o cordeiro é escolhido dia 10 e morto dia 14 a tardezinha. (Ex 12:3,6). Isto é, 3 dias e meio. O ministério de Jesus durou 3 anos e meio.
  • Pela lei o cordeiro precisa ser limpo, sem manchas, imaculado e plenamente saudável. (Lv 4:32. Nm 6:14. Jo 18:38. 19:4,6).
  • Antes de ser sacrificado, o cordeiro era cuidadosamente examinado. Assim como Jesus foi examinado. (Mt 22:15,16,23,35,41,46).
  • Pela lei a morte de cruz carrega a maldição. (Dt 21:22,23).
  • Pela lei o sangue todo precisa ser derramado. (Ex 29:12. Lv 4:30).

Por isso, não basta morrer de qualquer forma. O preço é pago conforme a lei de Deus. E por causa da lei, se faz necessário: Ser pendurado no madeiro e sofrer bastante para derramar todo o sangue.

  • Assim o sangue do corpo é derramado pelos açoites que levou nas costas. (Sl 129:3. Is 50:6).
  • O sangue da cabeça é derramado pela coroa de espinhos. (Mc 15:17. Mt 27:29,30).
  • O sangue dos braços e pernas é derramado pelos pregos. (Sl 22:16).
  • O sangue do coração é derramado pela lança que o transpassou. (Jo 19:34,37).

E com tudo isso, ele não foi assassinado. Não foi morto por homens! Não foram os romanos e nem o sinédrio que crucificou Jesus. Mas sim, Ele mesmo se entregou porquanto diz:

Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. (João 10:18)

E na cruz ele diz:

E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. (Lucas 23:46).

E este sacrifício foi para Deus como cheiro suave, por isso diz: Ao Senhor agradou moê-lo… (Is 53:10).

E é por isto que a nossa dívida esta paga. Completamente paga (Cl 2:14. 1Pe 1:18,19). Aceitar Jesus é reconhecer pela fé que Ele pagou o preço por você, de maneira que agora sua vida não lhe pertence mais, mas é de Deus para glória Dele. (Rm 6:1-10).

A pergunta é: Você já tomou possa desta bênção gratuita, que é a salvação que já foi paga por Cristo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies