O Caminho do Milagre em Cafarnaum – Pregação Evangélica

O Caminho do Milagre em Cafarnaum

Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? (Marcos 2:9).

A cura desse paralítico é impressionante. Fico pensando o que aconteceu de imediato no corpo dele para ser curado?

Quem sabe ele sentiu uma queimação nas costas, restaurando sua coluna. Quem sabe seu coração bateu acelerado para bombear sangue para as pernas amortecidas para amenizar o efeito da atrofia a fim de que ele pudesse se levantar.

Seja como for, o que vamos aprender hoje nesse texto, é que o milagre não cabe a nós e sim a Deus. Jesus fez uma pergunta que nós devemos admitir.

Ele disse: O que é mais fácil…? Então pense:

Pra você, é mais fácil ser perdoado, ou ser curado? E não somente isso, pense se para você é mais fácil perdoar alguém, ou curar alguém?

Essa pergunta não tem resposta coerente aos homens. Talvez a melhor resposta seja o silêncio. Porque ambas as coisas são impossíveis a nós.

Não podemos perdoar uma pessoa, ao ponto de redimi-la com Deus, para que ela alcance salvação. Só podemos perdoar as ofensas contra nós, mas não podemos perdoar os pecados que alguém cometeu contra Deus.

Se ambas as coisas são impossíveis a nós, então só podemos esperar que Deus perdoe, que Deus cure.

Como esta escrito: A Deus nada é impossível… De maneira que as coisas impossíveis são para Deus. Portanto, as possíveis ficam para nós realizarmos.

Então, qual o milagre que você precisa? Certamente você depende que Deus faça esse milagre.

Mas a pergunta é: O que podemos fazer para chegar ao milagre?

O que podemos fazer para que o milagre aconteça? Qual é a nossa parte nisso?

Você já parou para pensar que se aquele paralítico não tivesse amigos que o levassem, nunca teria recebido seu milagre? Isso prova que podemos tomar atitudes que vão nos aproximar do milagre.

E são várias. Existem várias coisas que podemos fazer para chegar até o milagre. Eu chamo de Caminho do Milagre.

Então vejamos alguns fatores que contribuíram para que o milagre acontecesse na vida daquele homem, e como isso pode ser aplicado aos nossos dias.

O Ambiente do Milagre

Jesus entrou de novo em Cafarnaum, (Mc 2:1). Isso significa uma nova chance para aquele povo. Porque afinal, sabemos que Deus não estava feliz com aquela cidade. (Mt 11:23).

Com isso aprendemos que para o milagre acontecer, Deus precisa nos dar uma chance. E não somente isso, para o milagre acontecer, Deus precisa vir até nós. Assim como Cristo deu mais uma chance para Cafarnaum, entrando outra vez naquela cidade.

O que você pode fazer para Deus te dar uma chance? Nada.

O que você pode fazer para Deus vir até você? Nada.

Então se de repente Deus por sua livre e espontânea vontade, por seu imenso amor, por sua graça e misericórdia, sem você merecer, resolve hoje te dar uma nova chance; por ventura isso não é um milagre?

A boa notícia é que esse milagre esta feito, Deus nos dá uma chance todo dia, enquanto ainda estamos vivos. E Ele faz isso através da morte de seu filho na cruz. Por isso diz:

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. (Lm 3:22,23).

E se além de te dar uma nova chance, Deus por sua bondade, decide vir até você, ficando perto de você? Por ventura não é isso um milagre?

A boa notícia é que este milagre também esta feito, o Senhor Jesus se compromete a ficar perto de todos seus seguidores dizendo: Eis que estou convosco todos os dias… (Mt 28:20).

Como esta escrito: Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele. (Salmos 4:3).

Este é o ambiente do milagre. Uma nova chance, oportunidade. E a presença de Deus, pertinho de ti, disponível para ti. Assim como Jesus estava disponível em Cafarnaum para todo o povo daquela cidade.

Identificando a Presença de Jesus

Sabemos que Deus esta em todo lugar, porque Ele é onipresente, mas Ele não se manifesta em todo lugar. Por exemplo;

Se Deus é onipresente, então ele esta nos cemitérios, nos terreiros de feitiçaria, nos lugares mais esquisitos que podemos pensar… Porque afinal, Ele esta em todo lugar.

Porém, Deus só se manifesta em alguns lugares, e isso é importante para receber o seu milagre.

Por exemplo; Ele se manifestou no Éden (Gn 3), no monte Sinai (Ex 19) e no monte Carmelo (1Rs 18). Quanto ao novo testamento, ele se manifestou em Jesus, andando aqui entre nós.

E hoje? Como podemos saber hoje qual o lugar que Deus se manifesta?

Mas o texto nos revela características do lugar onde Jesus se manifesta. A principal delas, é que onde Jesus esta tem ensino e pregação da palavra de Deus. (Mc 2:2).

E não somente isto, mas onde Jesus esta tem milagres, e o principal e mais importante milagre é o perdão de pecados. Se não fosse, Jesus não teria dado prioridade a isso, como fez perdoando imediatamente aquele homem.

A importância das amizades para receber o milagre

Como aqueles quatro amigos descobriram que tinha uma reunião acontecendo? Como souberam o dia e o horário? E como souberam que o pregador da noite era Jesus?

A única resposta a isso é comunicação com pessoas certas. Jesus tem muitos seguidores, se você quiser saber onde Jesus está, precisa se conectar com quem já conhece Ele.

Para então ficar por dentro das notícias, e saber quando será a próxima reunião, o próximo culto, a próxima pregação… Porque este será um momento, onde o milagre pode acontecer.

Jesus queria curar aquele homem? Claro que sim, caso contrário não teria feito. Porém, se aquele homem não se aproximasse de Jesus, a cura não aconteceria.

Porque Jesus não invade a vida de ninguém sem que a pessoa dê permissão. Você precisa dar a Deus a permissão de entrar na sua vida, para então ser perdoado e curado.

Porque você quer o milagre, mas Jesus também quer alguma coisa. E não é uma troca, é uma missão. Como esta escrito:

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Ap 3:20).

A missão de Jesus é se relacionar contigo, pra sempre. Percebeu que Ele só entrará se você abrir a porta?

E essa porta se abre com fé, crendo em Deus, crendo em Cristo. (Jo 14:1). E tomando decisões e atitudes que abrem espaço para Deus influenciar e mudar sua vida, cada vez mais. Porque a fé é crescente, ela evolui e aumenta.

Então, para receber o seu milagre, aquele paralítico dependia dos seus amigos. Amigos verdadeiros são os que te levam para mais perto de Deus.

E que no meio do caminho vivem dizendo: Já esta quase chegando, ele vai te curar, confia, você vai sair dessa. Você voltará andando para casa! E nunca mais será carregado.

Amigos verdadeiros, te carregam quando você não pode andar. E te ajudam a receber o seu milagre, para que você volte a andar.

Amigos verdadeiros, intercedem por você, encorajam você. Aquele paralítico tinha amigos verdadeiros, e detalhe, todos os seus amigos podiam andar, e acredito que esse seja o segredo.

Se o paralítico só tivesse amigos também paralíticos, então quem o levaria até Jesus?

Como esta escrito, que um cego não pode guiar outro cego. (Lc 6:39).

Se você quer se levantar, se você quer melhorar, se você quer mudar de vida. Então precisa de amigos que já tem o que falta em você, porque dessa forma, eles podem te completar.

Aquele paralítico não podia andar até Jesus, mas seus amigos podiam. Então naquele dia, os amigos foram as pernas provisórias do paralítico que o conduziram até Cristo. Para quem não pode usar as duas pernas, nesse dia teve oito pernas a sua disposição.

A Importância do Ânimo

Ânimo é algo que temos na medida em que acreditamos em algo. Aqueles 4 amigos estavam animados em levar o paralítico até Jesus, porque acreditavam que certamente ele seria curado.

Por isso estavam animados em carregar peso. E o ânimo é como mel que adoça sua criatividade e lubrifica sua perseverança, não deixando a esperança ser vencida por qualquer barreira que surgir.

E a criatividade é o que ajuda a resolver problemas e vencer barreiras. Por isso, é importante que seus amigos sejam animados. E acreditem junto com você no seu milagre.

Pergunto: Os amigos que você tem, falam palavras de ânimo? Ou só sabem olhar o lado negativo das coisas?

Palavras de ânimo são combustível para manter o foco, palavras negativas são pior do que enfermidade. É melhor ser paralítico com amigos que te falam palavras de ânimo para te curar, do que saudável com amigos que te adoecem com palavras negativas.

  • Foi por causa do ânimo que eles carregaram o paralítico.
  • Foi por causa do ânimo que eles não desistiram quando viram a casa cheia.
  • Foi por causa do ânimo que eles não reclamaram do trabalho em subir pelo telhado.
  • Foi por causa do ânimo que eles fizeram um buraco no teto, gastando enorme energia, dando tudo de si para alcançar o objetivo.

E o melhor alimento do ânimo é a fé. A fé é o que nos enche de ânimo bom, que será útil nas empreitadas da vida.

O que é Mais Fácil? Perdão ou Cura?

A forma como este milagre acontece é impressionante, pois foi provocado pelos próprios fariseus com suas críticas sem sabedoria.

Ao descerem o paralítico, deixaram ele aos pés de Jesus e não falaram nada. Por quê?

Ora, eles podiam gritar do telhado dizendo: “Senhor, ajuda nosso amigo aí, faz ele andar por favor!” Mas não gritaram, não deram dica, ficaram completamente quietos. Por quê?

Porque se você já entrou na presença de Deus, e já deixou tudo aos pés Dele, não tem mais o que falar, é só confiar enquanto desfruta a doce presença do Senhor.

Jesus viu a fé deles, (Mc 2:5). E isso é suficiente para o milagre. Podemos falar muitas palavras na oração, podemos elaborar frases bonitas e fazer um clamor tão belo e inspirador, que se transforma em música depois.

Porém, se não tiver Fé, não vai adiantar de nada. É melhor mostrar apenas a sua fé para Jesus, do que suas melhores orações. E se tiver fé junto com oração, melhor ainda.

Jesus olhou para aquele homem e imediatamente viu a necessidade dele. Afinal, qualquer pessoa pode ver que é paralítico. Porém, Jesus viu o coração, ele necessitava de perdão.

Enquanto todos pensavam que ele iria curar, Jesus disse: “Filho, perdoados estão os teus pecados.” A expressão ‘filho” já é prova de que foi perdoado, porque Jesus já esta considerando-o como sendo da família.

Jesus é capaz de enxergar em você até a necessidade que você não sabe que tem. Certamente o paralítico estava tão empolgado para andar de novo, que nem se deu conta da necessidade espiritual, o perdão.

Então, os fariseus começam a dizer: “Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” E eles estão certos nisso, só Deus perdoa pecados, o erro deles foi não perceber o Deus presente com eles na sala de estar daquela pequena casa.

Então isso provocou o milagre. Obviamente, Jesus já iria curar o rapaz de qualquer forma, mas agora, Ele tem um motivo a mais para curar o moço.

Provar para os fariseus ao vivo e a cores, que ele é o Emannuel, Deus conosco bendito eternamente.

A pergunta é simples: O que vocês acham mais fácil? Perdoar ou curar?

Essa pergunta foi para calar a mente incrédula deles, e uma vez a incredulidade sendo neutralizada, Deus começa agir. então antes que eles pudessem cometer outro erro dando resposta errada, Jesus diz ao paralítico:

Levanta-te, pega a tua cama, e anda!

Porque em um ambiente de milagres, quando a incredulidade é barrada, sobra espaço somente para a fé. É momento perfeito para Deus agir.

Jesus destaca o motivo maior para ter curado o rapaz. Foi “para que saibais que o filho do homem tem na terra poder e autoridade para perdoar pecados”.

Ou seja, o motivo mais forte para Deus curar ele, além de sua fé, foi também para quebrar a cara dos fariseus. E isso é uma coisa que Deus faz vez em quando com o inimigo.

Assim como Deus fez satanás quebrar a cara com Jó, que não blasfemou. Assim também agora, Jesus quebrou a cara deles. E não somente isto, ainda provou que é Deus todo poderoso!

Porque se o rapaz não tivesse sido perdoado por Deus, então também não teria sido curado. Porque para receber a cura, é preciso ter o mínimo de comunhão com Deus.

Pense um pouco, a ira de Deus esta sobre o planeta, e todo aquele que ainda não creu em Jesus, não o recebeu como Senhor e Salvador, esta debaixo da ira de Deus. Como diz:

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36).

Essa é a importância do perdão de Deus. Você precisa desse perdão, para que a ira de Deus não mais fique sobre ti. E uma vez perdoado, Deus lhe trata diferente, agora não mais como ímpio, e sim como crente, cristão, filho de Deus.

Por isso Jesus o chamou de Filho…! E agora sendo filho de Deus, ele já pode ser curado por Deus.

Levando a Cama.

Jesus o curou e o mandou levar a cama. E tem alguns motivos para isso acontecer.

Primeiro, que levar a cama é uma vitória. Afinal, a cama o levou por muito tempo, a cama  o dominou por muito tempo, mas chegou a hora da vez dele, levar a cama em tom de zombaria e comemoração.

Segundo, levar a cama é a prova de que sua coluna esta 100% restaurada! Pois agora ele pode firmar os pés e pode até levantar peso. Assim ninguém pode dizer que foi um truque, porque foi uma cura genuína.

Terceiro, levar a cama é um testemunho. Porque na presença de Deus é assim, entra carregado e sai carregando! Entra prostrado e sai de pé. Entra derrotado e sai vitorioso!

De maneira que todos que olharem para ele, verão a cama sobre a cabeça, e chegarão a conclusão óbvia: “Se esse aí ta levando a cama, é porque era paralítico e foi curado por Deus”.

A atitude dele levando a cama, automaticamente contava esse testemunho aos demais. A pergunta é: Qual testemunho suas atitudes revelam aos que te olham de longe?

Quarto, levar a cama é um troféu, uma lembrança do que Jesus fez na vida dele, assim ele jamais poderá esquecer o dia virada na sua vida.

Então Jesus lhe diz: Vai para tua casa!

Ir para casa logo após ser curado também tem seus motivos. Ele deveria pegar sua cama e caminhar em direção a saída da casa com a cama levantada até altura da cabeça, para que seja possível passar entre a multidão.

Então, o primeiro motivo é: Mostre a todos aqui que você esta curado, passe pelo meio dessa multidão.

O segundo motivo é que: Ao sair, ele vai encontrar os que estão lá fora, os mesmos que não deixaram ele passar quando chegou paralítico e se viu obrigado a ir pelo telhado.

Essas pessoas irão ver o paralítico que chegou por ultimo, agora pouco estava do lado de fora, mas de repente esta saindo da casa curado… Eles verão que Deus inverteu a fila! Como se diz: Os últimos serão os primeiros.

O terceiro motivo é justamente provar que suas pernas funcionam bem, funcionando corretamente, não foram atrofiadas durante o período em que ficou na cama. Então ande, caminhe, corra sem medo de ser feliz.

O quarto motivo para ir pra casa é: Comemore com sua família. Conte a eles o que Deus te fez e se alegrem juntos. Porque momentos assim devem compartilhados com os familiares.

Esse é o caminho dos milagres. E o seu em breve vai chegar. Aproveite a chance que Deus te dá, de aceitar a Cristo e recebê-lo em sua vida, então você será salvo, e viverá milagres.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies