Você Tem 3 Opções Quando Passar por Tempestades – Pregação Evangélica

Você Tem 3 Opções Quando Passar por Tempestades

E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. (Marcos 4:35).

Esse é um episódio ímpar no ministério de Jesus e na vida dos discípulos. É simples, mas repleto de lições profundas para nós.

Olhando de forma rasa, parece até historinha de criança. Se você for narrar essa passagem aos seus filhos, pode começar mais ou menos assim…

“Um belo dia, Jesus e seus discípulos entraram em um barco e começaram a navegar. Estava tudo bem tudo tranquilo, quando de repente… Uma grande tempestade se levantou com ventos fortes sobre o mar, e o barquinho começou a ser empurrado pelo forte vento contra as ondas que eram bem altas e invadiam o interior do barco e os discípulos já estavam desesperados, pensando que iam morrer afogados, até que finalmente… Alguém lembrou que Jesus estava no barco. Eles acordaram Jesus, que acalmou o vento e o mar, e eles chegaram felizes e em paz do outro lado.”

Essa historinha, por mais simples que seja, aconteceu de verdade. E as lições que ela traz para nossa vida hoje, são importantíssimas.

Porque tudo nessa história tem um significado:

  • O mar imprevisível = A jornada da vida.
  • O barco navegando pelas águas = É você construindo sua história no mar da vida.
  • Jesus dormindo no barco = Revela o nosso relacionamento comum que a maioria de nós tem com Deus.
  • O vento e as ondas = Tribulações e dificuldades que podem surgir sem aviso na nossa vida.

A forma como a tempestade surgiu, ensina que problemas, lutas e dificuldades são assim. Acontecem porque acontecem. Sem aviso, e na grande maioria das vezes, não dá pra entender o motivo.

Não perca seu tempo tentando entender porque essa luta veio… Dizendo coisas como: “Ah, mas eu vi a previsão do tempo antes de navegar, dizia que seria sol o dia todo, então como aconteceu essa tempestade? ”

Ou dizendo coisas como: “Parece que Deus não esta comigo, por quê Deus permitiu essa tempestade, esse vento? Por quê Deus esta deixando as ondas me atingirem?”

É claro que existe uma explicação para a tempestade. Mas no momento em que você esta no meio da tempestade, não dá tempo de parar pra tentar entender o motivo.

Imagina se os discípulos dissessem: “Calma calma galera, vamos sentar e estudar sobre meteorologia, sobre o processo da formação das nuvens e da chuva, vamos estudar sobre os 4 ventos, norte, sul, leste e oeste e também sobre as ondas do mar que se movimentam conforme a posição da lua sobre o planeta terra e faremos isso até que finalmente a gente consiga entender os motivos que trouxeram essa tempestade até nós…”

Imaginou isso? É ridículo, eles iriam morrer antes do estudo começar.

Ou seja, estou te explicando que são tantas variáveis e tantos assuntos, matérias e questões que envolvem os motivos das coisas acontecerem na nossa vida, que teríamos que fazer uma faculdade só pra entender o porquê que uma única tempestade aconteceu.

Quantas faculdades você teria que fazer só pra entender cada questão, cada problema, cada dificuldade, cada perseguição dentre tantas que você passa?

Se você esta no meio da tempestade, não perca seu tempo com isso tentando entender os por-quês da vida.

O importante é saber uma coisa. Temos opções. Temos fé. Temos Deus. Temos Cristo. Isso é o que importa. Essa tempestade não é o fim. Porque além de termos todas essas coisas, temos uma promessa!

Jesus disse aos discípulos: Passemos ao outro lado! Isso é promessa, porque a palavra de Deus não cai por terra. Se disse: Passemos, significa chegaremos, venceremos, concluiremos essa viagem.

Vejamos algumas das nossas principais opções na hora que a tempestade vem.

Opção 01 – Usar os Baldes

Talvez você não queira ler essa parte da mensagem, achando que já sabe o que vou falar. Mas se engana!

Essa primeira opção é a mais óbvia, a mais lógica, e a mais inteligente aos olhos humanos. Afinal, se esta entrando água no barco, o que fazemos? Pegamos os baldes, ué.

E nós sempre começamos com essa opção. Sempre que tem uma tempestade chegando, a gente grita pra todos que estão no barco: Tempestade a vista, peguem os baldes e segurem firme!

Agimos assim diante de todos os problemas. Nós fazemos o que é mais óbvio. Fazemos o que podemos fazer.

Olhando agora de fora, você deve pensar que essa é a pior opção. Mas é a única coisa que podemos fazer no meio do desespero.

Contas atrasando, você vai lá e começa a fazer bicos, ter dois empregos, vender alguma coisa aos amigos, ou seja, você pega os baldes tentando ganhar mais dinheiro de alguma forma.

Doença na família, você contrata convênio médico, plano de saúde, marca consultas, toma remédios… Isso é pegar os baldes.

Entende? Pegar os baldes não é ruim, não é a opção errada. Com um baldinho dá sim pra tirar muita água do barco. Porém, não resolve totalmente o problema, é uma luta sem fim.

Opção 02 – Clamar ao Senhor

Outra opção que temos, no meio de uma tempestade, é clamar ao Senhor. Essa é uma opção melhor, mas acredito que entre os 12 discípulos no barco, um clamava, enquanto outros usavam baldes.

Clamar ao Senhor é uma opção que só pode ser usada por aquele que lembra do Senhor, que acredita no poder do Senhor, que sabe que o Senhor esta no barco.

Se você não sabe que Jesus esta no barco, como poderá usar essa opção?

O clamor foi assim: Senhor, salva-nos, não te importa que pereçamos? (Mc 4:38).

Se você não acredita que o Senhor se importa contigo, como poderá usar essa opção?

Clamar também não é fácil, embora o efeito do clamor possa ser imediato, é importante entender que clamar não é fácil.

Ou você acha que foi fácil para Bartimeu gritar várias vezes? Ou será fácil gritar no meio do barulho de uma tempestade, ventos e ondas e os gritos de medo dos demais…

Ou seja, você terá que se esforçar para que o seu clamor seja mais alto que o barulho do vento, das ondas, da chuva, do grito dos demais e finalmente chegue aos ouvidos do mestre.

Não tem ninguém no novo testamento, que clamou e não foi ouvido. E não tem ninguém no novo testamento que foi ouvido e não foi atendido.

Todo que clama, Deus ouve. E todo que Deus ouve, Ele atende. Porquanto diz:

Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. (Salmos 145:19)

Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. (Salmos 34:6)

E você diz: “Mas estou clamando, porém ainda não fui atendido.” Só pode ser por um motivo, o seu clamor ainda não chegou lá. Continue clamando, porém, se esforce mais.

Pois Jesus só atendeu Bartimeu quando finalmente o ouviu. Só levantou no barco, quando finalmente o clamor o despertou. Como esta escrito:

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. (Salmos 40:1)

Então clame, clame a Ele, chame por Ele! Aumente o seu clamor. Se esta clamando na madrugada e Deus ainda não ouviu, então clame de dia também. Clame 3 vezes por dia. Vai valer a pena, porque quando Jesus se levanta, a tempestade se curva diante Dele.

Como esta escrito: De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. (Salmos 55:17).

Se você esta cansado de lutar tirando água do barco só com o baldinho, então se dedique no clamor a Deus.

Tem muita gente que só sabe pedir oração, mas não move um dedo pra clamar a Deus. Parece até que é ele quem esta dormindo nesse barco. Oh meu Deus, desperta esse povo para o clamor!

Opção 03 – Usar Fé e Autoridade

Essa opção os discípulos não usaram. Mas naquele momento, era justamente essa opção que Jesus gostaria que eles usassem.

Em algumas situações na nossa vida, existe uma opção que é á vontade de Deus. Porque algumas tempestades que passamos são aulas que o amado Mestre esta nos dando.

E como se trata de uma aula do Senhor, Ele dorme mesmo, fica ausente por um tempo. O famosos silêncio de Deus.

Igual quando você faz uma prova na escola, é um momento onde o professor só fica olhando, ele não pode responder nenhuma dúvida sua, até a prova acabar.

Quanto tempo faz que você anda com Deus? Porque esse tipo de aula, só vem para os alunos mais antigos, mais experientes, que precisam subir de nível no relacionamento com Deus.

Quem sabe não é esse o seu caso. Trata-se de uma aula, um aprendizado, uma escola de Deus. Pois os melhores profetas são formados no Deserto. Ou seja, na prova, na luta, na dificuldade, na aula, na escola de Jeová.

  • Moisés, Arão, Mirian, Josué e Calebe, formados no deserto 40 anos.
  • Davi, formado no deserto, mais de 10 anos pelos desertos fugindo de Saul.
  • Elias, formado no deserto. Até hoje ninguém sabe de onde ele veio.
  • João Batista, formado no deserto da Judéia toda sua infância, adolescência e juventude.
  • Jesus, formado no deserto. 40 dias e 40 noites.
  • Paulo, 3 anos no deserto da arábia.

E quando não tem deserto, Deus usa tempestades. Mas qual era a expectativa de Cristo? Ele disse:

Porque sois tão tímidos, ainda não tendes fé? (Mc 4:40).

Isso significa, que Jesus queria que eles mesmos parassem a tempestade, usando Fé e autoridade. E eles aprenderam essa lição, porque mais a frente, estão sendo enviados a expulsar demônios e curar enfermos.

  • Ta na tempestade, mas ainda é discípulo não é?
  • Ta na tempestade, mas ainda é chamado por Deus?
  • Ta na tempestade mas ainda tem unção de Deus aí… Tem virtude, tem poder!

Então usa isso, usa da fé e autoridade que Deus te deu, enfrenta essa tempestade no campo espiritual. Porque tem coisas que nós precisamos repreender. Para que então tudo se acalme.

Mas seja pelo clamor, seja pela autoridade espiritual, a resposta vem, a solução vem, e tudo se acalma. E a promessa de Deus se cumpre, e nós então chegamos do outro lado como Ele disse que chegaria.

Porque só o Senhor é Deus. Aleluia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies