A Imagem de Deus

A Imagem de Deus

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; (Colossenses 1:15).

Como Deus é? Qual a sua aparência? É possível pintar um quadro do trono de Deus e da sua aparência com as descrições que temos na bíblia?

A bíblia repete várias vezes dizendo que Deus é invisível. (1Tm 1:17. Cl 1:15. Rm 1:20. Hb 11:27.). E também o apóstolo João acrescenta uma informação incrível, dizendo:

Ninguém jamais viu a Deus… (Jo 1:18). E ainda: Deus é luz… (1Jo 1:5).

Se Deus é invisível, isto é, não se pode ver. E ao mesmo tempo a declaração clara e objetiva dizendo que ninguém, jamais, viu a Deus… Então aquelas aparições de Deus no antigo testamento eram o quê?

Quando ele apareceu a Abraão, a Moisés, a Josué, a Gideão, e aos profetas como Isaías, Ezequiel e Daniel… Quem é aquele que todos esses homens viram?

É simples. Eles nunca viram a Deus, porque ninguém jamais viu a Deus. O que esses homens viram no antigo testamento foi à imagem de Deus. Isto é, o primogênito de toda criação, o todo poderoso que foi feito por Deus Senhor e Cristo. (At 2:36).

  • Foi Cristo que apareceu para Moisés na sarça ardente. (Ex 3:2).
  • Foi Cristo que passou na frente de Moisés enquanto o escondeu na fenda da rocha. (Ex 33:22).
  • Foi Cristo que falou a Gideão: O Senhor é contigo, varão valoroso. (Jz 6:12).
  • Foi Cristo que apareceu a Josué para lhe dar um plano de batalha e vencer Jericó. (Jz 5:13).
  • Foi Cristo que assentado sobre um alto e sublime trono apareceu a Isaías. (Is 6:1).
  • Foi Cristo que pela sua glória derrubou a Ezequiel e disse: Filho do Homem põe-te em pé e Falarei contigo. (Ez 2:1).
  • Oh Cristo, Cristo, Cristo! É tudo Cristo, porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas!

Quando a bíblia diz que Deus é invisível, não significa apenas que nós não podemos vê-lo. É mais profundo do que isto.

Deus é invisível, quer dizer que nós não podemos alcança-lo de nenhuma forma, de nenhuma maneira. Não podemos conhecê-lo, nem identificá-lo. Não podemos entendê-lo nem nos seus mais pequenos planos.

Tudo em Deus é invisível para nós, encoberto, escondido. Não porque ele quer se esconder. Pelo contrário, ele vem se revelando a nós de várias maneiras. Mas Ele é invisível porque nós somos como formigas no universo.

Assim como as formigas não tem noção do tamanho da floresta, ou do bairro, da cidade, do país, muito menos do planeta, de maneira que o tamanho do universo com todas as galáxias é eternamente invisível para elas. Assim é Deus para nós.

Por isso Cristo é a imagem do Deus invisível. Olhando para Cristo, podemos olhar para Deus, como que através de um espelho. (Jo 14:9).

E Deus é invisível, não somente a nós. Ele é invisível a toda a criação. Por isso, Jesus vem a nós, como mediador entre Deus e os homens. Por isso só podemos ir a Deus, através de Cristo.

Mas não somente isto. Toda a criação só pode ir a Deus através de Cristo. E se perguntarmos: Deus, por que você é invisível a todos? É a mesma coisa que dizer: Deus, por que você é Deus tão superior a tudo e todos?

E por que a criação precisa ir a Deus? Ora, Paulo diz:

pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. (Colossenses 1:16).

A criação precisa voltar a Deus, porque sempre pertenceu a Deus, foi criada para Ele. Então, quando foi que a Criação deixou de ser de Deus?

Ora, na queda do homem. Ele era o gerente da criação, Deus deu ao homem essa autoridade dizendo: Dominai… (Gn 1:28).

Ao cair, o homem perdeu o controle da criação para o inimigo de nossas almas. E a terra ficou amaldiçoada. (Gn 3:17).

E Jesus é aquele que veio resgatar o homem perdido, mas também a criação perdida. Na sua morte e ressurreição, Jesus toma de volta todas as coisas. Ele mesmo confirma dizendo:

“… É-me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mt 28:18)

Por isso, Ele é, e somente Ele é, o primogênito de toda a criação (Cl 1:15). Porque criou todas as coisas, e restaurou todas as coisas fazendo com que o reino dos céus fique completo novamente.

O inimigo de nossas almas ainda esta aqui, sabendo que tem pouco tempo (Ap 12:12). Por isso, Jesus terá que voltar visivelmente nessa Terra outra vez (At 1:11). Para expulsar de uma vez por todas os inimigos do reino de Deus. (Ap 19).

Por isso, ao Senhor Jesus seja a honra, o poder e a glória, pelos séculos dos séculos. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies