7 Mergulhos para 7 Libertações – Pregação sobre Naamã

Pregação sobre Libertação

(2Rs 5:4 [Corrigida Fiel])
Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

Naamã era um gentio, capitão do exército da Síria, herói de guerra. A bíblia diz que Deus foi quem agiu para que ele tivesse vitória sobre seus inimigos.

Obviamente, o povo de Israel não esta incluso nesses inimigos, porque nesse tempo eles estavam em trégua. Pois o fato do rei da Assíria enviar uma carta amigável ao rei de Israel, revela essa trégua. (2Rs 5:5).

A postura de Naamã era de homem valente, e muito orgulhoso. Ele certamente pensava que pela sua força e pelo seu braço, tinha conquistado a vitória e chegado até essa posição de destaque, sozinho, pelo seu próprio esforço.

Mas Deus queria mostrar que não é bem assim. Que até mesmo o sucesso dos ímpios, só acontece com a permissão de Deus. Pois se Deus não quiser, ninguém nessa terra vai chegar em lugar nenhum. Ou seja, o nosso Deus é BOM.

Por isso, a história de Naamã é orquestrada por Deus, para que ele se humilhe e reconheça que o Deus de Israel, é que é Deus sobre toda a terra. E que Rimom não passa de uma piada sem graça diante do Todo Poderoso. (2Rs 5:18).

Porém, um homem cheio de pecados como Naamã, precisa de uma libertação total e completa em sua vida. Ele era leproso não por acaso, pois a lepra, é o maior símbolo do pecado no antigo testamento.

E a história de libertação desse homem, prova que Deus, o nosso Deus, pode libertar qualquer homem, qualquer pessoa, por mais pecadora que seja! Naamã foi liberto de 7 coisas, talvez por isso, teve que mergulhar 7 vezes. Vejamos:

1° Libertação de Naamã – Livre da Incredulidade

Deus usou a menina que estava em sua casa, já há a muito tempo, para lançar uma palavra de fé e esperança aos seus ouvidos. E assim, cumpre-se Romanos 10:17. Ele ouviu a palavra, e creu. Ele creu e logo agiu!

A palavra da menina não foi de confronto, não foi de acusação, nem de exortação… Embora Naamã precisasse ouvir tudo isso e muito mais; mas aprendemos aqui que pra cada pessoa, tem a palavra certa para conduzi-la ao caminho da fé.

E no caso de Naamã, foi uma palavra de ajuda, que lhe abriu os olhos. Alguém poderia olhar o conselho da menina e dizer: “Isso aí é pregação de auto ajuda”. Mas os espirituais e maduros sabem, que na verdade é ajuda do alto.

Pois quem somos nós para definir qual é a palavra que vai despertar a fé de alguém? Nós julgamos muito as pessoas pelos seus pecados. Principalmente os leprosos. Nós apontamos e dizemos: “Você pecou, a lepra é a prova, por isso você merece sofrer…”

Mas Deus sabe como trabalhar para salvar e resgatar as pessoas. E no caso de Naamã, a fé dele foi despertada por uma palavra de esperança que a menina lançou. (1Rs 5:3).

2° Libertação de Naamã – Livre do Orgulho

Mesmo tendo fé, e fazendo obras de fé, e essas obras inclui falar com o rei, trazer a carta, ir até a casa do profeta… Ainda assim, ele tinha um orgulho, e este orgulho quase o impediu de receber o seu milagre. (2Rs 5:11).

Um orgulho tão alto, que ele ficou indignado, com raiva. Ele pensou que teria a honra de ser atendido pelo próprio Eliseu em pessoa. E que Eliseu faria um showzinho particular só pra ele.

Isso é orgulho. Achar que você merece tratamento especial, seja por causa das suas conquistas, ou por causa do seu “nome”, ou por causa dos seus títulos. Quer tratamento especial? Deus vai te dar um, se chama “abate”, oh sim, Ele abate os soberbos, mas exalta os humildes. (Jó 40:11. Tg 4:6. 1Pe 5:5).

E como ele se libertou desse orgulho? Ora, engolindo-o e aceitando fazer a vontade de Deus. Uma característica muito forte da vontade de Deus é essa: Ela sempre vai exigir de nós, humildade. Ou seja, se quiser obedecer ao Senhor, então se prepare para se humilhar diante Dele.

3° Libertação de Naamã – Livre do Preconceito

Ele teve preconceito com relação ao Rio Jordão. (2Rs 5:12). Quer dizer, mergulhar tudo bem. Ele aceitou mergulhar. Mas tinha que ser logo no rio Jordão? Fala sério. Tem rios melhores na Síria.

Pois é Naamã. Tem que ser no rio Jordão. Agora, ao contrário do que muitos pensam. O Rio Jordão não é sujo. Repito, o Rio Jordão não é sujo. O problema de Naamã era preconceito mesmo. Ele queria que o milagre fosse feito na sua terra. Mas não é do seu jeito Naamã…

Deus trabalha de formas que nós não esperamos. E as vezes, Deus trabalha de maneiras, as quais nós podemos não gostar. Seja como for, nesse caso, fica claro uma coisa! Anote aí:

Muitas das vezes, a bênção é geográfica!

Ou seja, muitas vezes, a bênção esta em um determinado lugar. A bênção não esta em Abana, muito menos em Farfar. Deus não tem negócio com Damasco. Deus tem aliança com Israel.

Quando ele abriu mão do seu preconceito e desceu até o Jordão, logo ele se libertou disso. E percebeu que não basta o rio ser famoso e ter boa aparência. O que vale mesmo, é ter milagre!

O único rio que tem milagre é o rio que alegra a cidade de Deus, o santuário das moradas do altíssimo. Isto é, o Espírito Santo fluindo em nós. (Sl 46:4. João 7:38).

4° Libertação de Naamã – Livre da Rebeldia

Rebeldia é a extrema dificuldade em aceitar a palavra de Deus como verdade. Dificuldade de praticar a palavra de Deus, muitas vezes porque, ela não faz sentido para você. Assim como não fizeram sentido para Naamã.

Ás vezes a pessoa se comporta como se fosse professor de física, química, um dos maiores cientistas tendo o cérebro mais lógico e racional de todo o planeta terra. E dentro dessa rebeldia, questiona tudo como se fosse filósofo.

Sim, nós temos esse mal costume com Deus. Duvidamos de tudo, como se tivéssemos condições de entender os planos e milagres do Eterno Deus.

Nós vemos que Naamã já estava indo para casa, devido sua rebeldia. (2Rs 5:13). Por causa da rebeldia, ele quase voltou para casa derrotado, com más notícias para dar a esposa. A única forma se de libertar da rebeldia, é confiando na palavra de Deus, e obedecendo mesmo sem entender.

5° Libertação de Naamã – Livre do Pecado

Quando ele dá os 7 mergulhos, finalmente foi curado da lepra, isto é, o poder do pecado. (Rm 6:14). Não foi no primeiro mergulho, nem no quinto, foi somente no sétimo. E por quê?

Ora, porque o sétimo mergulho é a totalidade da obediência à palavra de Deus. Deus mandou dar 7 mergulhos. A obediência não tem valor algum se for feita pela metade. Precisamos obedecer integralmente a palavra do Senhor.

Obedecendo a palavra, nos libertamos do pecado. Pois o pecado nada mais é do que desobediência, enquanto que santidade nada mais é do que, obediência a palavra de Deus.

6° Libertação de Naamã – Livre da Idolatria

Naamã se viu liberto da idolatria, porque o milagre o ajudou a reconhecer que só há um Deus verdadeiro. Ele percebeu que serviu a outros deuses por anos, e estes deuses nunca fizeram nada por ele. Mas o Deus de Israel, em só ele buscar o Senhor e obedecer, já recebeu um grande milagre. (2Rs 5:17,18).

A idolatria é um estilo de vida pecaminoso. A idolatria não é um ato de pecado. Mas sim, um estado de pecado. O problema é que os idólatras normalmente não percebem sua idolatria, igual alguns católicos que adoram “imagens” e não assumem.

Assim como alguns católicos, muitas vezes, nós adoramos um celular, um aplicativo, um jogo, um time, uma novela, uma série e quando somos confrontados, não assumimos. Sempre temos respostas prontas para dar.

E é incrível como a idolatria é uma das coisas mais difíceis de mudar no ser humano. É mais fácil tirar o povo do Egito, do que tirar a idolatria do povo. É mais fácil abrir o mar, do que abrir os olhos de um idólatra.

Seja sincero consigo mesmo. Há alguma coisa na sua vida, que toma muito tempo? Um tempo que poderia ser melhor aproveitado na oração, no estudo e na meditação das escrituras? Não seja um idólatra cego, mas permita que Jesus abra seus olhos. Deixe-se converter e moldar pelo Espírito Santo.

7° Libertação de Naamã – Livre da Avareza

A libertação da avareza também é uma das ultimas coisas na vida dos que servem a Deus. Todo o restante, normalmente, acontece primeiro. E a libertação da avareza acontece por último.

Bem alertou Jesus falando a homens maduros na fé dizendo: Ninguém pode servir a dois senhores… Não podeis servir a Deus e ás riquezas. (Mt 6:24. Lc 16:13).

Vemos a libertação de Naamã, quando Geazi correu até ele, para dizer que o profeta Eliseu mudou de ideia, e que sim, ele vai querer os presentes, no caso, 1 talento e 2 mudas de roupas. (2Rs 5:22).

A libertação da avareza se nota pela generosidade. Naamã insistiu que ele ficasse com o dobro do que pediu, no caso, 2 talentos. (2Rs 5:23).

Hoje, a libertação da avareza se nota pela fidelidade nos dízimos e nas ofertas. A pergunta é: Você já chegou nesse alto nível de maturidade cristã? Já tens generosidade suficiente no seu coração para ser ofertante em todo culto, e dizimista fiel?

Que o Senhor Jesus pela sua palavra, nos avalie, que o Espírito Santo nos teste e nos prove! E que possamos ser aprovados em Deus. Pois se o filho vos libertar…? VERDADEIRAMENTE sereis livres. (João 8:36).

Uma resposta para “7 Mergulhos para 7 Libertações – Pregação sobre Naamã”

  1. Avatar de Hélio Rubem
    Hélio Rubem

    A paz do senhor Jesus pastor obrigado pelo estudo aprendi muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies