Explicação do Salmo 23: O incrível pastoreio de Deus

O salmo 23 é um dos textos bíblicos mais conhecidos e amados no mundo. Muitos o colocam como adesivo no carro ou deixam sua bíblia aberta neste capítulo.

Porém, essa familiaridade talvez possa estar impedindo você de entender a real mensagem deste salmo.

Pensando nisso, preparamos uma explicação do salmo 23 para você não apenas citá-lo em momentos difíceis ou tê-lo como um símbolo da provisão divina.

O salmo de Davi reforça o cuidado contínuo e a suficiência de Deus em nossas vidas. E, os versos dele precisam ser escritos nas tábuas do coração para serem praticados diariamente.

Explicação do Salmo 23: Quando foi escrito?

Provavelmente, o Salmo 23 foi escrito em uma época de maturidade de Davi.

Alguns estudiosos associam esse evento ao período da rebelião de Absalão, isso porque, a ideia central desse capítulo é o descanso encontrado em Deus nas dificuldades.

E, somente alguém com diversas experiências com o Senhor poderia dizer com tanta convicção os benefícios de depositar sua confiança em Deus.

Além do mais, essa foi a principal dificuldade enfrentada pelo rei Davi depois de estar no trono de Israel.

O Senhor é suficiente

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas;

Restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

O estudo do salmo 23 começa pelas declarações de Davi sobre o pastorado de Deus e os benefícios do cuidado Dele para suas ovelhas.

Davi passou um bom tempo cuidando das ovelhas do seu pai Jessé e não media esforços para protegê-las quando era mais novo.

Agora, o salmista observava o mesmo cuidado do Senhor em todos os momentos de sua vida e estava confiante na provisão divina para saciar mais uma vez suas necessidades físicas, emocionais e espirituais.

O Senhor era o suficiente para Davi e foi na direção dele que toda sua história foi construída.

E, a liderança de Deus era a certeza de que ele não teria falta de nada.

Ele estará com você no vale da sombra morte

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

O pastor celestial nem sempre protege o rebanho das dificuldades, mas com certeza estará presente nesses momentos também.

A dificuldade faz parte do desenvolvimento humano e o Senhor permite você estar em situações difíceis para provar o seu coração.

O relacionamento do homem com Deus acontece a partir da fé e durante a dificuldade o verdadeiro nível dela é revelado.

O salmista tinha fé na correção e no apoio de Deus durante os períodos de adversidade.

Embora não entendesse boa parte delas, o Pastor entendia, e isso era o bastante para ele não entrar em desespero ou abandonar sua confiança em Deus na adversidade.

Do mesmo modo, você pode chegar até ao vale mais escuro e ainda ver o cuidado de Deus, quando confia e depende Dele.

O cuidado de Deus na presença dos inimigos

Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.

A causa das dificuldades nem sempre é devido a algum acontecimento inesperado.

Algumas pessoas podem promovê-la e o próprio Davi é um exemplo disso.

Ele sofreu muitas perseguições durante sua trajetória, principalmente do rei Saul, do qual fugiu durante anos para sobreviver.

Entretanto, Davi não se refere a algum tipo de triunfalismo, quando pede para o Senhor preparar uma mesa à vista de seus inimigos.

Ele apenas pede ao Senhor para que, apesar de todas as aflições causadas pelos outros, fosse abençoado.

Porque não procurava pensar no tamanho da dificuldade ou perseguição, mas glorificar o grande cuidado de Deus.

A importância de escrever o Salmo 23 no seu coração

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

Davi estava certo do resultado daquela oração e para finalizá-la ele fala sobre o acompanhamento da bondade e fidelidade do Senhor em todos os dias da sua vida.

Além de reforçar o seu compromisso diário em voltar a presença de Deus enquanto vivesse.

A atenção de Davi não estava voltada apenas para o momento de dificuldade em si, mas em uma vida inteira seguindo o mandamento do Eterno e vivendo os frutos da bondade Dele.

Portanto, o Salmo 23 não é apenas uma oração para um momento difícil ou para lembrar você de um cuidado distante de Deus.

O Senhor quer pastorear de perto o seu coração e conduzi-lo a viver de forma plena e satisfatória.

Então, escreva esses 6 versos nas tábuas do seu coração e busque relacionar-se mais com o seu Criador.

Porque Ele aguarda você e tem um plano extraordinário para a sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies