O Exemplo do Leproso Purificado – Pregação Evangélica

O Exemplo do Leproso Purificado

E eis que um leproso aproximou-se e o adorou, dizendo: — Senhor, se quiser, pode me purificar. (Mateus 8:2).

Você já quebrou o protocolo para se aproximar de Jesus? Muitas vezes a cultura, a moda, a lei dos homens, o preconceito, a opinião dos outros nos impedem de se aproximar de Jesus com total sinceridade.

Mas nada disso impediu um leproso de se aproximar e adorar o mestre. E motivos não faltavam. Por exemplo;

Jesus estava descendo do monte, (Mt 8:1), após 12 horas de estudo bíblico pregando o sermão das bem aventuranças, certamente estava cansado. Mas isso não impediu o leproso de se aproximar.

Um leproso não poderia se aproximar de ninguém, muito menos de uma multidão. E nesse caso, uma multidão seguia Jesus, e isso também não impediu o leproso de se aproximar.

Um leproso, segundo a tradição, deveria gritar avisando a todos que ele é leproso. Para que as pessoas se afastem dele. Por isso, o lugar do leproso é longe de todos. Mas mesmo com este constrangimento, ele não teve vergonha de se aproximar.

A pergunta é: O que esta impedindo você de se aproximar de Jesus?

Há pessoas tão distantes de Cristo, que mal conseguem acompanhar pequenas mensagens bíblicas em um grupo no Zap. Ao mesmo tempo que passam várias horas vendo coisas que não edificam.

Há pessoas tão distantes de Cristo, que mal conseguem ser frequentes na própria igreja onde congregam.

Há pessoas tão distantes de Cristo, que não se lembram qual foi a ultima vez que leram 1 capítulo inteiro da bíblia.

Há pessoas tão distantes de Deus, que até hoje não sabem explicar a morte e ressurreição do Senhor, porque elas mesmas não tem interesse em aprender sobre o aquele que dizem ser seu salvador.

O que te impede de se aproximar de Jesus?

É a opinião dos seus amigos do mundo? O que eles pensam ou dizem, tem tanto valor assim que é melhor não aceitar Jesus?

É o preconceito da sociedade, que tira sarro da cara de quem é cristão? Enquanto os discípulos de Jesus morreram por Ele, deram suas vidas pelo evangelho, você não aguenta nem mesmo algumas piadas sobre sua fé e por isso ninguém sabe que você é crente?

Ser um leproso é ser um pecador de alto nível. Ser um leproso é ser alguém que simplesmente não pode esconder seu pecado.

Ser um leproso é ser alguém que convive com o pecado, e sabe que por causa dessa doença, poderá morrer.

Ser um leproso é ser alguém que vive sozinho, que não pode ter amigos, nem ficar perto de ninguém. Leprosos são solitários.

Mas esse leproso em particular, viu em Jesus algo a mais. Sentiu confiança de se aproximar. E de onde veio essa confiança?

Ora, ele se aproxima de Jesus bem no momento em que Jesus esta descendo do monte, isto é, no final da pregação. Significa que estava ouvindo a mensagem, não quis interromper o estudo do mestre e esperou para se aproximar no final.

Ele ouviu por exemplo Jesus dizer: Não julgueis para que não sejais julgados… Ele ouviu também: Amai vossos inimigos… Palavras que o encheram de coragem para se aproximar de Jesus.

Ao contrário disso, muitos se aproximam de Jesus só pela benção, pelo milagre. Este leproso ao se aproximar, primeiro se prostrou e o adorou! Isso revela que sua aproximação é sincera.

Não é pelo desespero de ser curado, mas sim, porque foi abençoado com a mensagem e esta cheio de gratidão para dar ao Senhor, ele se aproxima para adorar ao Senhor na beleza da sua santidade.

Pois a mensagem que ele ouviu, o fez perceber que Jesus não se importaria dele sendo leproso se aproximar, ele percebeu que Jesus é Deus, por isso o adorou.

E outra prova da sua aproximação sincera, foi dizer: Senhor, se quiseres… Se o Senhor quiser, se for da tua vontade, se for do teu agrado, pode me purificar… Mas se não quiser, estou bem com isso, estou satisfeito em apenas te adorar.

Mas se quiser, pode me purificar, porque eu creio que tens poder, eu creio que podes curar… Mas se não quiseres me curar, eu sigo adorando, eu sigo louvando, estou satisfeito com Cristo!

Este leproso não colocou a cura como sendo sua prioridade, não colocou o milagre como mais importante… Ele colocou a adoração, a gratidão, o amor a Cristo, ele priorizou Deus na sua vida.

E como consequência de priorizar Deus, recebeu o milagre. E o mais lindo, é saber que a vontade de Deus para os leprosos, é de purificá-los.

Porque o leproso representa o pecador. Qualquer pecador, a lepra é tipo do pecado. E a vontade de Jesus para todo pecador, é de purificá-lo. Mas para isso, é preciso se aproximar de Cristo.

Se aproximar com coração sincero, quebrantado, satisfeito, cheio de gratidão. Este é um coração que foi tocado e moldado pela palavra de Deus.

Vivemos dias, onde as pessoas não se aproximam de Deus, por medo do que os outros vão falar. Certamente, o que eles vão falar servirá de martelo eterno na sua consciência caso chegue ao inferno.

Vivemos dias, onde as pessoas não se aproximam de Jesus, por causa de um celular. Ficam horas no celular, e não conseguem passar uns minutos na presença de Deus em oração.

Outros não se aproximam de Jesus por puro preconceito. Acham que Jesus vai julgá-los ou castigá-los. Oh meu irmão, ainda não chegou o tempo do juízo, é tempo de receber mais e mais da graça de Deus!

Outros não se aproximam por causa da lei dos homens. Leis que são colocadas na igreja por exemplo. A forma como a igreja esta estruturada socialmente. Eles criticam, olham a vida errada de muitos, e usam como desculpa para não se aproximar de Jesus.

Esta na hora de quebrar o protocolo. Esta na hora de parar de mimimi. É tempo de deixar toda frescura de lado, abandonar toda hipocrisia. Se você precisa mesmo de Jesus, então corre pra Ele, busca Ele, segue Ele, coloque Deus como prioridade na sua vida.

Porque a purificação que vem de Jesus, é imediata! Perdão imediato. Isso é só pela graça de Deus sobre nós.

Aproxime de Jesus ainda hoje, corra pra Ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies