O Papel do Pai na Família – Esboço de Pregação sobre Família

Esboço de pregação sobre família, dedicado a campanha da família, para os líderes que desejam aplicar essa campanha na igreja, junto a sua congregação. Certamente, nosso Deus irá fazer grandes coisas restaurando as famílias em nome de Jesus.

Você pode ver tudo sobre essa campanha nesse artigo, objetivos, o propósito, a duração e os temas envolvidos. Sempre lembrando, a palavra de Deus é para ser ensinada, tudo que pregamos, deve vir recheado de ensino bíblico, pois é isto, (aprender sobre a bíblia) que transforma nossa vida.

Tema: O Papel do Pai na Família – Esboço de Pregação sobre Família

esboço de pregação sobre familia

Texto: 1Tm 5;8

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

Introdução

Com a modernidade e tecnologia, a família esta se desfazendo a cada dia, ficando tão perdida que ninguém mais sabe o seu papel. O filho quer se comportar como pai, a mãe como tia e o pai muitas vezes se comporta como adolescente que prefere ficar ausente da situação, fugindo do problema. Precisamos resgatar os valores da família cristã, que só é possível revendo os princípios bíblicos. Nessa mensagem, vamos rever á luz da bíblia o papel do pai na família.

Tópico 01 – O papel do Pai na Família

➨  1Tm 5;8 O pai é o responsável por cuidar da família. A igreja é a família de Deus. E o pai é a figura de Deus para sua esposa e filhos. Ele precisa prover de forma imparcial. Assim como Deus provê todas as coisas, independente se nós merecemos, ele nos dá condições de sustento. O próprio Jesus na parábola do filho pródigo mostra o papel do pai na família.

➨  O pai precisa orientar e ensinar a esposa e os filhos a palavra de Deus. Assim como Adão ensinou Eva a palavra do Senhor. Gn 2;16 e 18. E assim como a bíblia diz: Pv 22;6. Ensina o menino no caminho em que deve andar.

➨ Assim como Deus, nosso Cristo, intercede por nós, o pai precisa ser um intercessor!  Rm 8;34. Se o chefe da casa é de oração, temente a Deus, toda a família também o será.

➨ O pai precisa amar toda a família com amor incondicional, aquele amor que não precisa de uma condição nem de motivo! Amar os filhos, sem que eles precisem algo para receber esse amor. Amar a esposa, sem que ela precise lhe agradar para ser amada.

Tópico 02 – O papel do Pai para com a Esposa

➨  Amar a esposa como Cristo amou a igreja, Ef 5;25. Cristo nunca vai rejeitar a igreja, ou trocá-la por outra. A igreja é muito inferior a Cristo, mesmo assim ele a ama, assim também o marido deve amar sua esposa. Deve conquistar a esposa, como Cristo conquistou a igreja, amando-a primeiro. E Cuidar da esposa, como Cristo cuida da igreja.

Tratar com dignidade. 1Pe 3;7. Não olhar para ela apenas como objeto de desejo ou forma de se satisfazer, mas trate-a com dignidade! Assim como Cristo ouve a oração da igreja, o esposa precisa ouvir a esposa. Dê tempo a sua esposa.

Ser fiel a sua esposa. Ml 2;15. Ser fiel não é apenas evitar traição, mas é não olhar outras mulheres, não desejar outras mulheres, valorizar a sua como a mais bela de todas e ser grato a Deus pela mulher que tem. Orar ao Senhor pela esposa Pv 19;14.

Procurar se alegrar com sua esposa. Pv 5;18. Não espere sua mulher sentir falta de lazer, faça a diferença enquanto esta com ela. Viva sempre tentando fazê-la sorrir.

➨ Tudo que fizer pela esposa, estará fazendo por você mesmo. Ef 5;28. Pois a mulher sabe retribuir

➨ Tomar a iniciativa! Ser o líder da casa. Assim como Cristo resolve os problemas da sua esposa, a igreja, assim também o marido precisa ser o líder da casa, resolver os problemas e não deixar tudo pra esposa resolver. Mas assumir a responsabilidade, podendo contar com a ajuda dela.

Tópico 03 – O papel do Pai para com os Filhos

Ef 6;4. O texto fala com os pais, homens, não incluindo as mulheres. Sabendo que é mais fácil o pai provocar a ira aos filhos do que a mãe, pois o pai é a autoridade máxima na casa. A questão é: Como um pai pode provocar a ira aos filhos nos dias de hoje?

Quando o pai obriga o filho a ser exemplo de algo que ele(pai) não faz! A vencer em uma área que o pai não venceu! A Hipocrisia, provoca a ira aos filhos e os faz entender que os conselhos e ordens do pai, são apenas palavras que não tem valor, pois ele mesmo não segue o que diz. O tal do “faça o que eu digo, mas não o que eu faço”, não funciona com os filhos. O que funciona é dar o exemplo!

➨ Briga em casa e Divórcio. Quem sofre são os filhos. Eles podem crescer com sérios problemas de comportamento por causa disso.

Favoritismo, um se sente especial demais podendo se tornar orgulhoso, enquanto o outro se sente rejeitado, podendo entrar em depressão ou se rebelar totalmente, colocando até um filho contra o outro.

Incoerência, cair em contradição deixa uma marca negativa nos filhos. Os valores precisam ser claros! O que é certo hoje, não pode deixar de ser amanhã.

Falta na comunicação provoca a ira aos filhos.

Exigir do filho algo que você nunca o ensinou provoca a ira aos filhos.

Dar mais importância aos de fora, do que aos seus próprios filhos, pois eles precisam ver e perceber que são importantes para você através das suas atitudes.

➨ Ser permissivos demais, provocam a ira nos filhos, pois eles muitas vezes decidem por instinto e não por razão e após tomarem a decisão errada, se iram com os pais que não lhes orientou.

Criai-os na admoestação do Senhor. Isto é dar a eles princípios e valores bíblicos para que possam seguir a palavra de Deus e não suas próprias convicções. E isto deve ser visto nos pais, seguindo a palavra de Deus como exemplo aos filhos. Pois os pais se vão um dia, mas a palavra continua para orientar os filhos. O que significa que precisa ter diálogo, conversa!

➨  Dt 6;5-9. É da vontade de Deus que os pais passem a palavra para seus filhos. Pv 22;6. Ensina o menino… Grande exemplo de pai é o pai do filho pródigo. Perdoou o filho, sem se importar com os bens que ele perdeu.

CONCLUSÃO

O diabo quer destruir a sua família, e esta aproveitando seus defeitos, sua falta de vontade, seu egoísmo para através de você destruir a sua família. Mas hoje, após entender a sua função pela palavra do Senhor, você pode colocar um ponto final nisso! E não deixar sua família se acabar, hoje você pode tomar a atitude pra mudar e ser um homem melhor, um pai que orgulha seus filhos, um marido que é o sonho da esposa, como Cristo um herói para sua família.

Fazer uma oração de mudança! E assumir o compromisso com a palavra de Deus, e declarar para si mesmo dizendo: Com o Senhor Jesus meu exemplo, eu serei um esposo melhor, e um pai dedicado!


Mais informações sobre esse esboço:
Elaborado por: Pregador Manassés.
Tempo da Mensagem: Mínimo de 60 minutos.
Ocasião: Culto da Família/Campanha da Família
Mensagem ministrada na Assembléia de Deus, Sopro Divino.

Aprenda a pregar essa mensagem com total habilidade e unção de Deus no curso Homilética Avançada.

Veja mais pregações evangélicas

3 respostas para “O Papel do Pai na Família – Esboço de Pregação sobre Família”

  1. Avatar de Pregação
    Pregação

    Famílias fortes para a honra e gloria de nosso Deus.

  2. Avatar de EPITACIO. C LEITE
    EPITACIO. C LEITE

    O brigado por este trabalho q Deus continue t abençoando.

  3. Avatar de Armando Joaquim
    Armando Joaquim

    Obrigado Soberano Deus pela vida do mensageiro, continue lhe capacitando e dar lhe mais sabedoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies