Casal Nota 10 – Jesus e a Igreja | Pregação para Casais

Casal Nota 10 – Jesus e a Igreja

Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, (Efésios 5:25).

O maior exemplo para o nosso casamento é o próprio Cristo. Embora ele nunca tenha sido casado quando andou por essa terra, sabemos que sua noiva é a igreja. (Ap 19:7,8).

Embora Cristo não tenha dado um ensino longo e específico sobre casamento além de Mt 19 onde o tema central é o divórcio e não o casamento em si; Todavia a sua relação com a igreja é o principal modelo de imitação para o nosso casamento.

Cristo é o marido, ou o esposo. E a igreja é a noiva, ou a esposa. E dessa relação podemos extrair incansáveis lições para nós. Até mesmo Paulo, quando ensina sobre casamento em Efésios 5, ele faz questão de mencionar Cristo e a Igreja.

E o próprio Cristo se coloca como noivo na parábola das 10 virgens. (Mt 25). Porém, não pense que Cristo irá se casar com 10 mulheres. Pois essas 10 virgens nada tem a ver com a igreja. Afinal, a igreja é uma só.

A parábola é conforme o casamento judaico daquela época, e as virgens são uma espécie de madrinhas de casamento, amigas da igreja, pessoas que ficaram aqui, e infelizmente não subiram junto á igreja no arrebatamento.

Nessa parábola, a noiva não aparece. Ela esta oculta. Porque na segunda vinda de Cristo, a igreja não estará aqui, mas terá já um lugar com o noivo. Pois nessa parábola, o casamento já esta acontecendo, e as virgens estão esperando uma chance de participar da festa do casamento.

Isso nos ensina que festejar o casamento é válido, é digno, é para ser feito. Pois Cristo festejou, ou ainda irá festejar o casamento com a igreja realizando uma grande festa (Ap 19:7,8). Porém, a festa do casamento de Cristo, não é para qualquer um, é só para quem tem azeite nas lamparinas.

A lição para nós, é que não devemos trazer pessoas que não tem azeite, ou melhor, que não tem o Espírito Santo na vida. Quantos casamentos chamados “cristãos” hoje em dia, tocam músicas mundanas, fazem danças sensuais, e alguns servem até bebidas após a saída do pastor que fez o casamento?

Não se escandalize, isso tem acontecido muito nesses últimos dias. Casamentos cristãos que começam com hinos e terminam com músicas mundanas. Porque como aquelas virgens loucas, o seu azeite acabou faz tempo, porém, mesmo assim eles querem entrar na festa.

Se você vai fazer uma festa de casamento, seja a união, ou as bodas de 10 anos, 25 anos, 50 anos. Tenha temor de Deus no seu coração e siga o exemplo de Cristo, só convide os salvos, só convide os santos, só convide aqueles que tem azeite para que a bênção sobre sua vida e seu casamento seja completa. E que comece com louvor e termine com oração. Jesus esta voltando.

A forma como Cristo trata a igreja é exemplo para nós. Ele primeiro conquistou a sua noiva. Ele não foi conquistado, ele conquistou! Como esta escrito que Ele nos amou primeiro. (1Jo 4:19). E também diz:

“…Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” (Jr 31:3b).

Isso nos ensina um princípio básico. É o homem quem deve conquistar a mulher. A mulher deve se guardar e se fazer de difícil, de maneira que somente aquele que realmente a amar de verdade, irá insistir até conquistar.

Obviamente, não significa que caso a mulher tenha feito esse papel de conquistadora, o casamento será um fracasso. Porém, via de regra, de modo geral, o casamento é muito mais bem sucedido quando o homem teve trabalho para conquistar a sua donzela. Pois assim, irá valorizá-la.

Os filmes, desenhos, séries, a cultura de forma geral ensina o contrário. Ensina que deve ser igual Sodoma e Gomorra, ninguém é de ninguém, e todos podem ficar com todos.

O mundo hoje prega que o casamento é falso, é ilusão, não vale a pena, é complicado e desnecessário. Isso porque na sua infinita falta de sabedoria e abundante arrogância, o mundo não entendeu o que é felicidade.

Quando namoram, eles gastam o dinheiro em passeios enquanto seus pais pagam as contas de casa. E quando casam, já não podem passear, porque agora não tem mais papai e mamãe para pagar as contas, por isso, não podem mais fazer tudo que faziam quando eram namorados.

E a falta de sabedoria é tão grande (pra não dizer burrice), que eles não percebem essa diferença. E associam aqueles passeios do tempo do namoro com felicidade, ou seja, nunca amaram um ao outro de verdade, eles amavam curtir a vida e gastar dinheiro naquilo que não é pão.

E agora, como tem contas e responsabilidades, e não podem mais passear vivendo a vida louca. Eles dizem: “Casei e sou infeliz. Casamento não vale a pena.”

Porém, o que acontece é que eles nunca cresceram, são crianças ainda sentindo falta da casa dos pais. E nunca aprenderam a amar, não descobriram o amor e muito menos a felicidade. O mundo pensa que sexo é amor. E pensa que felicidade é ter dinheiro “sobrando” para fazer o que quiser.

Mas a igreja sabe, que o amor é Jesus (1Jo 4:16). E que felicidade é amar e ser amado. Felicidade é saber que Cristo não vai te abandonar não importa o que aconteça. E sempre vai te perdoar, e sempre vai te abençoar. E que você pode confiar total e plenamente no Senhor, ele sempre vai compreender você. Isso é felicidade.

Agora, coloque isso no casamento. Felicidade é saber que sua esposa te ama de paixão, que nunca vai te deixar, nem te abandonar, sempre vai te perdoar, sempre vai te compreender. E vice versa.

Felicidade é saber que você pode confiar total e plenamente no seu marido. E que pode contar com ele para enfrentarem juntos qualquer desafio. E vice versa. Em outras palavras, felicidade no casamento é:

Saber que o bem mais valioso nessa terra é o cônjuge. E que vocês podem perder tudo, casas, carros, dinheiro, emprego, tudo. Mas se tiverem um ao outro, então ficará tudo bem, porque ter um ao outro é suficiente para recuperar tudo de volta, conquistar tudo novamente e vencer. Pois o amor supera tudo.

Tanto o marido, quanto a esposa, devem declarar um ao outro o mesmo que declaramos sobre Cristo, dizendo:

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:35,38,39).

Assim também nada poderá separar vocês. O que Deus uniu, não separe o homem.

A forma como Cristo convive com a igreja, é também exemplo de convivência para nós. Cristo não fica dando ordens o tempo todo, querendo mandar em cada momento das nossas vidas. Mesmo assim, ele é o líder, o cabeça, a autoridade máxima.

Pois autoridade não tem a ver com ordens, mas com exemplo á ser seguido. Assim também o marido deve ser exemplo para a esposa e os filhos. Cristo não dá ordens diárias, mas ele baixa decretos absolutos. (Alguns exemplos: Mt 5:37. 6:16,24,33. 12:25).

A bíblia inteira é palavra de Cristo, cheia de ordenanças e mandamentos. Aquilo que Cristo define que é errado e não pode ser feito, são decretos absolutos. Cristo estabelece limites que a sua noiva não pode ultrapassar.

Assim também deve ser a liderança do marido. Ele não precisa dar ordens 24 horas por dia. Mas precisa estabelecer limites dentro da sua casa. Lembrando que os limites e decretos que Cristo estabelece, Ele mesmo nunca os quebrou.

Marido. Coloque limites dentro da sua casa. Começando por coisas simples. Como por exemplo; o tipo de conteúdo que é permitido á você, sua mulher e filhos assistirem. O horário máximo da hora de dormir. O dia do culto em família. A bênção, o abraço e o beijo que os filhos devem dar aos pais quando acordam. O momento de oração em família. Entre outros.

E assim como Cristo atende muitos pedidos da sua esposa, a igreja. Assim também o marido, com sabedoria irá atender aos pedidos da esposa. Desde lavar uma louça até comprar uma máquina de lavar.

Afinal, a mulher sábia edifica sua casa (Pv 14:1). Portanto, é ela quem cuida dessa parte. E o marido apenas dá a contribuição, ajudando nas tarefas da casa. Mas quem decide qual vaso fica melhor na sala, e qual quadro fica melhor na parede, é a mulher. O marido pode ajudar a pendurar o quadro, mas é da mulher a função de edificar a casa.

E isso significa, não apenas cuidar, para que seja um lar feliz e harmonioso, com um clima agradável, mas também, administrar para que a família siga os decretos estabelecidos pela liderança da casa e que são com certeza, conforme os princípios da palavra de Deus.

Assim como a igreja, quando esta desesperada, corre para Cristo para desabafar, chorar e pedir ajuda. Assim também a mulher, muitas vezes, no final do dia, corre para o marido para falar dos problemas da casa, coisas para concertar, dos problemas dos filhos, lições á ensinar, dos problemas de tudo.

Cristo sempre ouve nossas orações. Mas nem sempre responde rapidamente. Assim também o marido, não precisa ter resposta pronta para tudo. Mas deve ter tempo para pensar e planejar em como irá resolver e solucionar as questões levantadas pela esposa.

E se nós esperamos Cristo, pelo tempo que for necessário, então a mulher pode sim esperar pelo marido o tempo que ele precisar para resolver a questão.

Afinal, há muitas coisas nesse mundo que só se resolvem com dinheiro, e não podemos trabalhar 30 horas por dia, o que significa, que muitas vezes, a solução terá que esperar alguns meses, até juntar o dinheiro necessário para se resolver.

Também Cristo, sempre cumpre suas promessas (Hb 10:23). E isso é fundamental no casamento. Porque as promessas são planos e objetivos para o futuro. Cristo se preocupa com o nosso futuro, e nos promete melhorias e mudanças.

Assim também o marido precisa ter boas intenções para sua esposa e família. Planos e objetivos de melhorias para o futuro. De maneira que, conforme os anos vão se passando, as promessas vão se cumprindo aos poucos, isto é, objetivo por objetivo vai sendo alcançando pelo casal, conforme o marido prometeu e planejou.

E não é preciso dizer que Cristo nos guarda e nos protege, logo, é o marido quem deve se preocupar com a proteção de sua família. Proteção em todos os sentidos. Emocional. Intelectual. Física. Financeira. Espiritual.

  • Proteja sua família de emoções negativas que geram doenças na alma.
  • Proteja sua família de doutrinas de demônios, como a ideologia de gênero.
  • Proteja sua família da crise financeira. Trace planos para garantir o sustento.
  • Proteja sua família da apostasia e da frieza espiritual.

E a esposa, assim como a igreja, irá buscar tudo isso do marido. Assim como a igreja em suas orações, pede essas coisas para Deus, como quem esta lembrando-o de nos proteger em tudo, assim a esposa fará ao marido, com carinho e humildade, o lembrará de suas responsabilidades.

E assim como Cristo nunca esta ausente, assim também o marido deve ser sempre presente na vida da esposa, como disse o Senhor: Eis que estou convosco, todos os dias. (Mt 28:20).

3 respostas para “Casal Nota 10 – Jesus e a Igreja | Pregação para Casais”

  1. Avatar de Neto Coelho
    Neto Coelho

    Paz do Senhor.
    Muito bom esse material, gostaria de estar recebendo novas postagens

  2. Avatar de FRANCISCO EVERALDO DA SILVA
    FRANCISCO EVERALDO DA SILVA

    gostaria de receber material sobre pregações tema: familia

  3. Avatar de FLAVIO SOARES PINTO
    FLAVIO SOARES PINTO

    Ótimo material para casais. Ficaria feliz em receber mais mareiral sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies