Por que Sofre o Justo? Caso de Noemi

Por que Sofre o Justo?

Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.  (Rute 1:21)

Hoje vamos finalizar o capítulo 1 do livro de Rute. E na próxima semana, já entraremos no capítulo 2. E não há tema melhor para fechar esse estudo, do que tratar uma questão polêmica e confusa para muitos irmãos, mesmo aqueles que já são cristãos há muito tempo.

Essa parte final do capítulo 1, será mais um comentário bíblico do que de fato uma mensagem. Todavia, é um estudo necessário, o tipo de “pregação” que me faz perder agendas, já que ninguém gosta de ouvir essa parte da bíblia.

Por que sofre o justo? Veja o caso de Noemi, seu sofrimento foi tal que ela perdeu tudo, sua vida mudou drasticamente, era rica e ficou pobre, ou melhor, ficou completamente sem nada.

Quando vemos alguém sofrendo tanto assim como Noemi, logo pensamos que talvez houvesse algum pecado da parte dela, ou mesmo por parte do seu marido ou filhos que morreram, e que por isso eles estão pagando pelo que fizeram.

Há quem diga que o motivo de tanto sofrimento seja a saída de Belém, como quem está desobedecendo a Deus como Jonas, e pior, indo para uma terra de ímpios e se casando com ímpios. Mas esses pregadores iniciantes viajam muito, tenho que reconhecer.

Então precisamos deixar claro que Noemi não estava sofrendo por nenhum pecado, nem por desobediência. Nem por ter saído da terra, nem por seus filhos terem se casados com moabitas.

Pois o pecado no casamento com estrangeiro acontece quando isso faz desviar o povo do Senhor, indo após outros deuses. Ou seja, só seria um problema se Malom e Quiliom tivessem se convertido á Quemos, deus dos moabitas, o que não aconteceu, foi o contrário, suas mulheres é quem se converteram ao Deus de Israel.

Então realmente, não tem pecado nenhum na família de Noemi.

Primeiro, porque a bíblia não diz nada á respeito disso. Nenhum pecado, iniquidade ou soberba é dita ou demonstrada em nenhum lugar no livro de Rute. E é importante lembrar que, a bíblia não esconde o pecado de ninguém.

Muitas pessoas na bíblia, tem seus pecados declarados no momento em que são apresentados, como por exemplo Nabal e Abgail, são apresentados já como mulher boa e homem mal (1Sm 25.3), ou ainda Judas (Mt 10.4).

Lembre-se que os reis são apresentados desde o início conforme sua conduta e a bíblia diz: “Fez o que era mal aos olhos do Senhor” ou “fez o que era bom aos olhos do Senhor”. E para provar segue a lista:

Reis que Fizeram o Mal:

1 Reis 15:26 – Nadabe, filho de Jeroboão.

1 Reis 15:34 – Baasa, rei de Israel.

1 Reis 16:19 – Elá, filho de Baasa.

1 Reis 16:25 – Onri, rei de Israel.

1 Reis 16:30 – Acabe, rei de Israel.

1 Reis 22:52 – Acazias, filho de Acabe.

2 Reis 8:18 – Jeorão, filho de Acabe.

2 Reis 8:27 – Acazias, rei de Judá.

2 Reis 8:52 – Atalia, rainha de Judá.

2 Reis 13:2 – Jeoacaz, filho de Jeú.

Reis que Andaram nos Caminhos do Senhor:

1 Reis 3:3 – Salomão, nos primeiros anos de seu reinado.

2 Reis 14:3 – Amazias, rei de Judá.

2 Reis 15:3 – Azarias (Uzias), rei de Judá.

2 Reis 15:34 – Jotão, rei de Judá.

2 Reis 18:3 – Ezequias, rei de Judá.

2 Reis 22:2 – Josias, rei de Judá.

2 Reis 23:25 – Josias, rei de Judá, após encontrar o Livro da Lei.

Isso é suficiente para concluir que, se a bíblia não apresenta qualquer pecado da família de Noemi, é porque realmente não tinha nada que fosse relevante o bastante para registrar. Então realmente é um caso onde o justo sofre.

Outrossim a família de Noemi é da tribo de Judá. Uma das tribos mais fiéis ao Senhor, eles são descendentes de Calebe, que ao lado de Josué, foram os únicos a não murmurar e acreditar na promessa de Deus, bem como os únicos que entraram na terra enquanto toda sua geração morreu.

Dentre 12 tribos, ser uma das duas únicas cujo antepassado teve fé suficiente para entrar na terra prometida, é algo para se orgulhar e certamente algo que influenciou á todos nessa tribo. Foi por causa da influência de Calebe, o primeiro a matar gigantes, que Davi também se motivou a enfrentar Golias.

É uma tribo incrível, forte, poderosa, fervorosa, cheia de homens e mulheres piedosos. Não é por acaso que Deus escolheu essa tribo, e escolheu essa família, a família de Noemi, para deles trazer seu filho ao mundo.

Então, por que sofre o justo?

Note que, o sofrimento de Noemi, é possível para qualquer pessoa justa do nosso tempo. Ou seja, não é isolado como o caso de Jó, mas é algo que pode acontecer com os fieis do nosso tempo.

Note também que, não é porque se trata de uma família de justos, que o sofrimento é controlado. Pelo contrário, a situação fica totalmente fora de controle, com situações irreversíveis e traumas tão fortes que dói até no leitor.

Pois nós temos uma ideia errônea de que o sofrimento de uma pessoa boa é controlado, é medido, tem limites, um dia termina, e sempre acaba com final feliz. Porém, a história de Noemi diz o contrário.

Não teve final feliz para Elimeleque, nem Malom e Quiliom. Talvez Noemi fosse muito linda, e seus filhos maravilhosos, e Orfa e Rute mulheres muito amáveis, e Elimeleque muito rico, de maneira que a vida era incrível e maravilhosa, tinha tudo para ser um “conto de fadas”. Mas foi um pesadelo total durante muitos anos.

Pois quando morrem pessoas ruins, não sentimos tanta falta, e muitos não sentirão falta nenhuma. Mas quando morrem pessoas boas, a dor é como morrer todo dia, e acordar de novo para morrer de novo. Falo por experiência própria.

E a bíblia diz: “Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.” (Sl 116.15). Essa expressão “preciosa” significa que custa muito caro, de maneira que causa prejuízo para o Senhor quando um justo morre. O preciso aqui se refere a valor, preço, custo.

E nesse caso, a morte de 3 homens justos, quase custou a vinda do Messias, se Rute não tivesse se casado novamente para dar continuidade a semente da tribo de Judá na família de Elimeleque que era da família de Boaz (Rt 2.1).

Então, por que sofre o justo? Essa pergunta é tão difícil que ecoa pela eternidade. Principalmente porque, os nossos sentimentos muitas vezes, não nos permitem aceitar a praticidade da vida, bem como sua fragilidade e o fato de que todos morrem, cedo ou tarde.

No caso de Israel, eles são perseguidos por vários inimigos. O sofrimento começou ainda em Belém quando a terra foi invadida e subjugada pelos midianitas (Jz 6.3). Então o justo sofre por que tem inimigos.

Porém, os midianitas subjugaram a terra por permissão de Deus por causa dos pecados do povo. (Jz 6.1). Então o justo sofre pelo simples fato de estar no mesmo lugar próximo dos pecadores. Porque quando o juízo de Deus vem, eles podem ser afetados de alguma forma se estiverem perto.

Obviamente, Deus não destrói o justo junto com o ímpio (Gn 18.25), e realmente não foi esse o caso, pois eles saíram da terra. E não somente isso, longe de se comparar com Sodoma e Gomorra, um juízo final, a situação de Israel no tempo dos juízes era como um pai disciplinando seus filhos.

Ainda assim, lembre-se que por mais que Ló foi retirado antes do juízo cair em Sodoma e Gomorra, ainda assim, sendo justo, ele foi afetado na morte de sua esposa que não entendendo os planos de Deus, olhou para trás (Gn 19.26). Então o justo sofre também por falta de sabedoria e comunhão com o Senhor.

E se no caso de Noemi, Deus estava disciplinando seu povo, como pode ela ser afetada de maneira tão cruel? Que Deus é esse que disciplina os pecadores e permite que as consequências da disciplina prejudiquem os justos e destrua uma boa família?

Essas perguntas geralmente são feitas por quem está sofrendo e sentindo-se vítima. Pois o sofrimento mina nossa sabedoria e visão, de tal maneira que não conseguimos enxergar claramente o que estamos passando.

Pois no caso de Noemi, a permissão de Deus ao julgar o povo (Jz 6.1) não é um incentivo aos inimigos para atacarem, pelo contrário, é a remoção da proteção somente.

Como o filho pródigo que saindo da casa do pai não foi amaldiçoado pelo pai, ora, o pai não fez nada para prejudicá-lo, mas ele foi prejudicado de qualquer maneira porque estava longe da proteção do pai. E assim é o que acontece no período dos juízes.

Quando a bíblia diz que Deus permitiu, é porque Deus não protegeu. E não protegeu porque o povo estava em pecado, em idolatria servindo a outros deuses, portanto completamente desviado dos caminhos do Senhor.

Um “cristão” desviado não pode esperar nada de Deus, tão somente do diabo, o inimigo declarado que irá aproveitar todas as oportunidades para nos atingir.

Então, o justo sofre por conviver com pecadores, por conviver em uma terra a qual o Senhor não protege, e sofre se por acaso sair debaixo da proteção de Deus, e sofre também por falta de sabedoria quando olha para trás, e sofre também por ter inimigos declarados.

E por que mais sofre o justo?

Ora, a bíblia não diz a causa da morte da família de Noemi, mas diz que eles já estavam em Moabe quando aconteceu.

E isso não dá margem para dizer que se estivessem em Belém estariam vivos, pelo contrário, se a tese das enfermidades nos meninos se confirmar conforme o significado dos seus nomes, então eles morreriam de qualquer maneira tanto em Belém quanto em Moabe.

Logo, o justo sofre por ter em si a natureza pecaminosa que abriu caminho para o pecado entrar em sua vida, e por mais que tente, não conseguirá ser perfeito como perfeito é o Senhor Jesus Cristo que nasceu sem pecado.

Veja então quantos motivos existem para o sofrimento do justo, são tantos e tão abrangentes, que podemos afirmar com certeza, que nenhum justo passará por essa vida sem sofrer, seja muito ou pouco.

Noemi diz ‘cheia parti e vazia o Senhor me fez voltar’, ela se refere muito mais a sua família grande que agora é pequena, do que aos seus bens. E a maior lição dessa parte da história é entender o que de fato é sofrimento para que sejamos gratos.

Hoje, as pessoas “sofrem” quando cai a Internet, quando o celular quebra, quando não tem dinheiro para pedir comida no Ifood. E são ingratas em todo tempo. Precisamos sair dessa nuvem de estultícia e agradecer a Deus por tudo que temos.

Veja que não houve nenhuma palavra de vitória para Noemi, mesmo agora que ela voltou para Belém. Está finalmente na casa do pão, na terra prometida, de volta ao seu lugar. Mas não tem nenhuma palavra de vitória, apenas a realidade á enfrentar.

E saber que estamos passíveis de passar por tais sofrimentos, lutas e tribulações, nos dão motivos suficientes para orar um pouco mais, se achegar a Deus um pouco mais, buscar a direção do Senhor um pouco mais. Como está escrito: Quem está em pé, olhe e cuide para que não caia. (1Co 10.12).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies