Tema: As Obras de Bezalel – Esboço de Pregação

Tema: As Obras de Bezalel

Texto base: Fez também Bezalel… (Êxodo 37:1a)

Introdução: Bezalel significa “á sombra de Deus”, se refere a alguém que está na sombra de Deus, e isso é uma referência direta ao Espírito Santo (Sl 91:1). No capítulo 37 de Êxodo, vemos a obra de Bezalel. Muitas vezes a bíblia diz “fizeram” para falar da construção do tabernáculo, mas aqui no capítulo 37, vemos as coisas que só Bezalel fez, nos versos 1, 6, 10, 17, 25 e 29 sempre dizendo “FEZ” indicando que ele trabalhou sozinho ou de forma exclusiva nessa peça do tabernáculo. E sendo o tabernáculo um tipo tanto de Cristo quanto do cristão, com base nisso, nós temos aqui as obras do Espírito Santo em nossa vida.

 

  1. O Espírito Santo Corrige a nossa Natureza
  2. O texto diz: FEZ também Bezalel a arca de madeira de acácia… (Ex 37.1).

A arca de madeira se refere a natureza do cristão. A acácia é uma das madeiras mais irregulares e difíceis de trabalhar, e isto se refere a nossa natureza ruim, difícil, irregular, cheia de defeitos.

Todavia, nas mãos do Espírito Santo, ela será corrigida, trabalhada, moldada, preparada para receber o revestimento. (Rm 12:2)

  1. Bezalel revestiu a arca de madeira com ouro, por dentro e por fora.

O ouro é o caráter de Cristo sendo derramado em nós, cobrindo nossas imperfeições e moldando-nos convertendo nosso ser na imagem do Senhor. (Ef 4:12; Gl 4:19; Ef 4:23-24)

  1. O Espírito Santo Dá-nos um novo Sentido, o Sentido do Arrependimento
  2. O texto diz: “Fez também o propiciatório de ouro puro…” (Ex 37.6)

O propiciatório é a tampa da arca, onde o sangue do sacrifício é derramado e Deus se torna propício a nós. Esse propiciatório é feito de ouro puro.

O propiciatório de ouro puro se refere ao nosso espírito, lugar onde Deus toca, lugar onde o Espírito Santo nos faz sentir o arrependimento.

Ele é de ouro puro porque é o espírito humano, o mesmo que volta a Deus quando morremos (Ec 12:7). E é nele que o Espírito Santo coloca em nós o sentido de arrependimento.

  1. É pro causa da obra do Espírito Santo em nós, que sempre nos arrependemos dos nossos pecados e falhas e nos voltamos para Deus, para que Ele seja propício novamente em nossas vidas. (2Co 7:10).

III. O Espírito Gera em Nós Carência de Comunhão com Deus

  1. O texto diz: “Fez também a mesa de madeira de acácia…” (Ex 37.10).

A mesa fala de comunhão, que antes não tínhamos nenhuma. Primeiro ele faz a mesa de madeira, ou seja, assim nós sempre teremos um lugar de comunhão, e depois reveste de ouro, santidade, para que Deus possa se achegar a nós.

  1. A única coisa que é bem vinda na mesa são os pães da presença, isto é, uma referência a palavra de Deus através da qual podemos ter comunhão com Ele diariamente, ou melhor, duas vezes ao dia (Js 1:8).

Se não tivermos mais comunhão com Deus, a mesa que o Espírito Santo fez de acácia vai continuar lá, nos fazendo sentir saudade Dele. Não existe uma uma pessoa desviada de Deus que não tenha saudades e vontade voltar para Ele. Pergunte ao filho pródigo. (Sl 42:1-2; Ap 3:20).

  1. O Espírito Santo Aponta o nosso Olhar para Jesus
  2. O texto diz: “Fez também o candelabro de ouro puro…” (Ex 37.17).

O candelabro era a única iluminação dentro do tabernáculo. Portanto, a única coisa na qual os nossos olhos se voltam quando adentramos lá. Ele remete ao Senhor Jesus luz do mundo. (Jo 8:12)

  1. Na escuridão da nossa alma, o Espírito Santo aponta a luz de Cristo dissipando nossas trevas e dizendo: Não há mais o que temer.

Pois como está escrito: Olhando para Jesus autor e consumador da nossa fé. (Hb 12:2)

  1. O Espírito Santo Dá-nos um Novo Coração
  2. O texto diz: “E fez o altar do incenso de madeira de acácia…” (Ex 37.25).

O altar de incenso é tipo do nosso coração. Primeiro o Espírito Santo molda o nosso coração, e depois reveste de ouro, dando-nos um novo coração. (Ez 36:26-27)

  1. Como está o seu coração? Sem forma e vazio? O Espírito Santo vai transformar o seu coração em um altar, e vai revestir de santidade e ele será o palco da verdadeira adoração a Deus. (Jo 4:23)

3 respostas para “Tema: As Obras de Bezalel – Esboço de Pregação”

  1. Avatar de Maria Bispo da Silva
    Maria Bispo da Silva

    Tocante, a pregação é muito profundo.

  2. Avatar de DC RAIMUNDO
    DC RAIMUNDO

    Obrigado por estes estudos maravilhosos, gosto muito do conteúdo em geral, Deus abençoe a sua vida EM NOME DE JESUS.

  3. Avatar de OPREGADOR
    OPREGADOR

    Muito bom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies