Romanos 9 – Amei Jacó e Aborreci Esaú – Estudo Bíblico

Romanos 9 – Amei Jacó e Aborreci Esaú

Como está escrito: “Amei Jacó, porém desprezei Esaú.” (Romanos 9:13).

Romanos 9 é uma das passagens bíblicas mais difíceis de todas, isso é fato. Porém, me atreverei a compartilhar a iluminação que recebi ao ler este texto.

Paulo acabara de falar que nada pode nos separar do amor de Deus que esta em Cristo Jesus (Rm 8). E começa agora falando da sua tristeza por amor de seus irmãos judeus que não acreditam no Messias de Nazaré. (Rm 9:1-5).

A tristeza de Paulo o constrange a imaginar ser anátema por amor de seus irmãos. A pergunta é: O amor de Paulo é maior que o amor de Deus? Se Paulo quer salvar todos seus irmãos, este sentimento não seria imensamente maior em Deus, que pelo seu Espírito inspira Paulo a escrever?

Mas a pergunta oculta no texto é: Como podem os filhos de Abraão não acreditarem no seu Messias? A palavra de Deus falhou em salvar o povo que o próprio Deus escolheu? Como Deus escolhe um povo para salvação e não consegue salvar este mesmo povo?

Ora, se Deus escolheu para ser salvo, então o resultado deveria ser salvação. Mas como esse povo não esta todo salvo? Ora, a conclusão final é de que salvação é pela fé, e não necessariamente por uma escolha de Deus (Rm 9:32).

Então Paulo diz: A palavra de Deus não falhou, afinal, nem todos em Israel são de fato Israelitas (Rm 9:6-7). E a partir daí, ele constrói um argumento para explicar que Deus não falhou em suas promessas.

É importante entender que, os judeus, na sua maioria, pensam que são salvos automaticamente por serem descendentes de Abraão. (Mt 3:9. Jo 8:39). Assim como os calvinistas pensam que são salvos automaticamente por uma eleição, não entendendo que o único Eleito é Cristo, e todo que vem a Cristo é eleito com Ele. (Ef 1:4).

Porque nós não somos antes da fundação do mundo, nesse tempo nós não tínhamos existência, mas sim o Cristo que subsiste eternamente amém. (Ef 1:4). Portanto Ele é o eleito de Deus, que compartilha conosco todas suas bênçãos por meio da sua morte na cruz. (Ef 1:3).

E o que Paulo faz em romanos 9 é desconstruir esse pensamento, para mostrar que não existe salvação automática por ser filho de Abraão.

E assim, ele usa o exemplo de Esaú, descendente de Abraão, mas que não é salvo automaticamente por isso. Pois ao final do capítulo 9 ele deixa claro que Israel não foi salvo porque faltou a fé. (Rm 9:32).

A expressão: Aborreci Esaú é mal compreendida no nosso idioma. Como pode Deus odiar uma pessoa? Deus odeia o mal, mas não as pessoas. Porque Deus é amor.

A expressão aborreci a Esaú, significa menor prioridade, ou seja, a prioridade de Deus para trazer o seu Eleito que é Cristo, foi Jacó e não Esaú. Por exemplo quando Jesus diz:

Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. (Lucas 14:26).

Ele usa a palavra aborrecer pai e mãe. Ora, Jesus não esta ensinando a desprezar pai e mãe, nem mesmo dizendo que devemos odiá-los. Aborrecer traz o sentido de menor prioridade, ou seja, Jesus esta ensinando que para ser seu discípulo, deve coloca-lo como prioridade acima até mesmo dos seus pais.

Outro exemplo;

E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos.
Vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril. (Gênesis 29:30,31)

Lia era desprezada? Jacó desprezava Lia? Se Jacó desprezava Lia no sentido de não lhe dar atenção e carinho, como pois ela teve vários filhos de Jacó?

Ora, a expressão aqui não é de ódio, nem de desprezo. Mas sim de prioridade. A bíblia apenas esta mostrando que a prioridade de Jacó era Raquel. Mas isso não significa que ele não amava Lia, ou que maltratava Lia. Pelo contrário, Jacó também amava Lia, porém a Raquel ele amava mais.

O Cristo deve vir de alguém. Como os filhos da promessa foram gêmeos, Deus deve escolher um deles para continuar com a semente que no futuro irá trazer o Cristo, o eleito verdadeiro, o descendente que irá abençoar todas as famílias da Terra.

O que Paulo esta explicando, é que a salvação não esta limitada a um povo específico, mas sim, ela esta aberta a todos, judeus e gentios.

A escolha de Deus entre Jacó e Esaú não foi sobre quem ele vai salvar. Mas foi sobre através de quem Ele vai trazer o Cristo. E o escolhido é Jacó.

O fato de Deus escolher a Jacó, não significa que Deus não quer salvar Esaú. Pois ele mesmo fez a promessa a Abraão dizendo que o objetivo é abençoar todas as famílias da Terra, ou seja, todos os povos. (Gn 12:3).

Então Paulo dá o exemplo de Faraó, mostrando que Deus endurece a quem ele quer, no sentido de que Faraó endureceu seu coração, e Deus o entregou a essa dureza. (Rm 1:21-24).

Porque da mesma forma que faraó, Esaú endureceu seu coração desprezando sua primogenitura. Eles sabiam das promessas que vinham desde Abraão, mas Esaú não deu valor a isto e vendeu sua primogenitura por um prato de lentilhas.

Assim tanto Esaú e Faraó que endureceram seus corações, participaram dos planos de Deus, mas não com honra, e sim como vasos de desonra. Assim Paulo mostra um descendente legítimo de Abraão e um gentio sendo ambos vasos de desonra.

E agora ele mostra, descendentes legítimos de Abraão e também gentios sendo vasos de honra, recebendo a salvação, e a estes que são salvos, judeus e gentios, são os filhos da promessa, são o remanescente de Deus. (Rm 9:24-29).

Então ele fecha seu argumento, mostrando que Israel buscou por obras, enquanto que os gentios buscaram por fé. (Rm 9:30-33). Mas que isto não invalida a promessa de Deus, pois a salvação não é restrita a Israel, pois Deus não é restrito a Israel, ou seja, a salvação é mundial, assim como Deus é Senhor de tudo e todos.

Quando Deus escolhe Abraão, ele não o faz rejeitando os demais. Pelo contrário, Deus é o rejeitado. Todas as nações rejeitaram Deus por 2 vezes, uma no dilúvio e Deus escolhe Noé, e outra na torre de Babel, e Deus escolhe Abraão.

Ou seja, a escolha de Deus é uma demonstração do seu amor que insiste em nos salvar. Pois o mundo inteiro o rejeitou, e ele poderia nos julgar por isso, mas não, resolveu escolher um para fazer um povo e desse povo trazer o Messias até nós, com objetivo de salvar o mundo inteiro.

Hoje Deus não precisa mais amar a Jacó e aborrecer a Esaú, pois Ele já atingiu seu propósito, o seu escolhido, seu predestinado, seu Eleito já se manifestou trazendo salvação a todos os homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies