Realizando Milagres Maiores que os de Cristo | Estudo Bíblico

Podemos Realizar Milagres maiores do que Cristo?

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (João 14:12).

Com base nesse texto muitos dizem que é possível realizar milagres maiores do que Cristo.

Bom, realizar milagres ainda hoje é possível, estando debaixo da graça e cheio da unção do Espírito de Deus. Porém realizar milagres maiores do que os milagres que Jesus fez já não creio ser possível!

Creio que é possível realizar milagres iguais aos de Cristo, mas não todos, porque o de andar sobre as águas ninguém supera, e isso para não falar da ressurreição, não de outros, mas de si mesmo.

O dia que alguém morrer e sair sozinho do túmulo, aí sim, nesse dia poderemos dizer que fez um milagre igual ou semelhante ao de Cristo, mas isto seria um empate e não uma superação. Portanto, não creio ser possível fazer milagres maiores do que os milagres de Jesus.

Vamos olhar para a própria escritura e perguntar: Tem alguém no passado ou no futuro que tenha superado os milagres de Jesus? A resposta é um sonoro NÃO.

Veja Moisés, Josué, Elias e Eliseu, que são os milagreiros mais famosos do antigo testamento. Qual deles conseguiu superar os milagres de Jesus qualitativamente?

Abrir o mar é um grande feito, mas andar pela água supera, porque é mais simples e prático. Parar o sol é muito bom, mas controlar vento, tempestade e mar supera, porque Josué no máximo consegue manter o clima com o sol parado, mas Jesus muda como e quando quiser o clima quando controla as forças da natureza.

Multiplicar farinha na panela e azeite na butija é interessante, porém, multiplicar pão é superior por ser mais prático e estar já pronto para comer. E mais valioso que o azeite é o peixe que Jesus multiplicou. Sem mencionar o detalhe formidável, multiplicar farinha e azeite para algumas pessoas dentro de casa, Elias, a viúva e o filho dela, é uma coisa… Porém, muito maior do que isto é multiplicar para uma multidão de pessoas famintas no deserto.

Alguns sinais do antigo testamento podem chegar aos pés dos milagres de Jesus, sendo bem semelhantes, como por exemplo, quando os profetas Elias e Eliseu ressuscitaram pessoas mortas (1Rs 17:21-24), (2Rs 4:32-35). Mas eram pessoas que morreram e ressuscitaram no mesmo dia, portanto, o milagre da ressurreição de Lázaro, morto há 4 dias, supera.

Eliseu depois de morto ressuscitou outra pessoa. (2Rs 13:21). O que é incrível. Mas é superado por Jesus que saiu sozinho do sepulcro. Veja que, além de tudo, Jesus ainda realizou milagres que ninguém nunca antes jamais tinha feito, como dar vista aos cegos, transformar água em vinho, e expulsar demônios com apenas a sua palavra, sem mencionar o fato de curar enfermidades á distância, não necessitando ele mesmo estar presente para o milagre acontecer, como foi no caso do servo do centurião. (Mt 8:13).

E se procurarmos no novo testamento, também não iremos encontrar milagres maiores do que os de Cristo. Olhe para Pedro e Paulo, os maiores milagreiros do novo testamento de Atos em diante. Eles realizaram muitas curas de todo tipo de enfermidades, e também expulsarm muitos demônios.

E também ressuscitaram alguns mortos, mas não fizeram nada de muito extraordinário, como multiplicar alimentos ou controlar tempestades.

Portanto, se nem na própria bíblia encontramos alguém que tenha feito algo maior do que Cristo, então como podemos esperar que isso seja feito hoje? É incrível como que, alguns dos que creem assim, nunca jamais curaram uma dor de cabeça imediatamente pela oração, mas insistem em dizer que podem sim fazer sinais maiores do que os milagres de Cristo.

Mas como explicar as palavras do próprio Cristo dizendo, aparentemente, que sim, que é possível superá-lo na operação de milagres?

Veja com atenção o que diz o versículo:

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (Jo 14:12).

Repare que primeiro Jesus diz que aquele que crê fará as obras que Ele faz. Ponto! Ora, isso é uma afirmação, é possível fazer as obras que Ele faz! Nem maiores, nem menores, mas igualmente as que Ele faz. E isso já vimos biblicamente que é possível, como os profetas que fizeram milagres semelhantes aos de Cristo e como os apóstolos que igualmente a Cristo, também expulsaram demônios e enfermidades e ressuscitaram mortos.

Mas depois Ele completa dizendo: E as fará maiores do que estas.

Ele não disse: Maiores do que eu faço! Ou maiores dos que as que eu fiz… Mas disse: Maiores do que estas… Indicando quantidade e não qualidade.

Se fosse maiores em qualidade, Ele deveria dizer: melhores do que estas! Ou então devia dizer algo como: Maiores do que as minhas obras! Mas quando diz ‘estas’ não define que seria maior em qualidade.

O restante do versículo confirma, pois Ele dá o motivo, a razão, o por quê de alguém conseguir fazer obras maiores do que ele. É como se algum discípulo perguntasse: Senhor, como isso é possível? Como eu poderia fazer mais obras que o Senhor? Então Jesus responde: é porque eu vou para o meu pai.

Primeiro considere que Jesus não viveu mais que 34 anos. Pois é certeza que Ele viveu no máximo 33 anos e alguns meses. Ou seja, muitos homens de Deus que foram levantados depois de Cristo, viveram bem mais morrendo até de velhice como o caso do apóstolo João.. Além do fato de que Jesus, só começou a realizar milagres depois dos 30 anos de idade!

Não acredite em revistas tradicionais super religiosas que dizem que Jesus realizou milagres quando criança! Mas creia na bíblia que diz em joão 2:11.

Assim, qualquer que for muito usado por Deus, e iniciar “os seus sinais” antes dos 30 anos, ou até viver mais que Jesus, poderá realizar mais milagres do que Jesus realizou! Em quantidade.

Mas isso seria também absurdo, pelo que a bíblia diz que se fossemos descrever tudo que Jesus fez a terra não se conteria de livros. (Jo 21:25). Então, fica a reflexão se esse “tudo que Jesus fez” é tudo milagres, ou tudo em relação a conselhos, pregações e outras atividades comuns de boas obras para com o próximo?

Porque fazer milagres maiores em qualidade é um absurdo. Tanto quanto fazer milagres maiores em quantidade. Afinal, para isso, você não pode ter vida familiar, financeira, profissional, etc.. Só pode ter vida ministerial e estar á serviço do reino 24 horas por dia e ainda assim, corre o risco de não alcançar a quantidade de milagres que Jesus fez e muito menos a qualidade.

Veja o que o mestre disse aos discípulos:

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. (João 13:16).

Então, fazer milagres maiores, tanto em quantidade, quanto em qualidade, é absurdo á luz desse texto. Porque você não pode ser maior que Jesus para fazer milagres mais impressionantes do que os Dêle. E também não pode ser mais dedicado do que Jesus para fazer mais milagres em quantidade do que ele fez. Então ficamos em um empasse.

Porque pra fazer mais milagres, significa ser mais do que Jesus em alguma coisa, de alguma forma. E Cristo Jesus é insuperável em todas as coisas. De maneira que, não dá pra competir com Cristo em nada.

Então afinal, o que será que ele quis dizer com esse versículo? Jo 14:12. Talvez, se referrise á igreja inteira ao longo das épocas. Ou ainda, se referisse apenas algumas obras, mas não todas ás obras dele, mas somente “estas” como Ele disse: “fará maiores do que estas” mas não fará maiores do que todas as minhas obras, porque isso seria competir com Deus e esta fora de questão.

Pois é o mesmo João quem diz no capítulo 1 do seu evangelho, que Jesus estava no princípio com Deus, e todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez… De maneira que, podes tu competir com isso? Quem é digno de competir com o criador do mundo na operação de sinais e maravilhas?

Moody em seu comentário diz que são maiores em extensão, isto é, as obras daqueles que creem em Jesus, alcançarão um território maior, já que Jesus não saiu da palestina, não viajou o mundo como os apóstolos fizeram. e concordo que isso faz muito sentido, porém, o texto continua sendo enigmático até os nossos dias.

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies