Em espírito em Verdade – O Verdadeiro Adorador

A paz do Senhor Jesus queridos leitores. Hoje quero falar da expressão bíblica: Em espírito em verdade. Que é famosa entre os cristãos, uma vez que trata de um assunto muito importante para nós, que é sobre o verdadeiro adorador. Ou a verdadeira adoração na presença de Deus. A maior dúvida é sobre o que Jesus quis dizer com essa afirmação, onde ele fala que devemos adorar em espírito e em verdade. E claro que não é: Em Espírito Santo e em verdade.

Pra quem já é leitor, sabe como gosto de mergulhar no texto bíblico. E dessa vez não será diferente; como no pequeno estudo sobre a parábola do filho pródigo. Hoje quero entregar a vocês mais uma das minhas pregações evangélicas. Que tem por tema: O verdadeiro Adorador. E acredite se quiser, tem muita gente que pensa que sabe adorar a Deus e na verdade não chega nem perto do conceito de adoração conforme a palavra do Senhor Jesus. E é isso que você vai descobrir e aprender com essa pregação.

Nós temos essa mensagem em áudio no Youtube, assim, você acompanhar o texto abaixo ao passo que escuta a mensagem que foi pregada ao vivo na igreja Assembléia de Deus ministério Sopro Divino em Itaquaquecetuba, São Paulo.

Em espírito em Verdade – O Verdadeiro Adorador

O texto de referência é:

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João 4:23

Temos aqui uma pérola que saiu dos lábios do Senhor Jesus. E isso foi resultado de uma ação inusitada, a qual os discípulos não esperavam que Jesus fizesse pelo simples fato Dele ser um Judeu. A bíblia diz que Jesus deixou a Judeia e voltou para a Galiléia. E nesse caminho era necessário passar por Samaria.

Era quase a hora sexta, o que significa meio dia. Justamente o horário onde o sol brilha mais forte. Logo, cansados e com fome, os discípulos de Jesus vão á cidade comprar comida, certamente obedecendo ordens do Mestre, que decidiu ficar sozinho junto a fonte de Jacó. E eu creio que ele preferiu ficar só propositalmente.

Nesse momento, se aproxima a mulher samaritana. E certamente ela não iria se comunicar com um Judeu. Aquela mulher esperava chegar, tirar água e ir embora como se não tivesse ninguém sentado junto a fonte. Mas Jesus nos dá uma lição ao quebrar o silêncio e começar a falar com aquela mulher.

A lição é a seguinte: Não devemos nos isolar por causa de nomenclatura ou placa de igreja. Qualquer Judeu no lugar de Jesus não iria falar com a samaritana, do mesmo jeito que muitos assembleianos não falam com os crentes da congregação, ou com os da igreja Universal, mundial, a da graça entre outras. Muitos crentes não falam com o próprio vizinho se ele for católico, espírita, macumbeiro ou ter qualquer outra religião que não seja o Cristianismo. E muitos crentes não falam com os vizinhos pelo simples fato deles não terem religião nenhuma.

Ao mesmo tempo, muitos pastores famosos ou renomados, ou até enriquecidos de responsabilidades, funções e méritos, já não falam mais com um simples membro de sua própria igreja, eles já não podem atender ou dar atenção aos seus membros, só falam se for para a multidão ou com pessoas importantes. E obviamente muito menos falarão com os samaritanos que são de outras denominações.

Ao puxar assunto com a mulher samaritana, Jesus começa a evangelizar e ensinar aquela mulher. E nos ensina que não podemos perder as oportunidades que temos todo dia, para evangelizar e ensinar a palavra para as pessoas. E claro, esse evangelismo deve ser feito com sabedoria, assim como Jesus fez.

E foi durante o diálogo com a samaritana que Jesus derramou essas profundas palavras de pura sabedoria. Dizendo: “”….. os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito em verdade…. “” Vamos aprofundar nessa frase e no versículo completo agora, palavra por palavra.

Verdadeiros e Falsos Adoradores

Quando Jesus menciona os verdadeiros adoradores. Significa em primeiro lugar que; existem falsos adoradores! Caso contrário, não haveria necessidade de mencionar os verdadeiros. Obviamente não existem adoradores fora do povo de Deus. Ou seja, nenhum ímpio ou ateu pode ser chamado de adorador.

E é por isso, que infelizmente, se existem falsos adoradores. Eles estão em nosso meio. No meio do povo de Deus. Tocam na banda, falam no microfone, tomam ceia, cantam, pregam e até se assentam no altar com terno e gravata. Os que estão em destaque na igreja, podem ser fáceis de identificar, mas o maior problema são os falsos adoradores que estão na nave da igreja, membros que poucos conhecem, pois a bíblia diz:

Um pouco de fermento leveda toda a massa. Gálatas 5:9

Esses falsos adoradores estão por toda parte. Principalmente nos dias de hoje, onde ser crente é moda, pelo menos no Brasil. E muitos líderes e igrejas ensinam várias coisas erradas acerca da palavra do Senhor, resultando em crentes sem compromisso, sem responsabilidade, sem temor, que desejam alcançar bençãos facilmente, não oram, não jejuam e certamente, essa é a classe principal dos falsos adoradores.

O Pai Procura a Tais…

verdadeiro adorador em espírito em verdadeJesus também menciona que o Pai, ou seja, Deus! Esta procurando os verdadeiros adoradores. É claro que Deus não precisa procurar nada, ele sabe exatamente onde esta cada coisa, cada pessoa, cada indivíduo, cada minúsculo verme que rasteja por essa terra, nosso Deus, todo poderoso, certamente conhece, sabe onde esta e o que esta fazendo. Ele conhece todas as estrelas e chama cada uma pelo nome, Afinal, ele criou todas as coisas.

Mas então, o que Jesus quer dizer com essa expressão? De que Deus esta procurando? Ora, procurar é uma tarefa que se faz necessária somente quando a pessoa ou objeto que se deseja, é exclusivo, único ou escasso! Logo, quando Jesus diz que o Pai procura… É no sentido de que os verdadeiros adoradores são poucos. Tanto, que não se encontra em qualquer lugar ou esquina. Se você quiser conhecer um verdadeiro adorador, você tem que procurar. Eles são a minoria. Sendo bem claro, os verdadeiros adoradores estão em falta e por isso precisa procurar.

Ao mesmo tempo, Jesus esta dizendo que os falsos adoradores são a grande maioria. Sinto dizer, mas a maioria das pessoas que estão a ler essa mensagem, não são verdadeiros adoradores (ainda). E isso é a bíblia que diz. Pois os verdadeiros são poucos, são raros e não se acha em qualquer lugar. Será que você é um dos tais?

Olhe para dentro de você. Pense em tudo que você fez por esses dias. Quantos erros você cometeu? Quantos pecados escondidos tem aí no seu coração, que só você e Deus sabem? Será… será que você é um dos tais? Um dos tais que o Pai procura?

Isso é preocupante. Saber que os falsos adoradores são a maioria e estão em toda parte, enquanto que os verdadeiros estão em falta. Se você se preocupa, certamente vai se perguntar: “”Será que eu sou um verdadeiro adorador?”” Para saber se você é ou não um verdadeiro adorador, continue lendo…

Em espírito…

Jesus cita os verdadeiros adoradores e nos diz o que exatamente classifica eles como verdadeiros adoradores. Ou seja, Jesus esta dando uma característica desse adorador que faz toda diferença. Jesus diz que ele adora em espírito em verdade! Ou seja, o falso adorador não adora em espírito e muito menos em verdade. Somente os verdadeiros.

Em outras palavras, ambos adoram a Deus. Mas os falsos apenas adoram, porém não em espírito em verdade. Quero dizer:

  • O verdadeiro adorador diz: Aleluia e glória a Deus. O falso também diz isso.
  • O verdadeiro canta, o falso também canta.
  • O verdadeiro prega, o falso também prega.
  • O verdadeiro é dizimista, o falso também é dizimista.
  • O verdadeiro é frequente na igreja. E o falso também.
  • O verdadeiro chora na hora da palavra. E o falso também.

Tanto o verdadeiro adorador quanto o falso adorador, podem ter muitas coisas em comum. Mas não se engane, o falso não adora a Deus em espírito em verdade. E esse é o detalhe que faz toda diferença conforme nosso Cristo falou á samaritana.

A expressão “em espírito” aponta para nossa alma. E não tem nada a ver com o Espírito Santo de Deus que é o próprio Deus. A palavra espírito nesse texto esta com letra minúscula e por isso, não é necessariamente referência ao Espírito de Deus. Mas sim, ao nosso espírito. Não o fôlego de vida, mas a nossa alma.

Isso significa que devemos adorar a Deus com consciência, sabendo quem é o nosso Deus e porque o adoramos. Para adorar com consciência é preciso aprender sobre Deus através de sua palavra. Outrossim, Jesus esta dizendo que o adorador verdadeiro sabe o que esta fazendo. Ele não adora a Deus por acaso, coincidência ou por sorte. Mas ele adora a Deus porque quer, gosta, tem prazer, ele adora a Deus e sabe á quem esta adorando e porque esta adorando.

Ou seja, adoração não é uma coisa que você faz sem saber. Não é como um sentimento estranho que você não conhece e não sabe explicar. Muito pelo contrário, o verdadeiro adorador adora em espírito, com a alma, com consciência, sabendo exatamente o que ele esta fazendo, pra quem esta fazendo e porquê esta fazendo. Em outras palavras, quando você adora a Deus, você sabe que esta adorando a Deus.

Em Verdade…

A palavra grega que é usada nesse texto para ‘verdade’ é: αληθεια. E o significado dessa palavra no grego é verdade, realidade, lealdade, honestidade. Então Jesus esta dizendo que devemos adorar a Deus em espírito em verdade, em realidade, em lealdade, em honestidade.

O verdadeiro adorador presta ao Senhor uma adoração que é Real, Leal e Honesta. Adoração real é aquela adoração que se nota, se percebe só de olhar. É quando alguém olha pra você e tira a conclusão de que você é um servo de Deus, alguém que ama verdadeiramente a Deus. É quando as pessoas te olham, e percebem que você adora a Deus com sinceridade, honestidade e lealdade. E o fato de todos perceberem que você ama a Deus é o que torna sua adoração real e verdadeira.

Eliseu não era famoso até então, e não tinha realizado nenhum milagre á vista da mulher em Suném. Porém, só de olhar ela reconheceu uma coisa.

E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. 2 Reis 4:9

Isso é um verdadeiro adorador. Ele adora a Deus com tudo que tem, com tudo que é, em tudo que faz. De maneira que os outros reconhecem nele a sua devoção ao Senhor só de olhar para ele. Será que as pessoas tem reconhecido em você a sua devoção? Se isso te preocupa, então você esta no caminho certo pra ser um verdadeiro adorador. Mas se não te preocupa, logo você precisa nascer de novo.

Em resumo, adorar a Deus em espírito em verdade é adorar com todo seu ser, com toda sua vida, com todo o seu coração. Se você não vive dedicado ao Senhor no seu dia a dia, então logo você não esta adorando a Deus. E ir a igreja a noite pra cantar e dizer: Glória a Deus, aleluia. Não vai fazer Deus esquecer que você passou o dia, a semana inteira, negligenciando adoração á Ele.

O Verdadeiro Adorador

em espirito em verdadde

Sabia que cantar não é adoração? Sabia que cantar hinos, fazer música com os lábios não é exatamente adoração? Pois até os ímpios cantam. Até os meus vizinhos que não são crentes, que odeiam crentes, vez ou outra ouvem e cantam música gospel.

Cantar. É apenas uma função dentro da casa de Deus. Assim como lavar o banheiro é uma função também. A mesma coisa é pregar, tocar, dirigir o culto, ficar na porta, cuidar da parte social, limpar a igreja e etc. Tudo isso são funções, atividades. E não significam necessariamente adoração. Pois a verdadeira adoração é quando é feita em espírito (com consciência e prazer) e em verdade (real, leal, honesto, sincero). Certa vez Jesus falou:

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.Mateus 15:8

Lembre-se que quando a bíblia fala do coração, não esta se referindo ao músculo que bombeia sangue no seu peito. Mas sim, a nossa consciência, nossa alma, nosso pensamento. Pois é a mente que comanda o corpo. Logo se Jesus esta se referindo ao coração, também se refere as nossas atitudes. Pois nós primeiro pensamos, depois agimos.

As intenções do seu coração é que vão dirigir suas atitudes, seu comportamento. E é justamente disso que Jesus esta falando. Não adianta louvar, cantar, bendizer ao Senhor. Se depois você nega e blasfema contra Deus através do seu comportamento.

Anote isso: Adorar significa AGRADAR. 

E se você não esta agradando a Deus com seu comportamento, então não vai adiantar tentar agradá-lo com palavras. É como o rapaz que diz palavras bonitas para a moça, mas com suas atitudes ele a despreza, maltrata, ignora e falta com respeito. Isso pode funcionar com muitas jovens dos dias de hoje, mas não vai funcionar com Deus.

Logo fica a pergunta: Como Posso Agradar a Deus?
Simples, obedecendo a sua palavra. Foi o que o próprio Deus disse:

Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
1 Samuel 15:22

Em resumo, tudo que você faz que favorece a palavra de Deus, vai automaticamente agradar a Deus. E tudo que você faz que vai contra a palavra de Deus, acaba por desagradar a Deus. O Senhor não esta preocupado com palavras bonitas, mas com comportamento que prova sua obediência a palavra. Pois a obediência prova que você acredita na palavra de Deus, e isso mostra que você tem fé, e uma vez tendo fé você esta agradando a Deus. Mas sem fé, é impossível agradar a Deus.

  • Ou seja, se você esta cantando pra conseguir ibope e fazer agenda, logo não é adoração, pois seu coração não esta preocupado em agradar a Deus.
  • Se você esta limpando a igreja, mas esta reclamando que é sempre você que tem que limpar, logo isso não agrada a Deus.
  • Se você não trata bem a sua esposa, esta contra a palavra, logo não agrada a Deus.
  • A bíblia ensina que devemos trabalhar, se você não quer trabalhar, esta contra a palavra, desagradando a Deus
  • A bíblia ensina que devemos estudar, o povo perece por falta de conhecimento, se você não quer estudar, esta contra palavra e desagradando a Deus.
  • A bíblia ensina a se desviar do mal, mas se você fica no caminho do mal e do pecado, esta desagradando a Deus.

Eu fico aqui pensando se você esta entendendo tudo isso.
Será que você percebe que adoração é muito mais do que ir a igreja cantar hinos e dizer glórias e aleluias?
Será que você percebe que adoração faz parte de toda a nossa vida?
Será que você esta entendendo que falta muito pra você ser um verdadeiro adorador?
E será que você esta menosprezando essa palavra, ignorando essa palavra ou será que você esta fazendo planos para mudar suas atitudes e comportamentos e assim se transformar num verdadeiro adorador?

Sabe o que é um verdadeiro adorador? Aquele que adora em espírito em verdade? Eu vou descrever alguns exemplos aqui.

  • É aquele que limpa a igreja com prazer. E faz tudo bem feito, porque sabe que esta fazendo para Deus.
  • É aquele que diz: vou estudar para tocar instrumentos cada vez melhor e oferecer o louvor mais afinado ao Senhor.
  • É aquele que diz: vou estudar para pregar a palavra do bom mestre com perfeição, sem cometer erros e ganhar almas pra Ele.
  • É aquele que trabalha sem reclamar, sem falar mal do chefe, sem murmurar e agradece a Deus pelo emprego que tem, sem se importar com quanto ganha ou com o que faz.
  • É aquele que não olha para o que esta faltando e fica tentando exigir de Deus suas necessidades; Mas ele olha para o que tem, seja pouco ou muito, e agradece a Deus.
  • É aquele que chora, se desespera, fica angustiado e sofre ao perceber que não esta agradando ao Senhor rei da glória. Será que você se encontra assim nesse momento ao perceber que não esta agradando a Deus?

Nessas horas eu entendo o apóstolo Paulo quando disse: Vivo, não mas eu, mas Cristo vive em mim!

Eu consigo entender o salmista quando ele diz: A tua palavra escondi, guardada no meu coração, só para eu não pecar contra ti Senhor.

Eles estavam no caminho da verdadeira adoração a Deus. E queriam continuar nesse caminho para sempre.

Se você puder, vamos fazer uma oração nessa hora. E pedir a Deus que nos ajude a ser um verdadeiro adorador. Vamos pedir a Deus perdão, pelos nossos pecados, pela nossa ignorância, pela nossa falta de fé, pela nossa desobediência, pela nossa infidelidade, pelas tantas vezes que desprezamos ao Senhor com nosso comportamento. Vamos pedir perdão a Deus pela nossa hipocrisia diante da presença Dele, quando nos comportamos como merecedores de alguma coisa, se esquecendo que não somos merecedores de nada.

Vamos clamar ao Senhor nessa hora e dizer a Ele que nos perdoe pela nossa falta de capacidade e coragem, que devíamos ter pra servir a Ele, e adorá-lo em espírito e em verdade. Vamos pedir a Deus que nos ajude, pois do fundo do nosso coração, nós queremos ser verdadeiros adoradores.

Eu vou parando por aqui; Para deixar você a sós com Deus e falar com Ele. Acredito que vocês tem muito pra conversar. Ore ao Senhor…


Se gostou dessa mensagem, você pode baixar o PDF e salvar no seu computador ou imprimir. Basta Clicar Aqui.

Assine também nosso canal no Youtube e veja nossas mensagens em Vídeo.

11 respostas para “Em espírito em Verdade – O Verdadeiro Adorador”

  1. A Viúva de Naim – Pregação Esboço e Estudo

    […] Em espírito em Verdade – O Verdadeiro Adorador Teologia da Prosperidade – Porque Não Prosperamos? (Pregação) Sem Mim Nada Podeis Fazer – Pregação e Estudo Ev. João 15 O Casamento de Deus – A Aliança Restaurada […]

  2. Avatar de erika vitório das neves
    erika vitório das neves

    A pAZ. QUE PALAVRA LINDA SOBRE O VERDADEIRO ADORADOR! DEUS O ABENÇOE MUITÍSSIMO.

  3. Avatar de Valdiomir Côrtes
    Valdiomir Côrtes

    Palavra abençoada. Aqui percebemos o quanto muitas vezes, nosso coração é enganoso, pela falta do conhecimento, do conhecer de Deus. Que Deus te dê paz, esperança e alegria em toda a tua jornada !

  4. Avatar de Elenir
    Elenir

    Ótimo texto. Ser adorador é para poucos, mas creio que ainda exista muitos.

  5. Avatar de MARCELO
    MARCELO

    preciso aprender a ser um verdadeiro adorador pois ha muitas falhas em mim , muita coisa escondida me ajudem por favor

  6. Avatar de Sandra de Fátima
    Sandra de Fátima

    Pastor esse estudo muito forte obrigado por tudo tenho aprendido muito com o senhor tudo que eu mas quero na vida é ser uma adoradora sincera.

  7. Fidelidade, Firmes na Fé – EBD Lição 9 – 26/02/2017

    […] Contudo, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, a idolatria é condenada (Êx 20.3; Lv 26.1; Cl 3.5; Ap 22.15). Não podemos jamais esquecer que tudo aquilo que usurpa o lugar de Deus, em nosso coração, é idolatria. Qualquer pessoa ou objeto a que nos dedicamos com extremada atenção, e que não podemos viver sem os quais, podem se tornar um ídolo. A idolatria é a quebra da nossa fidelidade ao verdadeiro Deus. (em espírito em verdade) […]

  8. Lição Escola Bíblica Dominical – Abel Exemplo de Caráter que Agrada a Deus – EBD Lição 02 dia 09/04/2017

    […] no íntimo de quem a oferece. A oferta de Abel foi agradável porque ele adorava a Deus “em espírito e em verdade” (Jo […]

  9. Avatar de Santos Alberto
    Santos Alberto

    Amém é muito impactante essa pregação, é isso que o Senhor requer de nós

  10. Lição da Escola Bíblica Dominical: A Identidade do Espírito Santo

    […] “Disse então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? […] Não mentiste aos homens, mas a […]

  11. FAMÍLIA VIVENDO NO TEMPO DE DEUS

    […] Mas os discípulos adoram a Jesus em espírito em verdade. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies