4 Lições de uma Viúva e suas Vasilhas – Pregação Evangélica

(2Rs 4:1 [Corrigida Fiel])
E UMA mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.

Através da pequena história dessa viúva, podemos ver um reflexo das nossas vidas. E não somente isto, mas podemos enxergar um mapa do nosso futuro, já que, assim como essa mulher, nós também cremos em Deus, buscamos a Deus, esperamos um milagre de Deus.

E sim, foi um milagre impressionante da parte de Deus através do profeta Eliseu, onde o azeite da viúva foi multiplicado. E com a graça de Cristo, quero partilhar com você algumas lições desse texto incrível.

1 – Deixe um Legado Espiritual

A primeira lição é deixar um legado! É muito fácil perceber no texto que essa família é temente a Deus. A mulher disse: “Meu marido, TEU SERVO…” Homem que servia ao Senhor. E diz mais: “…Tu Sabes…” O testemunho desse homem é forte.

Dizem que Eliseu tinha uns 100 homens sob seus cuidados, eles eram discípulos de Eliseu na escola de profetas. (2Rs 6:1). E entre 100 homens, o marido dessa mulher se destacou pelo seu bom testemunho. Ele temia ao Senhor.

O marido morreu, mas o seu exemplo de temor a Deus ficou. O rapaz estava morto, mas seu bom testemunho continua vivo! De maneira que toda família, a mulher e os filhos, temem ao Senhor, e esperam em Deus o seu milagre.

Esse marido deixou um legado para sua família. E existe diferença entre herança e legado.

  • Porque herança é material, mas o legado é imaterial.
  • A herança se deixa para os filhos, mas o legado fica nos filhos.
  • A herança é guardada em um cofre, mas o legado é carimbado no caráter.
  • A herança é sentida com o tato e segura pela mão, mas o legado é sentido na alma e seguro pelos valores cristãos.

Em outras palavras, a melhor herança que podemos deixar para nossa família, é a herança espiritual. Isto é, o legado! Deixe um legado de temor e devoção ao Senhor, e a tua descendência ficará segura.

  • Deixe um legado de fé e esperança no Senhor, e teus filhos sempre servirão a Deus.
  • Deixe um legado de meditação nas escrituras, e teus filhos andarão nos caminhos de Deus.
  • Deixe um legado de oração, e teus filhos vencerão qualquer batalha de joelhos.
  • Deixe um legado de amor e união, e teus filhos nunca irão desamparar a família, sempre irão ajudar uns aos outros.

Mas afinal, como posso deixar um legado? Ora, SENDO EXEMPLO! Simples assim.

2 – A Bênção sempre Passa por Pessoas

Essa mulher precisa de um milagre de Deus na sua vida financeira. Porém, ela não ficou no quarto orando e clamando… Ela saiu, e foi em busca do homem de Deus.

Porque em toda a bíblia, vemos esse padrão se repetindo. A bênção de Deus sempre passa por alguém.

Por exemplo, a bênção passou por Abel, depois Sete e seus descendentes. A bênção passou por Noé, depois Jafé, Sem e seus descendentes. A bênção passou por Abraão, mas também passou por Melquisedeque.

A bênção passou por Isaque, depois por Jacó, depois por José, e por um período a bênção passou pelos Juízes e ainda por toda a tribo de Judá durante longos anos.

Essa mulher, sendo temente a Deus, tendo discernimento, sabia que a bênção passou por Elias e agora estava com Eliseu.

Isso porque a bênção sempre passa por alguém para chegar até você.

Hoje, a bênção pode passar pelo pregador, pelo pastor, pelo seu patrão, pelo seu familiar enfim… A bênção de Deus sempre passa por alguém para chegar até você. E ás vezes passa por várias pessoas até chegar em você.

Pois a bênção passou por Eliseu para chegar até ela em forma de orientação. Depois a bênção passou por todos os seus vizinhos, para chegar até ela em forma de provisão, emprestando o que ela precisava para receber o seu milagre.

3 – A Palavra de Deus te Orienta para Montar o Cenário do Milagre!

Eliseu não fez nenhum milagre diretamente. Ou seja, quero dizer que ele não colocou a mão sobre a botija, nem entrou na casa dessa mulher. Ele apenas deu uma palavra! E essa palavra foi tudo que ela precisava para montar um cenário do milagre.

Pois é isso que a palavra de Deus faz em nossas vidas. Por isso, ao ouvir uma pregação, sempre anote o que Deus esta falando, pois é orientação do céu para te ajudar a montar o cenário do seu milagre.

A orientação de Eliseu apenas montou o palco para o protagonista que é Deus, fazer o show, que é o milagre.

Afinal, não adiantaria nada multiplicar azeite em uma única botija derramando pelo chão, logo, ela não aproveitaria o azeite. E multiplicar o azeite todo dia, enchendo de volta a mesma botija, não daria a essa mulher a oportunidade de vender o azeite.

Então, para Deus agir, o cenário precisa ser montado. Pois o Senhor não vai desperdiçar azeite. Anote isso que Deus fala agora para você: Siga as orientações que Deus dá através da pregação da palavra, para montar o palco do seu milagre!

4 – O Milagre é do Tamanho da Sua Obediência

Em todos os milagres na bíblia, sempre tem a parte que cabe a nós. Sempre tem algo que é o homem quem deve fazer.

  • Pra Deus mandar dilúvio, Noé precisa construir a arca.
  • Para Deus abrir os seus olhos, Bartimeu tem que clamar.
  • Para Deus estancar a hemorragia, a mulher do fluxo precisa enfrentar a multidão.
  • Para Deus abrir o mar, Israel tem que marchar. (Ex 14:15).
  • Pra Deus mandar o Samuel, Ana precisa deixar a tristeza de lado, crer no Senhor, adorar o Senhor com alegria e por fim coabitar com seu marido. (1Sm 1:18,19).
  • E para Deus multiplicar azeite, a viúva tem que juntar vasilhas.

Quanto mais vasilhas ela pegava emprestado, mais aumentava sua responsabilidade diante dos vizinhos, porém, quanto mais vasilhas ela tinha, mais azeite receberia, embora ela não soubesse que seria assim.

Ou seja, quanto mais ela obedece a palavra do profeta, que a orientou dizendo: Pede vasilhas emprestadas a TODOS os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas!

  • Se ela tivesse reunido apenas 10 vasilhas. O azeite iria multiplicar? Sim.
  • Se ela tivesse reunido apenas 40 vasilhas. O azeite iria multiplicar? Sim.
  • Se ela tivesse reunido 20, 50 ou 80 vasilhas… De qualquer forma o azeite iria multiplicar.

E por quê? Porque quem faz a multiplicação é Deus. Nossa parte é reunir as vasilhas.

Em outras palavras, é garantido que Deus fará a parte Dele, porque é poderoso e tudo pode fazer. Porém, quanto a nós, precisamos obedecer ao máximo que pudermos, pois o tamanho da obediência é o tamanho do milagre.

Amém.

3 respostas para “4 Lições de uma Viúva e suas Vasilhas – Pregação Evangélica”

  1. Avatar de Dalila Anuda
    Dalila Anuda

    Amém! Glória a Deus

  2. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Gloria a Deus por sua Vida e Ministério… Continue sendo dispenceiro das Mensagens de Cristo !!!

  3. Avatar de cristiane
    cristiane

    a melhor explicação, que o eterno abençoe poderosamente sua vida e seu ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies