A Viúva de Naim – Pregação Esboço e Estudo

A paz do Senhor meus queridos leitores. Hoje, trago mais uma pregação em texto, e vamos falar sobre a Viúva de Naim. Trata-se de um pequeno texto da bíblia, que esta registrado somente no livro de Lucas, porém, traz para nós uma mensagem poderosa! Para mim, valeu muito a pena estudar sobre a viúva de Naim.

Acompanhe a palavra que o Senhor me revelou nessa passagem. A que servirá, para os pregadores como um esboço, caso você queira ministrar essa passagem em sua igreja, fique a vontade para usar das informações que dispomos aqui. Ao mesmo tempo, reuni o máximo de informações possíveis sobre essa passagem. realmente, temos muito pouco sobre a viúva de Naim, mas a introdução serve como estudo também para quem esta apenas pesquisando sobre o texto.

A Viúva de Naim – Pregação

E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o à sua mãe.
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
E correu dele esta fama por toda a Judeia e por toda a terra circunvizinha.
Lucas 7:11-17

viúva de naim cidade de naim

Caso você esteja se perguntando; Naim significa charmosa ou graciosa. E essa cidade existe até os dias de hoje; agora como ponto turístico.

A localização da cidade esta á, aproximadamente, 50KM de Cafarnaum, esta por sua vez esta a beira do mar da galiléia do lado norte. O escritor Lucas, foi o único que relatou esse milagre, creio que isto se deve ao fato de que ele se preocupou em narrar os fatos acerca de Jesus da melhor forma possível.

Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
Lucas 1:3

Lucas diz que Jesus estava em Cafarnaum, no episódio do centurião de Cafarnaum, antes de prosseguir para a cidade de Naim, o que significa que ele fez uma viagem de 50km a pé. Isto de carro, conforme o Google Maps, iria demorar em torno de 40 minutos, então nem quero imaginar esse percurso a pé e com uma multidão te rodeando, o que certamente iria retardar o andar.

O Momento Certo – Tempo de Deus

E se eu te disser que há uma chance de Jesus nunca ter entrado em Naim? Bom, isso é incerto mas repare no texto, que esse milagre aconteceu do lado de fora da cidade de Naim. Após isso, será que Jesus entrou na cidade ou partiu pra outro lugar?

Por mais que esse comentário chame atenção, ele serve apenas para isto e nada mais. Porém é importante perceber que Jesus estava chegando próximo a entrada da cidade quando se encontrou com o cortejo fúnebre; eles estavam saindo da cidade porque o cemitério ficava do lado de fora.

Então Jesus chegou na hora certa, pois se ele atrasa mais um pouco, poderia não ter dado tempo de impedir aquele velório. E se ele chega cedo demais, teria encontrado o povo ainda dentro da cidade e dependendo do caminho que eles fizessem para atravessar a cidade, Jesus e a viúva poderiam não se encontrar, já que havia uma chance de Jesus entrar por uma rua e e o velório seguir por outra.

Talvez você esteja pensando que Deus esta demorando para intervir na sua vida, mas essa palavra vem dizer que o Senhor vai chegar no momento certo; Quando o velório saiu pra fora da cidade, todos já sabiam que o cemitério estava perto e logo o menino seria enterrado. Em outras palavras, Jesus interveio exatamente no momento em que todos achavam que seria o fim.

Os Seguidores de Jesus e suas Diferenças

O verso 11 diz que Jesus estava sendo acompanhado e seguido por dois grupos distintos. O escritor chama o primeiro grupo de discípulos. E o segundo grupo é chamado de multidão. E não se engane, esses dois grupos tem apenas 2 coisas em comum.

– Ambos estão nesse caminho por causa de Jesus.
– Ambos estão falando sobre Jesus.

Mas a partir daí, as diferenças entre eles são enormes. Porque a multidão tem objetivos diferentes dos discípulos. O interesse da multidão não é o mesmo interesse dos discípulos. Já que a escrita me permite, quero fazer uma lista pra você entender melhor essa palavra.

  • Os discípulos seguem a Jesus.
  • A multidão não segue, apenas acompanha Jesus.
  • Os discípulos estão perto de Jesus
  • A multidão esta longe de Jesus
  • Os discípulos querem ouvir e aprender
  • A multidão só quer olhar e assistir
  • Os discípulos tem o compromisso de seguir o Mestre o tempo todo.
  • A multidão segue até onde aguenta, ou acha que deve.
  • Enquanto a multidão quer as bençãos.
  • Os discípulos querem o dono da benção.
  • A multidão só quer ver milagre e receber profecia.
  • Mas os discípulos querem ouvir a palavra.
  • Enquanto a multidão foi atraída pela fama de Jesus.
  • Os discípulos foram chamados e escolhidos por Ele.
  • A multidão só encontra Jesus quando ouvem dizer que Ele fez algo incrível, então ela sai de casa e vai até onde Ele esta, por causa da notícia.
  • Mas os discípulos ficam com Ele o tempo todo. Eles andam com Jesus, dormem com Jesus e acordam com Jesus.

Eu preciso perguntar: Você é discípulo ou multidão? Em qual grupo você se encaixa melhor? Hoje em dia, as coisas na igreja estão muito misturadas e bagunçadas e por causa dessa bagunça que a multidão faz, pode ser que alguns discípulos acabem por se comportar como multidão.

Se você sabe que foi chamado pelo Senhor Jesus, então pare de querer apenas as bençãos, pare de correr atrás de profecia, discípulo de verdade quer ouvir a palavra. Pare de fazer apenas barulho, mas adore a Deus de coração. Deixa de ser multidão e volte a ser discípulo pois o mestre conta com você.

Se você acabou de descobrir que faz parte do grupo da multidão, não fique triste. O Senhor hoje te chama a mudar de lado. Olha o que diz na sua palavra:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

Você tem a chance de deixar de ser multidão e vir a Cristo como discípulo, se tornando um seguidor fiel.

Repare que junto ao velório tinha outra multidão. Uma multidão de habitantes da cidade de Naim, pessoas que não conheciam Jesus. E todos estavam tristes e chorando. Isso é normal e comum acontecer com um povo que não conhece Jesus.

A Cidade de Naim e a Fama da Viúva

O verso de número 12, revela-nos algo muito interessante. Uma mulher que era viúva estava velando o seu filho único. O que significa que ela já tinha perdido o marido e agora perdeu também o seu filho, o que é um pesadelo para as viúvas naquela época, já que ela ficaria sozinha e não havia muito amparo e consolo para uma viúva.

A cidade de Naim era pequena. Não há especulação de quantos habitantes havia naquela cidade, porém, a bíblia diz que uma multidão da cidade acompanhava o velório. O que nos permite fazer comparações, já que a bíblia também chama de multidão as pessoas que participaram da multiplicação dos pães por exemplo.

Na multiplicação, eram 4 mil homens, além de mulheres e crianças. E considerando que sempre existiu mais mulheres do que homens, vamos dizer que pra cada homem, tinha pelo menos 2 mulheres. Então esse número sobe pra 12 mil pessoas além das crianças.

Com base nisto, visto que Lucas diz que naquele velório tinham tantas pessoas que ele poderia chamar de multidão, creio que os presentes naquele velório era um número entre 8 a 15 mil pessoas. Então, fica a pergunta, que importância aquele velório tinha pra que tantas pessoas viessem a acompanhar?

Será que aquela viúva era rica? Será que o seu marido era importante na cidade? Ou talvez a profissão do marido e do filho eram importantes e fundamentais para uma cidade pequena; será que aquele jovem era o ultimo que exercia uma determinada e importante profissão? De modo que a sua morte, significava que a cidade teria que procurar um novo profissional em outras cidades?

É difícil saber porque havia tanta gente naquele velório. Pois você só vai ver um velório cheio de gente quando o morto era famoso ou importante. Mas seja lá qual for o motivo, uma coisa era certa; Toda a cidade conhecia aquela viúva. E se Lucas foi um cuidadoso pesquisador da história para escrever e registrar os fatos da melhor forma possível, então como ele não descobriu o nome daquela viúva?

Não sabemos o nome dela, porque sua fama era de viúva. Todos conheciam aquela mulher e sabiam que ela era viúva, o que significa que o velório do seu marido comoveu toda a cidade, igualmente esta acontecendo com o filho agora.

Ser famoso não é sempre uma coisa boa. No caso dessa mulher, ela era conhecida pela sua desgraça. Todos a conheciam e não era pela sua profissão, não era pela sua riqueza, nem pela sua moral ou boa conduta, mas sim, por que ela era uma pobre coitada e desamparada viúva que agora ficou abandonada no mundo por que o seu filho morreu.

Talvez a sua vida esteja assim; o que você fez de bom ninguém considera, mas todos lembram de você por causa do seu passado e eles já não lembram o seu nome, mas até quem chegou agora já te conhece pela fama de que você é como uma pobre e coitada viúva. Não tem fama pior do que esta. Você fica sem moral, sem status e sem amigos também. Porque ninguém quer ser amigo de um fracassado.

Porém, eu te digo, que Jesus já saiu de Cafarnaum e esta vindo ao teu encontro. No momento certo Ele vai chegar e tudo vai mudar, se prepare para uma grande virada da parte de Deus na tua vida.

As Dores da Viúva de Naim e a Compaixão do Mestre

viuva de naim

Essa viúva não chorava apenas por que o seu filho estava morto. Mas chorava também porque o seu marido estava morto, ela chorava porque sabia que agora estaria sozinha, ela chorava porque já tinha enterrado o marido e já sabia exatamente como esse velório iria terminar.

Ela chorava por antecipação da dor que ainda iria sentir; chorava quando pensava no dia de amanhã, chorava quando pensava que um dia a vida dela era perfeita… Já que para o Judeu, se casar e ter um filho homem é o maior sonho de todos, e essa mulher conseguiu isso, achou um bom marido, foi abençoada com um filho e agora… Estava sozinha de novo.

Filho na bíblia, representa sonho e promessa. No caso, o sonho que um dia ela sonhou, a promessa que havia se cumprido, agora deixou de existir, se pelo menos o seu marido estivesse vivo, nem tudo estaria perdido, pois eles poderiam tentar outro filho. Mas o marido já havia morrido a muito tempo e já não existe esperança nenhuma.

Todo o futuro daquela mulher estava comprometido e fadado ao fracasso, não havia solução possível. Porém, quando o Senhor a viu, a bíblia diz que ele se moveu de íntima compaixão por ela. Por que Jesus se incomodou e ficou sentido ao ver a situação daquela mulher? A bíblia não diz, mas será que seus olhos encheram de lágrimas naquele momento? É possível que sim.

O mestre se identificou com a situação daquela mulher. Quando a bíblia diz que Deus entende o nosso coração e o que estamos sentindo, isso é a pura verdade. E no caso da viúva, não era diferente. Jesus entendia muito bem o que ela estava passando, por que sua mãe aqui na terra, a Maria, a quem não devemos adorar, também era viúva.

E Jesus sabia que sua mãe também perderia o filho. Então ele como homem se moveu de íntima compaixão por ela, já que era uma situação parecida com a que ainda iria acontecer na família terrena dele. Ao mesmo tempo, como Deus ele entendeu o que aquela mulher já tinha passado com o marido e também o que ela estava passando agora. veja o que diz a bíblia:

Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações. Provérbios 21:2

Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:10

Tem uma multidão ao teu lado, mas você se sente sozinho? Todos acham que você chora pelo sonho que morreu ou a promessa que deixou de ser, mas ninguém imagina que a tua dor é muito maior do que isto? Assim como o Senhor sondou o coração daquela viúva e entendeu perfeitamente o que ela estava passando, da mesma forma hoje, Deus sonda o teu coração e compreende a sua dor.

Você não esta mais sozinho, porque Jesus já chegou e se compadeceu de ti. Desde os céus o Senhor olha para ti com olhar de misericórdia, você ainda esta chorando, mas saiba que sozinho não estás, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó esta contigo e Ele entende o que tu esta passando muito mais do que você imagina.

A Intenção de Jesus

Qual a intenção de Jesus, ou qual o seu propósito ao olhar para aquela mulher, se compadecer, se aproximar e dizer: Mulher, não chores.

Sabemos que Ele estava consolando ela com essas palavras. Mas por que Jesus tentou consolá-la? Uma vez que uma grande multidão da cidade de Naim estava presente naquele velório e certamente, aquela viúva veio escutando palavras de consolo durante todo o caminho.

Se tem uma coisa que a viúva estava cansada de ouvir eram palavras de consolo, ou tentativas de consolo. Afinal, era o máximo que as pessoas podiam fazer. Mas esse consolo que vem do homem não ajuda em nada, apenas nos deixa mais entristecidos, por que a ideia de que todos estão com pena de você, não anima ninguém.

Então, por que Jesus liberou palavras de consolo para a viúva de Naim? Era por que o bom e amado Mestre já tinha a intenção de fazer o milagre! E é por isso que o consolo de Deus é diferente. O homem quando consola, faz apenas isso, mas o nosso Cristo quando consola faz muito mais do que isto, Ele consola por que enxerga bem na frente e suas intenções são de vitória, de mudança e de providência.

Se você esta acompanhando essa palavra até aqui e se identificou com ela. É provável que você tenha ouvido Deus falar contigo através dessa palavra. E se isso estiver mesmo acontecendo, o Espírito Santo nesse exato momento agora, esta te consolando.

Se você pode sentir e perceber que o Espírito Santo de Deus veio te consolar, então se prepare, pois Deus só consola quando Ele esta prestes a fazer o milagre, Deus só consola quando a vitória esta bem perto. O homem apenas fala algumas palavras e nada mais, porém Deus vai muito além, ele consola e abençoa, consola e dá vitória consola e traz vida onde não há.

Quando Deus começa a Agir…

Após consolar aquela mulher, Jesus começa a agir imediatamente. Essa palavra é fiel, o nosso Deus após te consolar, já começa a agir no mesmo instante. Será que você pode ver pela fé o Senhor Jesus levantando a mão pra intervir no seu problema? Ele vai usar apenas um dedo, e toda força do mal que estiver em movimento, irá ser bloqueada!

Ele consolou aquela mulher e agora levanta a sua mão. Quando pensamos que Ele iria tocar no ombro da viúva pra continuar consolando ela, na verdade não; O bom mestre fecha a palma da mão levantando apenas um dedo e muito suavemente Ele toca no esquife.

As pessoas que carregavam o caixão estavam levando o sonho da viúva para o túmulo. A ultima esperança dela estava morta naquele caixão, aquilo que tinha sido uma grande conquista na vida dela, estava agora seguindo um caminho de morte e ela era obrigada a acompanhar o seu sonho até o cemitério.

Ela saiu da cidade acompanhando seu filho morto, e estava prestes a entrar no cemitério onde teria que deixar o seu sonho ali para sempre. Mas Jesus Cristo, nosso Senhor, com apenas um dedo fez tudo parar…!

Se a sua vida esta seguindo um caminho de morte; se você esta perto de enterrar o seu sonho para sempre; se as promessas morreram; se tem pessoas levando a sua ultima esperança, seu ultimo recurso; Então saiba que Jesus com apenas um dedo esta parando tudo agora!

Ele esta bloqueando e aniquilando as forças do maligno e colocando um ponto final nos planos de satanás, daqui em diante nenhum passo mais será dado, pois o Senhor hoje interveio no seu caminho, então se prepare para dar meia volta pois a estrada para a morte e perdição foi interditada, o caminho de morte foi bloqueado e você vai viver agora uma grande virada em sua vida que vem da parte do Senhor Jesus Cristo.

O Segredo de Jesus sobre o Teu Sonho que Você não Sabia!

O velório esta interditado, todos pararam de caminhar. É como se as pernas daqueles que levavam o defunto tivessem travado naquele instante. E uma vez aniquilada toda força do mal, o Senhor Jesus começa a falar.

Suas palavras são claras e objetivas. Ele se curva levemente na direção do menino, de maneira que suas palavras são direcionadas para o rosto e os ouvidos dele; e então o Senhor diz: “Menino….” . Em lugar de menino coloque o nome do sonho que você um dia teve e que até hoje estava morto. Ou até mesmo o nome da promessa que o Senhor te fez quando tu eras ainda uma criança, pois essa mesma promessa o Senhor trará de volta agora.

Então o bom mestre fala com voz calma e suave, mas firme e penetrante: “Menino… A ti te digo, levanta-te!”.

É incrível como aquelas palavras atravessaram o tempo e o espaço e pularam para a outra dimensão onde o jovem estava. E de lá do outro lado da vida o rapaz conseguiu ouvir a voz do amado Mestre. Eu não sei onde foi parar o teu sonho, e falo sério! Não faço a mínima ideia de em qual dimensão esta a promessa que lhe foi feita, mas preciso lhe dizer o que a palavra do Senhor significa.

Quando ele disse: “…Levanta-te!” Suas palavras atravessaram dimensões e viajaram pra longe em questão de milésimos de segundos. O que significa que não importa onde os teus sonhos foram parar… Não importa o quão longe foram se perder as promessas… Esteja onde estiver; As palavras do Senhor Jesus estão indo buscar o teu sonho agora. Seja lá onde for que você perdeu a promessa, as palavras de Jesus atravessam dimensões e todo tipo de barreiras físicas e espirituais; fique tranquilo, as promessas e os sonhos estão se levantando de novo na tua vida hoje, aqui e agora.

PS: Se você estiver em prantos agora, certamente são de alegria. Deixe as lágrimas rolarem, isso é importante para fortalecer a sua fé. Depois você continua a leitura.

Agora vamos descobrir um segredo que Jesus guardou sobre o teu sonho. Pense um pouco sobre o que Jesus falou. E você vai perceber que Ele falou como quem fala á alguém que esta vivo e não morto. Você nunca vai se atrever a falar com um morto e muito menos conversar com ele como se ele estivesse apenas adormecido.

Porém, Jesus não disse nada parecido com: Ressuscita, nem muito menos algo como: Volte a viver. As palavras que o Senhor falou, poderiam ser ditas por qualquer pai que vai acordar o seu filho de manhã para estudar. Essas palavras poderiam ser ditas por qualquer esposa que vai acordar o seu marido para trabalhar.

Já percebeu o que isso significa? Significa que na cabeça de Jesus aquele menino nunca havia morrido. Para o amado Mestre o jovem estava apenas dormindo. Assim como a filha de Jairo estava apenas dormindo também.

E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. (Mc 5:39)

Você chora porque toda a cidade diz que teu sonho esta morto. Todos que olham para ti dizem que não tem mais o que fazer, só resta enterrar e esquecer. Uma multidão da cidade acompanhava o enterro, e para todos eles, o menino realmente estava morto. Exceto para Jesus.

Essa palavra vem lhe dizer: Ainda que todos digam que o teu sonho morreu, ainda que ninguém acredite que há esperanças! Para o Senhor Jesus, o teu sonho não morreu, não! As promessas nunca estiveram mortas, o teu sonho nunca esteve morto para Deus. Foi só um período de sono. Ele apenas adormeceu, coisa que pode acontecer com qualquer pessoa.

Mas agora, o Senhor esta colocando de pé o teu sonho, você estava pensando em enterrá-lo por achar que tinha acabado… Mas Jesus levanta os teus sonhos agora, tirando-os de dentro do caixão da incredulidade, e entregando para você de volta; Deus esta colocando em tuas mãos os teus sonhos.

O que esta acontecendo agora em tua vida é exatamente isso: “”…. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe. “”

Se você acredita, recebe pela fé os teus sonhos de volta. Quando o menino começou a falar ficou provado para todos ali em redor que o sonho estava vivo. O Senhor Jesus entregou de novo para aquela mulher o seu filho para  que eles pudessem voltar juntos para casa. O que significa que você não deve se separar do teu sonho, pois ele  é seu, e somente seu. Pegue o teu sonho agora pela fé, e volte para sua casa.

Voltar para casa significa voltar pra onde você parou. Lembra que você estava indo muito bem, até que a tragédia aconteceu? Lembra que vocês viviam muito bem juntos até que a morte tirou isso de você? Então agora, o Senhor Jesus esta lhe devolvendo, teus sonhos e promessas estão vivos novamente, e você pode voltar pra casa, pode voltar a sonhar, pode voltar a fazer planos para o futuro, porque o sonho e a promessa estão de pé em tua vida. Amém.

————

Gostou dessa palavra? Edificou a sua vida? Compartilhe nas redes sociais. Click Aqui.

Gostaria de aprender a pregar dessa forma? Entre para o Clube de Pregadores.

Gostaria de Baixar esse Estudo? Click no botão abaixo para Fazer Download.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

44 Comentários

  1. wemesson

    irmão pregação muito forte deus falou grandemente comigo amem
    obrigado por me mandar estas pregações são muito boas tem me ajudado muito que deus lhe abençoe

    View Comment
    • leonardo dos santos

      pregador leonardo Santos de Porto Alegre; Achei profundo esse esboço pregador. Deus o abençoe grandemente! vou usar alguns topicos que vi por aqui.

      View Comment
  2. Boa noite pregador Manasses Louvador seja A Deus pela a sua vida e pelo talento que vc tem de preparar essas ministrações que o Senhor – lhe abençoe grandemente.

    View Comment
  3. Regina

    Pregador Manasses muito obrigado por essa mensagem, falou forte ao meu coração,que o Senhor Deus continue te usando cada vez mais.

    View Comment
  4. Gildazio

    A Paz do Senhor meu irmão Pregador Manasses, quero dizer que a gente nunca sabe tudo, descobri ao ler umas de suas mensagem. que você venha ser sempre esse canal de benção pra todos nois que te ouve atraves das mensagens ricas e abençoadas que você tem. ( que Deus te abençõe )

    View Comment
  5. fernando

    paz e graça irmão,gostaria de saber se tem como fazer o download desta pregação?

    View Comment
  6. Alexandre Costa

    Paz do Senhor irmão
    Quero dizer, acho muito edificante sua postura quanto ao evangelho e ensinar aos que buscam conhecimento!!!
    Eu louvo a Deus por sua vida, tenho aprendido muito com seus materiais e videos.
    Tenho uma pergunta, É errado usar uma pregação sua ou de outro pregador ,pois quando eu assisto ou leio, e me edifica, tenho vontade de compartilhar com a igreja.
    Que me diz?
    Obrigado por sua atenção!!

    View Comment
    • A paz do Senhor Alexandre.

      Vaso, copiar 100% a mensagem não recomendo. Você pode usar como base pra uma mensagem sua, você pode pegar os conhecimentos apreendidos aqui pra criar a introdução da sua mensagem. Mas pregar a mesma palavra 100% igual não recomendo. A bíblia tem revelação pra todo mundo, infinitamente. Leia a palavra, ore e peça a Deus uma mensagem.

      Deus abençoe

      View Comment
  7. Gesor Alisson de souza santos

    gostei muito deste estudo sobre essa mulher e muito interesante.

    View Comment
  8. CANTOR JEAN RIBEIRO

    A PAZ DO SENHOR PASTOR!
    ESSA MENSAGEM É MARAVILHOSA, JÁ PREGUEI MUITAS VEZES ESSA PASSAGEM BIBLICA MAIS COM ESSES MINIMOS DETALHES NÃO.
    DEIXA DEUS TE USAR.

    View Comment
  9. celma

    A paz do Senhor!
    Mensagem forte, de grande ensinamento, porém não consegui copiá- la para servir de base para formular a minha própria mensagem… Acredito que se está aqui, é para uso também… Por gentileza, responda ou nos envie no email

    View Comment
    • A paz do Senhor Celma.

      É para edificar a vida de nossos leitores.
      Coloquei um botão no final para que você possa baixar a mensagem.

      Deus abençoe.

      View Comment
  10. Pingback: A Pecadora que Ungiu os Pés do Senhor Jesus - Pregador Manassés

  11. marcos lima

    A paz do Senhor Jesus. Amados Irmaos
    Ate agora estou Chorando de Felicidade por ler este estudo foi e é algo que falou ao meu coração poderosamente A palavra de Deus se renova mais não perde o seu sentido/objetivo já tive a oportunidade de ministrar sobre este texto.Como Deus é poderoso, Deixa Deus te usar Meu Irmão você é discipulo.

    View Comment
  12. Pingback: 1 Reis 17 - A Farinha da Panela Não Vai Acabar e Nem o Azeite da Botija - Pregador Manassés

  13. Damiaõ

    Deus conhecer nossas necessidades e falou comigo
    através desta palavra que ele continue a te abençoar.

    fica na paz, amém?.

    View Comment
  14. Parabéns jovem e grande pregador. Palavra profunda, clara, reveladora e “Rhema” na minha vida e, certamente, o será na vida da Igreja.
    Muito obrigado pelo seu tempo e dedicação
    Bem sei que achar tempo para escrever é um grande desafio.
    Bp Marco Antonio

    View Comment
  15. Junior Lopes

    Que Jesus te abençoe nobre servo do Senhor, Deus te usou para falar fortemente comigo e abrir de forma grandiosa o meu entendimento.

    Obrigado do fundo do coração meu amado.

    View Comment
  16. William

    Paz do SENHOR VASO ,
    Palavra abençoada !!
    Continue caminhando como um discípulo , JESUS usa um abençoado para ser abençoador .
    Aprendi mais uma lição .

    View Comment
  17. JOSELITO FELIX DA SILVA

    A PAZ VASO DEIXA DEUS TE USAR NA TERRA , APRENDI BASTANTE COM SEUS DETALHES NESSA MENSAGEM DEUS TE ABENÇOE .MEU ZAP E-087-981017720 VIVO.ABRAÇOS .

    View Comment
  18. Marcelo Gonçalves Cardoso

    Maravilhoso ,mensagens abençoada o Senhor falou fortemente ao meu coração

    View Comment
  19. Rafael

    olá, pregador manassés
    Seus conhecimentos por intermédio da pessoa bendita do nosso senhor Jesus cristo, tem edificado minha vida espiritual. Adquiri mais conhecimento sobre essa passagem, através do conhecimento que Deus lhe concedeu !
    um abraço !!!

    View Comment
  20. Ismael

    a paz do Senhor irmão querido irmão Eu tenho acompanhado o seu trabalho e tenho visto agir de Deus em sua vida e queria está falando para um irmão que eu tenho certa dificuldade está preparando sermões .Deus tem falado muitas vezes comigo vai me usar mais eu querinha conselho do irmão ,eu creio que Deus falara atravez do irmao quero muito ser usado pelo senhor jeova pois assim como ele capassitou jeremias ele nos capassita para esta trabalhado na sua obra.cha agradeco o irmao e que Deus continue usado o irmao ,e peço o irmao que ore pormin .

    View Comment
  21. michele

    senti muito tocada pelo o espírito de DEUS nesta pregação!!! muito forte !!!

    View Comment
  22. Pedro

    Que mensagem impactante,forte e profunda. Deus bradou no meu coração com esse texto,que o Senhor Jesus continue te abençoando e abrindo cada dia mais esse Dom da palavra que ele te deu!!!!

    View Comment
  23. Irian

    A viúva de Nain não conhecia Jesus, mas Jesus a conhecia. Linda saber que mesmo a viúva por não conhecê-lo não podia sequer ter fé nEle, Jesus por uma grande compaixão, devolveu a alegria ao triste coração.

    Deus continue te usando em tão bela inspiração do Senhor. A PAZ DE CRISTO!

    View Comment
  24. Ronaldo Mendonça Silva. (diácono)

    Pregador manassés grande homem de Deus, o que mim chama atenção é que: Jesus não exigiu nada da viúva apenas teve compaixão ( ver.13 )

    View Comment
    • Sim.
      Cada situação é uma.
      Mas aos pecadores ele diz: Vai em paz, E NÃO PEQUES MAIS!
      isso é uma exigência de Deus, pois sem santidade ninguém verá o Senhor.
      Não podemos pregar que Jesus não exigiu nada dela, pois o povo pode interpretar mal isso, e achar que não precisam fazer nada, usando isso como desculpa para libertinagem.

      Deus te abençoe.

      View Comment
  25. wja

    não entedi : a mãe de jesus era viuva…
    me responde amado esta questão

    View Comment
  26. valdeilson

    Deus abençoe você meu irmão,Deus sempre fala ao nosso coração mesmo quando não esperamos,a paz do do Senhor Jesus

    View Comment
  27. Ruth Custódio

    ou meu Deus….nao tenho palavras pra agradecer a Deus…..foi um de despertar pra minha vida!!!!!! MEUS SONHOS NÃO. MORRERAM NÃO… APENAS DORME.

    View Comment
    • Ruth Custódio

      Parabenssss pregador.fostes usado por Deus pra transmitir essa poderosa PALAVRA…

      View Comment
  28. wilson rosa de paula

    querido que mensagem do céu .jesus te abençoe e ressuscite mensagem profundas como essa que fez um grande efeito em mim,vc nem imagina como ela me tocou profundamente .obrigado senhor pela vida de seu servo.

    View Comment
  29. olímpio nunes

    meu amado irmão que Deus continue te abençoando poderosamente, paz do senhor fica com Deus, essa palavra falou fortemente comigo, oh glória.

    View Comment
  30. Laura sabela

    A paz! Oxala k eu nao volte a estar no grupo da multidao e sim dos discipulos porque ja estive um dia! Mensagem muito rica. K Deus continue o usando pra transmitir a sua palavra poderosamente

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *