Mateus 11:28 Vinde a Mim Todos que Estão Cansados e Oprimidos

O apelo de Jesus que esta registrado em Mateus 11:28 dizendo: Vinde a Mim Todos que Estão Cansados e Oprimidos e eu vos aliviarei. É uma das mais belas frases do nosso Mestre, quando o assunto é chamar o pecador.

Vejamos o texto na íntegra:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30

Com a ajuda do Espírito Santo vamos mergulhar nesse texto e descobrir os tesouros escondidos por trás dessa palavra, e entender o que Deus tem para nós aqui. Eu já dei uma pauta aqui sobre o chamado de Mateus, que você pode passar por lá para conferir.

E eu acredito, que esse texto tem muito a ver com o chamado de Mateus, pois ele foi o único que lembrou de registrar esse apelo de Jesus. Você não vai encontrar esse texto em nenhum outro evangelho. Apenas Mateus se lembrou de registrar e eu acredito, que isso se deve ao fato, do próprio Mateus ter sido comovido e tocado por esse apelo do Senhor.

Afinal, como publicano ele levava uma vida sem graça. Repetitiva, era rico por ser um cobrador de impostos, mas igual a Zaqueu, sentia um vazio na sua alma e foi quando ele ouviu o apelo de Jesus Cristo, que seu coração se apaixonou pelo Mestre.

E por isso, toda vez que ele ouvia o Senhor Jesus pregar e fazer novamente o apelo, o chamado de amor para a salvação; Mateus se comovia junto com a multidão dos perdidos, porque isto fazia com que ele se lembrasse do dia em que Jesus lhe chamou. Sendo assim, vamos entender o que Jesus quer dizer com esse apelo.

Mateus 11:28 Vinde a Mim Todos os que Estão Cansados e Oprimidos…

mateus-11-28-vinde-a-mim-todos-que-estao-cansados

As primeiras palavras do Senhor Jesus tem alto valor e significado. Ele primeiro diz: Vinde a mim! É um chamado de atenção, é um convite para acompanhá-lo. É um chamado para andar com ele, para estar ao lado dele. Só esse simples chamado “Vinde a Mim…” é o suficiente para as almas sedentas se comoverem e vir após ele.

Mas como se isso não bastasse, o Senhor Jesus faz um filtro no chamado. Pois ele não esta chamando a todos, ou seja, o Senhor Jesus não quer que toda e qualquer pessoa venha lhe seguir… Ele quer ser seguido, acompanhado e andar ao lado somente dos que estão cansados e oprimidos! Sendo assim, se você não esta cansado, fique onde esta. Mas se esta aflito, se esta sobrecarregado de problemas, então venha a Cristo.

Porque será que dificilmente os ricos vem até Jesus? E não pense que os ricos, são aqueles que tem dinheiro. Como diria nosso Mestre… Na verdade, na verdade te digo, que os ricos não são os que tem dinheiro, mas são aqueles que acham que não precisam de ninguém, eles acham que não precisam de ajuda. E por isso, esses tais não vem até o filho do homem.

A Promessa

Quando jesus diz: Vinde a mim… Primeiro ele faz uma seleção, dizendo que são apenas os que estão cansados. E como se andar com Jesus fosse pouco, ele ainda faz uma promessa. Imagina que alguém esteja perguntando: Mas por quê, eu devo ir até você, Senhor? Então Jesus responde: Vem, porque eu vou te aliviar.

É basicamente uma proposta que Jesus esta fazendo. Me faz lembrar comerciais de marketing. Tipo assim: Você esta cansado? Você esta oprimido? Sua alma esta perturbada? Saia dessa vida, você não precisa ficar assim. Vem pra Jesus e receba o refrigério, seja aliviado! Não perca mais tempo, Ligue agora: Fé, Aceitação, Arrependimento e Confissão. E receba Jesus hoje mesmo!

Mas é claro que a intenção de Cristo é totalmente diferente da intenção de qualquer propaganda de marketing. Porque ele é 100% Verdadeiro. Justo. Bom. Fiel. Honesto. Amoroso. Bondoso. Misericordioso. Santo. Autêntico. Maravilhoso. Forte. Poderoso. Amável. Eterno…. E a lista é interminável.

É de fundamental importância saber o significado da palavra: Aliviar. Conforme nosso dicionário é: Tornar mais leve. E isso sugere que nosso Cristo esta dizendo que vai deixar o fardo mais leve. Ou seja, você tem um fardo, uma preocupação que lhe traz muito peso. E Jesus esta se oferecendo para te ajudar a carregar, assim, com Cristo levando uma parte do seu fardo, ele ficará mais leve. Então, a promessa é cumprida, o Senhor tornou seu fardo mais leve.

Porém, em outras traduções, esse mesmo texto diz: Vinde a mim, todos que estão cansados e sobrecarregados e eu vos darei descanso. A palavra descanso tem um significado bem diferente de aliviar. conforme nosso dicionário é: Ato ou efeito de descansar. E nós popularmente entendemos que descansar quer dizer ficar sem fazer nada.

Mas um outro significado para descansar é: Repouso ou folga. E folga esta relacionado a aliviar. Folga não é ficar sem fazer nada, mas é como algo que esta apertado ficando menos apertado. Ou seja, folgar é aliviar também. Logo, Jesus esta verdadeiramente dizendo que não vai levar sua cruz sozinho; Afinal, a cruz é sua, por que ele deveria carregar sozinho? Por isso, ele esta dizendo que vai dividir o peso com você.

A Orientação

Para ter o seu fardo aliviado, você não pode simplesmente se achegar a Cristo. Ele chamou sim, “Vinde a Mim…”. Mas para ter o seu fardo aliviado você precisa obedecer, colocando em prática um pedido simples do Mestre. E esse pedido é: Tomai sobre vós o meu jugo.

Encare isso como orientação de Cristo. Você é o discípulo que atendeu o chamado do mestre e ao se aproximar dele pergunta: Senhor, já estou aqui, porque me chamaste, agora me diga, como terei meu fardo aliviado? E o Senhor responde: Fácil, tome o meu jugo sobre ti.

Essa história de jugo é interessante. Pois Jesus estava falando com pessoas simples, que fazem trabalhos manuais, outras que trabalham com madeira, outras que plantam e colhem, outras que preparam a terra e assim por diante. São vários tipos de trabalhadores, ou no mínimo todos conhecem o trabalho do boi quando esta arando a terra e preparando para plantar.

o-que-significa-jugoPois jugo, é uma peça de madeira feita para juntar dois bois no trabalho arando a terra. Um boi sozinho por vezes se esgota muito rápido ao puxar as toras de madeira que arrastam na terra para que ela fique mole e muitas vezes um boi sozinho desvia do caminho, o que dificulta o processo do arar a terra e ele é obrigado a voltar e começar tudo de novo e tentar fazer o trabalho em linha reta.

Para não haver esgotamento, usam-se 2 bois puxando o mesmo carro, para juntos arar a terra. O problema é que os bois não entram em sintonia para trabalhar em equipe. Até que o carpinteiro resolveu o problema. Criou uma peça de madeira que é colocada no pescoço de ambos os bois, chamando isso de jugo. Com o jugo, os bois não conseguem se afastar um do outro, pois o jugo força eles a andarem juntos, trabalharem juntos, e o peso do carro fica dividido 50 a 50% pra cada boi, graças ao jugo.

Entendeu o que Jesus quis dizer com: “Tomai sobre vós o meu jugo” ? Ele esta te convidando para se prender á ele e andar sempre, sempre ao seu lado. Vocês vão caminhar e trabalhar juntos a partir de agora.

O jugo representa a palavra de Deus. Assuma a responsabilidade com essa palavra hoje, tome o jugo de Cristo e ande sempre ao lado dele, amém.

Que Deus abençoe a sua vida, sua família e seu ministério em nome de Jesus.

14 respostas para “Mateus 11:28 Vinde a Mim Todos que Estão Cansados e Oprimidos”

  1. Avatar de Raulina
    Raulina

    Eu gostaria de saber oque significa batismo com fogo?

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz do Senhor =)

      Nesse caso, o fogo significa juízo. Jesus batiza com Espírito Santo, ou seja, ele salva e liberta. Mas também batiza com fogo, ou seja, ele condena. Tem poder pra salvar e poder pra condenar ao fogo eterno.

      Procurei um estudo mais completo na internet, e achei um bem verdadeiro a respeito disso.
      Segue o link: http://www.estudosdabiblia.net/bd63.htm

      Deus abençoe.

  2. Avatar de alicelopes
    alicelopes

    gostei muito obrigado

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Acredito q batismo com fogo seria parecido com o batismo de línguas e não um julgamento ou condenação pois quem batiza é o Espírito Santo

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      A paz Rodrigo.

      Isso é o que você acha e quer acreditar.
      Mas devemos fazer a hermenêutica e exegese do texto. Faça isso e verá o que realmente o texto diz.
      Ficar aí achando coisas é o que leva a interpretações erradas e heresias.

  4. Como Estudar a Bíblia e Ler em 1 Ano – Pregador Manassés

    […] Jesus diz em Mateus 11:28 em diante: “”Vinde a mim, todos que estão cansados e oprimidos, que eu vos […]

  5. Avatar de .margareth do nascimento sousa
    .margareth do nascimento sousa

    Tenho desejo De aprennder e ser uma
    pregadora da palavra query term ascesso a seas mensagens

  6. Avatar de Severina Venancio dos Santos ( MISSIONARIA )
    Severina Venancio dos Santos ( MISSIONARIA )

    AMÉM EU APRENDI MUITO HOJE E COM CERTEZA VOU PASSAR A DIANTE TUDO QUE APRENDI DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O IRMÃO.

  7. Por que Sofremos?

    […] para baixo, humilhar. Paulo esta nos dizendo que podemos até sofrer humilhação ou sermos oprimidos, mas nunca seremos destruidos pelos nossos […]

  8. Avatar de flavio reis
    flavio reis

    efesios cap 1 v 13,em quem tambem vos, depois que ouvites a palavra da verdade,o evangelho da vossa salvaçao,tendo nele crido,fostes selados com o espirito santo da promessa}recebemos o batismo com o espirito santo no momento da converçao,afinal ele que convence o homem do pecado da justiça e do juizo,pastor ou quem seja nao tem esse poder de converter alguem, ainda em efesios cp 4 v 5,ha um so senhor,uma so fe,um so batismo},que Deus no abençoe e nos de entendimento a cada dia,o que aconteceu em atos dos apostolos foi o cumprimento do que o profeta joel ja havia dito joel cap 2 v 28.

  9. Avatar de jociélle de souza
    jociélle de souza

    aceitar o sacrificio de Cristo e ter Ele como nosso salvador,e ter isso como base de nossa fé e vida cristã, isso é que nos impulsiona a tomar sobre nós o jugo de Cristo…que seus prícipios nos diz” amar o próxímo como a ti mesmo”,e assim por diante. É isso que entendi??

  10. Mateus 11 28 | Se Liberte da Opressão Maligna – Mensagem

    […] Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:28) […]

  11. Avatar de ILSON
    ILSON

    Maravilhosamente bem esclarecido. Amei

  12. Avatar de LUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA
    LUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA

    Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies