Esboço de Pregação – Veja Como Fazer

A dúvida de todo pregador iniciante é: como fazer um esboço de pregação? É exatamente disso que vamos tratar hoje aqui, e tirar pelo menos 80% das suas dúvidas sobre esboço de pregação.

A ideia não é impor a você um padrão super difícil de alcançar que só de olhar, você imagina que nunca vai conseguir fazer igual. Isso é coisa de universitário e exigentes que acham que tudo na vida precisa ser difícil.

Porém é importante você perceber que para fazer um esboço de pregação existem vários caminhos que podem ser escolhidos. E aqui, o objetivo é facilitar a sua vida, principalmente se você esta começando e gostaria de dominar o esboço e se familiarizar com ele para pregar a palavra de Deus, com esboço, igual aos grandes pregadores da história.

E para facilitar sua vida, vamos abordar um esboço do ponto de vista do Guia Prático pra Elaborar Sermões do Clube de Pregadores. Você pode baixar esse guia gratuitamente clicando aqui.

Vamos usar esse guia como base e te mostrar os passos simples e fáceis de seguir para elaborar o seu esboço.

Esboço de Pregação – Veja Como Fazer

Esboço de Pregação - Veja Como Fazer

Vale lembrar que não vamos nos preocupar com o tipo de pregação, se é temática, textual ou expositiva. Pois levantar essa classificação, ao invés de ajudar o iniciante, só atrapalha, porque você fica preocupado em ser temático ou expositivo ou textual, e acaba não tendo foco na mensagem que será entregue e a limitação de conhecimento suficiente para ser temático ou expositivo, acaba travando você em algum momento do processo.

Por isso, vamos apenas manter o foco na criação do esboço de pregação através da fórmula simples que o Guia Prático pra Elaborar Sermões nos proporciona. E deixando bem claro aos fiscais de plantão que isso é para iniciante e não para pregador avançado!

Esse método é simples e foge as regras mais rígidas justamente para não limitar o iniciante que ainda não entende bem a hermenêutica e a exegese e não teve recursos ou tempo para fazer um curso completo de homilética como o nosso Clube de Pregadores, por exemplo!

1° Passo: Escolha o texto bíblico ao qual você pretende extrair uma mensagem

Para escolher o texto ao qual se pretende ministrar não precisa fazer nenhum tipo de ritual. Eu sei que os metidos a pentecostais e que se acham super espirituais dizem que a mensagem precisa vir de Deus. Mas o que eles não entendem, é que a bíblia já é uma mensagem que vem de Deus. E por isso, qualquer texto que você escolher para ministrar, será Deus falando através da bíblia conosco!

Então não fique preso em sacrifícios como jejuns e votos estranhos para Deus revelar o texto certo! Apenas escolha o texto e pronto! E saiba que toda a bíblia é inspirada, e em cada texto ou parágrafo que ela contem é possível extrair uma pregação edificante.

Apenas escolha o texto, isso não pode ser difícil, caso contrário, você vai levar meses para extrair uma mensagem e elaborar um esboço de pregação; e isso só interessa aqueles que não desejam que você adquira experiência pregando a palavra e nem fique afiado nela.

Leia também Esboços de Pregações – 3 Motivos para não Usar

2° Passo: Medite no texto, pense sobre ele!

Texto escolhido? Maravilha, você já deu um importante passo para elaborar um esboço de pregação. Agora faça uma oração ao Senhor e peça para o Espírito Santo para iluminar seus pensamentos. Tenha certeza de Ele fará isso. E não fique esperando algum sinal após a oração!

Tendo já se aproximado de Deus pela oração, você vai meditar no texto. Comece a pensar sobre ele. Com uma técnica simples que é, fazer perguntas ao texto, é possível descobrir muitas coisas! Mas pense e medite bastante sobre o texto e depois procure confirmar suas conclusões e pensamentos em estudos bíblicos para ter certeza que você não esta criando nenhuma heresia.

Se você escolheu um texto, relativamente fácil, irá conseguir ter várias conclusões e argumentos facilmente, mesmo sendo apenas um iniciante.

Se quiser saber mais sobre esboços Clique Aqui

3° Passo: Procure lições no texto Bíblico

Agora, estamos muito perto de começar a rascunhar seu esboço de pregação. Você deve procurar pelo menos 3 lições que podemos colocar em prática nos dias atuais. E as 3 lições podem ser sobre assuntos diferentes, não importa!

O importante é que elas estão no mesmo texto, e isso garante que sua mensagem não será nenhum tipo de salada. Procure ensinamentos, situações com a qual podemos aprender, mandamentos, princípios, um exemplo que devemos seguir, peça ao Espírito Santo que te ajude a encontrar 3 lições dentro do texto.

Essas 3 lições serão os 3 tópicos do seu esboço de pregação. E perceba que até agora não começamos nosso esboço. Mas já temos informações suficientes para rascunhar alguma coisa.

4º Passo: Pegue papel e caneta!

Agora fica fácil. Você deve começar a copiar e preencher os campos abaixo, onde o corpo do seu sermão já esta previamente definido, conforme você acompanha no nosso Guia Prático pra Elaborar Sermão.

Seu Tema será: 03 Lições que Aprendi com ((Coloque aqui o Assunto Bíblico ou Personagem Bíblico))

Exemplos;

  • 3 Lições que Aprendi com Jó
  • 3 Lições que Aprendi com Ana
  • 3 Lições que Aprendi com Paulo
  • 3 Lições que Aprendi com Jesus

Sua Introdução:

Fale brevemente sobre o texto bíblico que você leu e explique o que esta acontecendo no texto e anuncie que existem 3 lições que esse texto nos ensina e porque essas lições são importantes para a igreja nos dias de hoje.

Tópico 1 – Lição 01: ((Coloque o título da primeira lição))

Fale como encontramos essa lição no texto, o que tem no texto que nos ensina essa lição e explique o que acontece se não praticarmos essa lição. Termine explicando como o ouvinte pode fazer para começar a praticar essa lição.

Tópico 2 – Lição 02: ((Coloque o título da segunda lição))

Fale como encontramos essa lição no texto, o que tem no texto que nos ensina essa lição e explique o que acontece se não praticarmos essa lição. Termine explicando como o ouvinte pode fazer para começar a praticar essa lição.

Tópico 3 – Lição 03: ((Coloque o título da terceira lição))

Fale como encontramos essa lição no texto, o que tem no texto que nos ensina essa lição e explique o que acontece se não praticarmos essa lição. Termine explicando como o ouvinte pode fazer para começar a praticar essa lição.

Sua Conclusão:

Aqui você vai explicar em poucas palavras a importância dessas lições em nossas vidas, e o que a igreja deve fazer a partir de agora, ou a partir de hoje! Você também pode trazer a conclusão apenas da lição mais importante, por exemplo, se a lição mais importante falou sobre arrependimento; Então você deve exortar a igreja a se arrepender.

Para quem Deseja se Aprofundar Cada Vez Mais

Viu… Com a orientação certa e o passo a passo adequado não é tão difícil elaborar um esboço de pregação. Se você quiser ver um exemplo de esboço bem mais complexo e detalhado, você pode conferir aqui. Agora, você tem 3 opções pra seguir.

Opção 01 – Você pode baixar o nosso Guia que já vem com toda essa explicação em PDF, e dessa forma você poderá imprimir para estudar mais a fundo essa técnica de criação de esboço de pregação. E pra fazer isso, se inscreva gratuitamente aqui.

Opção 02 – Se você deseja se aprofundar cada vez mais, temos um curso completo de homilética avançada em nossa escola online. O Clube de Pregadores. Clique para conhecer.

Opção 03 – Você pode simplesmente não fazer nada e continuar do jeito que esta. A decisão é sua.

Se gostou desse ensino, deixe seu comentário abaixo.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

2 Comentários

  1. Pingback: Por Onde Começar a Fazer uma Pregação? Como Durar Mais Tempo?

  2. Damião PAULINO

    a paz do senhor pastor manassés,maravilhoso material para mim que tenho pouco conhecimento ainda e de grande valor abri-me novos horizonte

    Deus te abençoe

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *