Os 3 Chamados de Deus para Você

Os 3 chamados de Deus para você. Esse é um Esboço de pregação pentecostal sobre família, com foco nos filhos e nos jovens. Onde a mensagem se concentra em falar aos filhos, mostrando que Deus tem não apenas 1, mas 3 chamados para eles.

Porém a mensagem se sobressai estendendo a todas as faixas etárias, uma vez que o terceiro chamado é para todos. Você pode baixar o esboço completo no final da página.

3 chamados de Deus para você - esboço de pregaçao pentecostal sobre familia

Mensagem ministrada na campanha da Família, Assembléia de Deus ministério Sopro Divino. Pelo Pregador Manassés. Você também pode pregar assim ou melhor, aprenda como pregar a palavra de Deus, no Clube de Pregadores.

Os 3 Chamados de Deus para os Filhos

Texto Base: Isaías 8:18

Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor, por sinais e por maravilhas em Israel, da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte de Sião.

Introdução

Toda criança, todo adolescente e todo jovem, já se perguntou uma vez: O que Deus tem pra minha vida? Será que Deus quer algo comigo? Será que Deus tem um chamado pra mim? E quando adultos, após crescer, se casar, começar a trabalhar, ver a idade chegando, marcas no rosto aparecendo, tendem a parar de fazer essa pergunta, achando que Deus não tem chamado para com eles.

Mas hoje, com a ajuda do Espírito de Deus, quero mostrar a vocês os 3 chamados de Deus para sua vida, que começam desde sua juventude e te acompanham até o fim de seus dias. Saibam meus irmãos, que nosso poderoso Deus tem um chamado na vida de cada um de vocês, conforme a sua santa palavra!

Tópico 01 – Chamados para ser uma Benção!

1.1 Uma Benção para a Nação!
Is 8;18. “Por sinais e por maravilhas em Israel”. Israel é o nome dado a nação, por causa do patriarca Jacó, logo os filhos são sinais e maravilhas para toda a nação! Isso ajuda a entender porque você não nasceu em outro país, foi porque Deus te deu como sinal para essa nação, e como maravilha para essa geração. Nosso Deus é grande não pensa pequeno, não sonha limitado e sempre faz grandes coisas! Somos nós que nos diminuímos e nos limitamos. Portanto, comece a entender, você foi chamado como sinal e maravilha para esse país.

1.2 Uma Benção Dada por Deus para HOJE
“Com os filhos que me deu o Senhor”. Nós, como filhos! Somos dados por Deus, assim declara Jacó para Esaú em Gn 33;5 dizendo:”…São os filhos que me deu o Senhor.” Ou seja, você é um presente de Deus para sua família, um presente do Senhor para essa nação, uma dádiva que Deus deu ao mundo para essa geração. Já desejou ter nascido em outra época? Já se perguntou porque você veio ao mundo agora? É porque Deus quer te usar agora, como presente de Deus, você foi dado para abençoar sendo usado por Deus aqui e agora.

1.3 Uma Benção para a Família desde o Nascimento
Sl 127;3. “Filhos são herança do Senhor”. Herança é sempre coisa boa, é sempre benção! Você herança de Deus para sua família, para fazer alegria de seus pais e abençoá-los! Você não foi chamado pra ser uma benção só depois de grande, foi chamado pra ser benção desde o dia em que nasceu, porque você é herança do Senhor.

Em Gn 39;5. Vemos que Deus abençoou toda a casa de Potifar por causa de José, e o mesmo Ele fará na sua vida, basta você entender isso, que foi chamado, escolhido, ungido, separado pra fazer a diferença e trazer a benção do Senhor por onde passar! Tome posse dessa palavra e acredite, você foi chamado pra ser benção e abençoar os pais, abençoar a família,a casa, o Brasil e toda essa geração!

Lembra o que Deus disse a Jeremias?

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Jeremias 1:5

Você foi chamado pra ser benção desde o seu nascimento! A partir de hoje o inimigo não te engana mais, querendo dizer que você não presta, não vale nada, não tem futuro etc e etc. Porque você já sabe, que foi chamado pra abençoar! E igual a você Josué também foi chamado por Deus, portanto, o que Deus falou a ele vale para você hoje:

Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Josué 1:5

Tópico 02 – Chamados pra Obedecer e Abençoar a Família

2.1 Ser Benção para a Família é Obedecer aos Pais.
Is 8;18. “Somos sinais e maravilhas em Israel”. Sinais e maravilhas são bençãos de Deus para aqueles que recebem esses sinais e vivem maravilhas. E os filhos são esses sinais para Israel. Israel é o nome que Deus deu a Jacó quando este lhe resistiu, logo Israel é a família deles. O que significa que você foi chamado pra ser benção para sua família. E como ser uma benção na família? Simples, obedecendo aos pais.

2.1.2 Obediência e Cuidado “dedicação” não se separam!
Pv 23;22. “Ouvir ao Pai e cuidar da mãe”. A bíblia deixa claro o nosso chamado para com nossos pais, você foi posto nesse mundo através de um casal, e deve a seus pais sua obediência e cuidado.

2.1.3 Obedecer aos Pais é Justo ao Senhor.
Ef 6;1. “Obedecer aos pais é justo”. Todo adolescente reclama de ter que lavar uma louça, um banheiro, varrer a casa e etc. Mas pela bíblia, obedecer ao seu pai e sua mãe é justo diante de Deus. O que significa que ao obedecer, você é visto como filho justo! Ao desobedecer, você é visto como injusto! E sobre os injustos a bíblia diz:

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? 1 Coríntios 6:9

Porém dos justos ela diz:

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Salmos 37:25

2.2 O Segredo de Deus para Viver Muito e Viver Bem
Ef 6;2-3. “honra a teu pai e tua mãe, para viver muito”. Como você irá abençoar seus pais sem obedecê-los? E a bíblia é clara ao afirmar que o filho que desonra seu pai não vai muito longe, sua vida é difícil e curta na terra. Pois aquele que honra, “irá bem” quer dizer, viverá bem e viverá muito!

2.3 Junto a obediência esta a Adoração a Deus
Cl 3;20. “Obedecer aos pais é agradável a Deus”. Quando você obedece seus pais, você os abençoa, pois eles ficam felizes ao saber que podem contar com você. E isto é agradável a Deus, ou seja, é um louvor ao Senhor, obedecer aos pais é adorar a Deus, pois assim você esta fazendo a vontade de Deus! 1Sm 15;22.

2.3.1 O Exemplo de Jesus
Lc 2;51. Jesus mesmo sendo Deus e sabendo que tinha uma missão dada pelo Pai do céu, (porque ele disse: “Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu pai Lc 2;49”) obedecia aos seus pais, a bíblia diz que ele era sujeito em tudo! Ou seja, em tudo lhes obedecia. Não importa o tamanho do seu chamado, ele não esta acima da palavra de Deus que diz pra honrar os pais sendo obediente.

Ec 3. Pra tudo tem o tempo, e Jesus sabia que seu tempo ainda não tinha chegado, portanto, ele sendo jovem, era obediente. Você canta bem? Mas isso não esta acima de obedecer seus pais caso eles achem melhor você não ir em tal lugar cantar. Você prega bem? Mas isso não significa que pode desobedecer seus pais, caso eles peçam pra você não ir pregar hoje. Siga o exemplo de Cristo, mesmo sabendo que tinha responsabilidades para com Deus, foi obediente aos seus pais.

2.3.2 O Exemplo de Samuel
1Sm 2;17,18. Enquanto os filhos de Eli andavam em pecado, Samuel ministrava perante o Senhor. É outro grande exemplo de obediência aos pais, porque obedecer não se resume em apenas cumprir ordens, mas seguir a orientação e o exemplo dos pais. Samuel tinha um pai piedoso e uma mãe fervorosa, que subiam ao templo todo ano. E vê-lo ministrando ao Senhor era o prazer de seus pais, pois foi pra isto que ele foi dado ao Senhor. Obedecer é justamente seguir o caminho que agrada aos pais e ao Senhor.

2.4 O que a Bíblia Diz sobre Filhos Rebeldes e Desobedientes
Rm 1;30. “desobedientes a pais e mães”. A desobediência é coisa de ímpio, de pessoas que rejeitaram a Deus e foram entregues as paixões do mundo.

Ex 21;15. Desobedecer os pais traz morte. Lv 20;9. Maldizer os pais traz morte. E a própria lei ordena que filhos rebeldes sejam mortos Dt 21;18-21.

Pv 28;24 Explorar os pais é ser usado pelo inimigo. Você Não foi chamado para isso, para trazer morte sobre sua família, você não foi chamado pra ser usado pelo inimigo explorando seus pais, você não foi chamado para ser desobediente trazendo assim maldição para sua família, mas você foi chamado pra abençoar sua família e ser abençoado.

Envolvendo a Igreja

Agora você já sabe que a desobediência é contra a benção, e que não tem como ser uma benção e seguir seu chamado se você for desobediente, pois rebeldia não vem de Deus. Ela começou com satanás, quando se rebelou contra Deus. E tudo que ele quer é te fazer igual a ele, desobedecendo a Deus. Satanás leva pessoas pelo caminho da desobediência desde o Éden, quando enganou o primeiro casal fazendo eles desobedecerem a palavra de Deus.

Mas Deus tem planos diferentes para você, te chamou pra ser uma benção, e isso começa obedecendo a palavra de Deus.

Quero fazer um pedido agora, você que é filho, mora com seus pais, e eles estão aqui na igreja. Vá até eles, saia do seu lugar, vá até seu pai e sua mãe, dê um abraço e peça perdão pelas vezes que você foi desobediente, pelas vezes que você explorou seus pais, peça perdão e isto será agradável ao Senhor e sua família será abençoada. Então, você poderá começar hoje a ser a benção que Deus deu aos seus pais, a herança do Senhor para sua família.

Tópico 03 – Chamados para Servir ao Senhor sendo Usados por Deus

3.1 Chamado pra servir ao Senhor e ser Usado por Deus
Is 8;18. “por sinais e por maravilhas”. Não tem como ser sinal e maravilha se não estiver sendo usado por Deus. E não há motivo para sinais e maravilhas se não for para servir aos propósitos divinos! Logo, você foi chamado pra servir a Deus, como também foi chamado para ser usado por Deus. A pergunta é: Você quer ser usado pelo Senhor? Js 3;5 Santificai-vos hoje, amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós!

3.2 O Chamado é para Você! Não Importa a Idade
Js 8;35. Josué lê a palavra do Senhor diante de todos, homens e mulheres, grandes e pequenos, jovens e crianças. Portanto, a palavra de Deus é para todos, não importa sua condição, idade, sexo, cor, raça, tamanho! A palavra é para você! Quanto tempo você houve e estuda a palavra de Deus? Alguns meses? Alguns anos? Desde criança? A palavra é para você em todas as fases da sua vida, porque Deus esta te chamando para servir a Ele sendo usando por Ele! Rm 11;36 “Porque Dele, por Ele, para Ele são todas as coisas, Gloria pois a Ele eternamente. Amém.”

3.2.1 Toda Família pode e deve Buscar ao Senhor
2Cr 20;13. “Todo o Judá estava na presença de Deus, como também suas crianças, as suas mulheres e filhos.” Toda a família buscando ao Senhor, todos na presença de Deus. Pois o Senhor chamou a todos para lhe servir e serem usado por Ele.

3.3 Mesmo crianças, podem chegar a Deus e sentir sua presença.
E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
Neemias 12:43

Mt 21;14-16. “Crianças louvando a Deus”. Até as crianças se alegraram no Espírito na presença de Jesus que curou muitos enfermos, ao ser questionado pelos sacerdotes e escribas, Ele disse: Da boca das crianças suscitaste o perfeito louvor! Ou seja, não tem idade pra entrar na presença de Deus, você pode servi-lo agora, adorá-lo, dizer que Ele é santo, justo, fiel, poderoso, e sentir sua doce presença.

Em Marcos 10;14 Jesus ordena que deixem as crianças virem até sua presença! Se até crianças que ainda não tem entendimento e maturidade podem se aproximar, muito mais você que já entende o chamado de Deus em sua vida!

3.4 Deixe Deus Usar a Sua Vida!
Et 4;14 Mardoqueu disse a Ester que se ela não fizesse nada, Deus enviaria socorro de outro lugar. O que significa que a vontade de Deus será feita de um jeito ou de outro! Com ou sem você, Deus irá executar seu plano divino. Independente de você seguir o seu chamado ou não, o Senhor irá fazer a vontade Dele. Então deixe ser usado por Deus nessa geração, seja o instrumento de Deus, a arma secreta de Deus contra o inimigo.

3.4.1 Se Queres ser usado, Deus vai te encher do Espírito Santo!
At 1;4 e 8. Antes de Deus usar seus discípulos pregando o evangelho e curando os enfermos, ordenou que esperassem pra ser cheios do poder. Deus sempre trabalha dessa forma, primeiro ele te enche de poder, depois Ele começa a te usar.

  • Antes de levantar a Davi como rei e antes de usá-los pra lutar e vencer as batalhas do Senhor, primeiro Deus lhe encheu do Espírito Santo. 1Sm 16;13.
  • Quando Josué estava cheio do Espírito Santo ele foi separado por Deus pra sucessor de Moisés. Nm 27;18.
  • Antes de usar a Eliseu primeiro ele recebeu a capa de Elias, símbolo da presença de Deus. 2Rs 2;14.
  • Antes de usar o apóstolo Paulo, primeiro ele foi cheio do Espírito Santo. At 9;17.

Por isso, não se engane, Deus vai encher você com o Espírito Santo para então usar a sua vida nessa terra com sinais e maravilhas!

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
Atos 2:39

Conclusão

Entenda que o Senhor chamou você, pai, mãe, filho para servir e ser usado por Ele nessa terra. Abrace o chamado do Senhor, a partir de hoje sua vida será diferente. E se você acredita nesse chamado, se coloque de pé, para fazermos uma oração, e o Senhor Jesus irá derramar do seu Espírito sobre todos aqueles que entenderam que foram chamados por Deus pra ser uma benção, chamados pra obedecer aos pais e a palavra do Senhor e chamados para servir e ser usado por Deus.

Mais informações sobre esse esboço:
Elaborado por: Pregador Manassés.
Tempo da Mensagem: Mínimo de 60 minutos.
Ocasião: Campanhas sobre família e congressos de jovens.
Dedicado aos alunos do Clube de Pregadores.

Aprenda a Como Pregar a palavra de Deus com unção e ousadia no Espírito Santo. Inscreva-se na escola Clube de Pregadores.

Clique Aqui para Baixar o Esboço Gratuitamente.

5 respostas para “Os 3 Chamados de Deus para Você”

  1. Avatar de paulo cesar pedroso dos santos
    paulo cesar pedroso dos santos

    boa e essa palavra,exelente mensagem aprendi muinto adorei muinto bom.

  2. Avatar de Missionario Wagner
    Missionario Wagner

    Parabens , bencao de Deus essa palavra !!!

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Mensagem abençoada, Deus continue te usando sempre!!!!

  4. Avatar de MARA MELLO MARTINS
    MARA MELLO MARTINS

    ALIMENTEI A MINHA ALMA COM ESTA MENSAGEM. QUE DEUS TE ENCHE SEMPRE DO ESPIRITO DA SABEDORIA.

    1. Avatar de Rute
      Rute

      Palavra abençoada
      Glória a Deus,quero aprender mais e mais de Deus ,da palavra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies