Esboço Pregação de Ana Mãe de Samuel – As Virtudes de Ana

Esse esboço pode ser usado como Pregação de Ana Mãe de Samuel, em cultos de mulheres, jovens ou ainda também como estudo bíblico em culto de ensinamento. Essa mensagem foi ministrada na Assembléia de Deus, ministério Sopro Divino, Itaim Paulista, em São Paulo. Também repassei no Youtube em estudo bíblico, na série Mulheres da Bíblia.

Essa pregação de Ana, é uma mensagem na qual podemos aprender com Ana, conhecer melhor quem era Penina, entender que existem peninas ainda hoje em nossas vidas, crescer cada vez mais na presença de Deus.

pregação de ana mae de samuel

Esboço de Pregação de Ana Mãe de Samuel

Tema:  As Virtudes de Ana

Texto base: Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.
E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. 1 Samuel 1:1,2

Introdução: A história de Ana nos traz lições incríveis, pois revelam as virtudes de uma mulher que verdadeiramente era temente a Deus. Ana é a primeira mulher de Elcana, segundo a tradição o homem tinha permissão de ter outra mulher, caso a primeira não tivesse filhos. E para continuar sua descendência, chega Penina na família. Normalmente, a chegada de uma outra mulher, diminui o amor da primeira, principalmente porque a mulher só tinha valor na sociedade se gerasse filhos.

Porém, Ana é uma mulher que consegue se sobressair sobre Penina, mesmo sem ter filhos, a chegada de Samuel não foi o que provou o valor de Ana, mas sim o fato de ela continuar sendo muito amada por seu marido, ainda que não tivesse filhos, durante anos, conquistando-o com seu jeito de ser. Nessa mensagem, vamos conhecer as virtudes de Ana, que garantiram para ela o amor do esposo, a benção do sacerdote, a resposta de Deus!

Tópico 01 – Ana é a Mulher Ideal para seu esposo Mesmo sem Filhos!

➨  Ana é uma mulher encantadora por si só. Algumas mulheres só conseguem ser atraentes se estiverem bem vestidas e maquiadas. Porém, Ana, andava triste e ainda assim estava linda o bastante para ter o amor do seu esposo. O que significa que Ana tinha qualidades que superavam Penina com todo seus filhos juntos. Filho é necessidade naquele tempo, porém as qualidades de Ana superavam isso.

➨  É difícil se apaixonar por uma mulher que vive triste, porém a beleza de Ana por dentro, era tão superior a de fora, que Elcana conseguia enxergar essa beleza além do semblante triste.

➨  A Penina irritava Ana, porque tinha filhos enquanto Ana não os tinha. Significa que Penina valorizava o “ter” e não o “ser”. E por isso Elcana amava Ana, porque enquanto Penina apenas tinha, Ana era!

Tópico 02 – Ana não Murmurava, Mas Mantinha sua Humildade

➨  Ana não exigiu nada do seu marido. Não pediu pra ele orar junto com ela. Não exigiu dele fé pra crer no milagre. Não exigiu que ele repreendesse Penina, mesmo sabendo que ele o faria porque a amava. Não coloque a culpa na fraqueza do marido ou ausência dele, busque ao Senhor você, o marido é santificado pela esposa. 1Cor 7;14.

➨  Ana não respondia Penina, não retrucou, não ofendeu, mas suportou calada. Não dê lugar ao diabo. Ef 4;27. Não desconte seus problemas nos outros, nem nos inimigos. Rm 12;21.

➨  Ana não usou de ignorância com o sacerdote Eli. Ela disse: “Meu Senhor”. Submissa, obediente, temente a Deus. O que significa que não importa o que fazem com você, mas importa muito como você reage. Hb 13;7.

Tópico 03 – Ana Serve a Deus de Coração

➨  Conforme verso 7, todo ano eles subiam para adorar ao Senhor.  E toda vez Penina irritava a Ana, mesmo assim ela não deixava de subir a casa do Senhor no ano seguinte, para adorar ao Senhor. Ela vem a casa do Senhor adorar, mesmo que com a inimiga ao seu lado.

➨ Verso 12. Ana fazia longas orações na casa do Senhor, não tinha pressa de sair da presença de Deus. Estamos vivendo um tempo onde o círculo de oração mais circula do que ora.

Tópico 04 – Ana era Fervorosa, Agradecida e Generosa!

➨  Ana fez um voto ao Senhor, prometendo devolver o que mais queria, isso é gratidão e generosidade. Se contentou em apenas gerar o menino, humildade! A resposta de Deus foi imediata. Pois o sacerdote a abençoou, no verso 17.
Ana creu nessa palavra, ainda que o sacerdote Eli não era um exemplo, pois ninguém é perfeito, ela colocou sua fé em ação. A prova é que Não ficou mais triste, verso 18, e ainda se levantou de madrugada junto com seu esposo para adorar ao Senhor.

➨ Após receber a benção, ela o levou a casa do Senhor como prometeu, verso 24, mas também levou mais uma oferta ao Senhor além do menino. Isso é uma mulher mais do que agradecida a Deus.

CONCLUSÃO: Ana é uma mulher: Ideal, Bonita por Dentro, Que não Murmura, Serve a Deus de coração, Fervorosa, Agradecida, Generosa, Humilde e Fiel ao Senhor.


Veja também um completo Estudo Bíblico sobre Ana 1Samuel 1. Clique Aqui 

Mais informações sobre esse esboço:
Elaborado por: Pregador Manassés.
Tempo da Mensagem: Mínimo de 60 minutos.
Ocasião: Culto de irmãs, encontro de mulheres, culto de ensinamento.
Dedicado aos alunos do Clube de Pregadores.

Clique Aqui para Baixar o Esboço Gratuitamente.

Pegue mais na seção de ESBOÇOS. Veja pregações completas Aqui Pregações Evangélicas

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus.
Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *