Casal Nota 10 – Elcana e Ana | Mensagem para Casais

Casal Nota 10 – Elcana e Ana

Ela fez um voto, dizendo: — Senhor dos Exércitos, se de fato olhares para a aflição da tua serva, e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tua serva, e lhe deres um filho homem, eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias da sua vida, e sobre a cabeça dele não passará navalha. (1 Samuel 1:11).

Existem muitos casais na bíblia onde o homem é mais forte, espiritualmente falando, do que a mulher. E isso é normal, é assim que deve ser mesmo, o homem deve ser o sacerdote da casa.

Porém, há alguns casos, como por exemplo o de Áquila e Priscila (At 18:19. Rm 16:3. 1Co 16:19), onde a mulher é mais forte espiritualmente do que o homem. E a mesma coisa acontece também no casamento de Elcana e Ana.

O que aprendemos com isso? Ora, fica claro que nem todo homem esta pronto para ser o sacerdote do lar. Falta-lhes maturidade espiritual, conhecimento, sabedoria, vida com Deus, intimidade com o Senhor e com a esposa, e por causa de tudo isso, acabam fazendo loucuras como fez Elcana.

Quando o homem não assume sua função de líder que é dar exemplo, e de sacerdote que aproxima a família de Deus, logo a sua esposa sofre muito. Infelizmente, existem muitos casamentos assim hoje em dia.

Elcana trabalha, sustenta a casa, paga as contas e frequenta a igreja. Ele faz tudo certo, só que erra no principal. A parte mais importante do casamento, Elcana erra, e erra feio!

E qual é a parte mais importante do casamento? Ora, segundo a bíblia, é fazer sua mulher feliz. (Dt 24:5).

Ao invés de Elcana orar por sua esposa, seguindo o exemplo de Isaque que orou durante 20 anos para que Deus abrisse a madre de Rebeca (Gn 24:20,21,26); o que Elcana fez? Casou com outra mulher… Oh santa burrice. (desculpe a expressão).

Como diria Jesus: Ó néscios, e tardios de coração para crer tudo o que os profetas disseram! (Lc 24:25). Em outras palavras: Mas é lento demais para crer na bíblia e por isso esta aí fazendo besteiras e complicando sua vida mais e mais.

E se eu, Manassés, fosse amigo de Elcana lhe diria: Mas é um tapado mesmo! O que tu tinha que arrumar outra mulher zé? A felicidade nunca estará fora do casamento, mas sempre dentro, porque o que Deus uniu não separe o homem.

Há muitos que não separam no papel, mas separam no físico, no emocional, dormem separados, um no sofá e outro na cama, separam até na simples conversa, não falando um com o outro. E tudo isso é pecado diante do Senhor. (Mt 19:6).

Porém, alguém precisa ser o sacerdote. Alguém precisa ter esse contato tão especial com Deus. Se o marido não tem essa capacidade, então a esposa precisa assumir a liderança espiritual e manter contato com o Senhor.

Pois se não houver contato com Deus, por parte de nenhum dos dois, então o casamento vai por água abaixo. Qual casamento sobrevive sem Deus? Olhe para as celebridades que tem tudo que o mundo pode oferecer e que o dinheiro pode pagar, mas não tem Deus; então seus casamentos duram apenas alguns dias.

Mas se a esposa segurar firme os joelhos no chão, então Deus pode transformar seu marido em um sacerdote fiel. E a sabedoria de Ana é profunda, recheada de lições para nós.

Ana não reclama para seu marido!

Apesar da culpa ser dele, pois é o responsável maior que deveria ter a fé de um levita, honrando assim a tribo a qual pertence, e além disso trouxe outra mulher para dentro de casa, e não somente isso, deixou com que essa mulher tivesse liberdade de tratar Ana como inferior, isto é, Elcana nunca repreendeu Penina.

E apesar de tudo isso, Ana não reclama para Elcana. E por quê? Por sabedoria. Elcana não vai resolver nada, só vai se irritar. Ele é tão cego quanto Eli, não conseguindo enxergar o poder de Deus para lhe dar filhos.

Ana não se vinga de Penina, não retruca, não faz nada. E por quê? Por sabedoria. Primeiro, a vingança pertence ao Senhor (Rm 12:19), se nós fizermos alguma coisa, então Deus não fará nada, pois nós já tomamos a frente. Mas se não fizermos nada, deixamos o caminho livre para Deus fazer do jeito dele.

Segundo que, Penina não merece a atenção de Ana, e também não vai resolver nada. Ana tem foco na solução, por isso só fala com quem pode resolver. E não somente isso, mas não havia nada que Ana pudesse falar para Penina; por isso, aparecer depois com o Samuel nos braços, será o seu melhor argumento.

Embora Elcana não seja o sacerdote do lar, no mínimo ele tenta agradar sua esposa (1Sm 1:5). E aqui ele comete outro erro básico. As mulheres não se podem agradar por qualquer outra coisa, que não seja a principal que ela deseja.

Se Ana quer um filho, não existe dinheiro no mundo que a faça sorrir, tão somente um filho poderá arrancar de seus lábios um sorriso. E nisso, falamos das que são sinceras, e não das materialistas.

Elcana amava Ana, mas tinha dificuldade em mostrar seu amor. Afinal, essa parte sempre é mais difícil para os homens. Porque o homem baseia seu relacionamento pela confiança, a lealdade, o respeito. Porém, a mulher baseia-se muito por ações, carinho e palavras.

Por isso, ao homem cabe elogiar mais, e á mulher cabe confiar mais no marido. Todo homem bom, honra o que fala e se esforça para cumprir tudo que diz, pois tem compromisso com suas palavras.

Ana era uma mulher justa, de oração, de fé, de temor, de devoção. Sua conduta é exemplar. Portanto, nada justifica seu sofrimento. Em outras palavras; por que Deus a permitiu sofrer tanto com a esterilidade?

Como Deus permite uma mulher justa, santa, temente, fiel, passar por situações tão dolorosas na vida e sofrer por vários anos? Não sabemos. Mas sabemos que isso acontece. O justo sofre.

Porém podemos aprender com Ana. Ela não reclama com o sacerdote Eli. Ela não reclama nem mesmo com Deus. Ela ora e chora. Ela chora e ora. Há situações na vida que não podem ser explicadas, porém, elas podem ser resolvidas.

E entre obter uma explicação ou uma solução, o que você prefere? Você prefere que Deus explique os mistérios da vida, para que você entenda sua prova? Ou você prefere que Deus não explique nada e apenas resolva seu problema?

Se você prefere a solução, então pare de pedir á Deus explicação. Não tente entender, nem peça satisfações ao Senhor, só ore e chore em busca da solução. Porque muitas vezes, não podemos entender (Dt 29:29. Jo 13:7), mas mesmo sem entender podemos ser vitoriosos.

Talvez Ana nunca entendesse porque Deus lhe permitiu ser estéril por vários anos. Talvez Ana nunca entendesse porque Deus permitiu que seu marido colocasse outra mulher dentro de casa, afinal, cada um fazia o que achava correto aos seus olhos (Jz 21:25);

Mas uma coisa é certa. Mesmo sem entender, Ana foi vitoriosa, destacada, honrada e sua história marca nossas vidas até hoje.

A vitória do seu casamento é possível. A restauração, a reconciliação, a mudança pra melhor. A pergunta é: Tem sacerdote na sua casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies