A Parábola do Servo Bom e do Mau – Mordomo Infiel

Dia 24 – A Parábola do Servo Bom e do Mau

O Que Jesus Espera de Mim e de Você – A Parábola do Servo Bom e do Mau – Mordomo Infiel

 

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? (Mateus 24:45)

A parábola do servo bom e do mau é sobre mordomia cristã, ultimas coisas, galardão e juízo eterno.

Jesus usa a figura de um mordomo, um servo que esta responsável por outros na casa do seu Senhor, com a obrigação de dar-lhes o alimento a seu tempo.

Um mordomo é um despenseiro. Semelhante a isso os apóstolos dizem:

  • Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. (1Pe 4:10)
  • Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. (1Co 4:2)

Cada cristão possui responsabilidades, isto é, são servos de Cristo. E se Cristo é o nosso Senhor, Ele deixou tarefas e atividades que devemos cumprir.

Na parábola ele ilustra essas responsabilidades que temos como: “Dar o sustento”. Em outras versões acharemos: “Dar o alimento”. “Dar a ração a seu tempo”.

Isto é, nossa missão como despenseiros de Cristo é alimentar!

  • Alimentar com o Quê? Com a palavra de Deus, ela é o alimento que devemos administrar. (Hb 5:13. 1Pe 2:2.. Jo 5:57).
  • Alimentar Quem? Família, amigos, parentes e Todos que passam pela nossa vida (Mt 28:19).
  • Alimentar Quando? Em todo tempo. (2Tm 4:2).

A pergunta é: Dentre tantas tarefas e mandamentos, porque Jesus destacou justamente a missão de pregar o evangelho?

A resposta é simples. Porque só realiza essa missão aquele que:

  • Já foi perdoado e salvo por Cristo e esta pronto a trabalhar para salvar outros
  • Tem comunhão diária com Deus
  • Tem vida de oração pelas almas perdidas
  • Pratica meditação bíblica diariamente
  • Ama ao próximo como a si mesmo
  • Conhece bem a palavra de Deus

A missão de anunciar o evangelho é a prova da nossa maturidade cristã, de maneira que somos exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1Tm 4:12).

Um cristão que anuncia o evangelho, que prega a palavra com frequência, é um cristão maduro.

Existem aqueles que só aparentam ser maduros. E só querem pregar na igreja, com microfone.

Mas um cristão maduro, prega a palavra, como for, onde for, falando, cantando, escrevendo, gravando vídeos, conversando, almoçando, jantando, como diz a bíblia:

Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; PORÉM TU VAI E ANUNCIA O REINO DE DEUS. (Lucas 9:60b)

Mas em contrapartida, Jesus diz:

Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; (Mt 24:48).

 

Veja que o servo se torna mau, a partir do momento em que perde a esperança na vinda do seu Senhor.

Crentes que já perderam a esperança na vinda de Cristo, se tornam levianos, irresponsáveis, vivendo de qualquer forma escandalizando o evangelho de Cristo.

A bíblia explica o motivo de Cristo ainda não ter vindo. (2Pe 3:9).

Crente que não espera mais a volta de Cristo, é o tipo que só trabalha se tiver alguém olhando. Ou seja, como ele pensa que Cristo não vem, então ele não trabalha, não exerce a função de um despenseiro.

E qual o resultado de perder a esperança na vinda de Cristo? Ora, a parábola diz:

E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, (Mt 24:49)

  • O primeiro resultado é espancar = quer dizer, dar lugar ao velho homem.
  • O segundo resultado é comer e beber = quer dizer, se entregar aos vícios e prazeres desse mundo.

E a consequência disso é ser pego de surpresa:

Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
(Mt 24:50,51)

Por isso, vigiemos, pois quanto mais se vê crentes desviando e outros escandalizando cometendo pecados terríveis dentro da igreja, mais perto esta a volta de nosso Senhor Jesus.

Não seja pego de surpresa! Guarde a sua coroa. Como diz:

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. (1 Coríntios 10:12)

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12:14)

Fazendo assim, nos veremos lá no céu. Oh Glórias á Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies