A Parábola da Casa na Areia e na Rocha | Mateus 7.24

Dia 23 – A Parábola da Casa na Areia e na Rocha

O Que Esperar quando a Casa esta sobre a Rocha

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; (Mateus 7:24)

Se eu perguntar: Onde você construiu a sua casa? Certamente você dirá: Na Rocha!

Mas então porque tem situações na vida, que faz parecer que a casa esta sob a Areia? Vejamos as lições dessa parábola.

Nem sempre quando Jesus conta uma parábola, a bíblia identifica como parábola. Existem parábolas no antigo e novo testamento que devem ser identificadas pelo leitor.

A parábola da casa na areia e na rocha é fortíssima. Ela fala de investimento, estrutura, sabedoria, obediência, experiência, fé, fundamento, consequência e juízo final.

Veja que a conversa é sobre verdadeiros e falsos seguidores de Cristo (Mt 7:20-23). Logo, esta parábola revela uma verdade espiritual.

Que é que: Nem toda casa tem fundamento! Nem toda casa, por mais que pareça forte, esta sob a rocha!

E se a casa somos nós, (Js 15:24. 1Co 3:16. Ap 3:20); Logo o que Jesus esta ensinando é: Nem todo “cristão” é verdadeiro na sua Fé! Nem todo “cristão” esta fundamentado em Cristo!

Por mais que façam milagres, sinais e prodígios, alguns irão ouvir Jesus naquele dia dizer: “Nunca vos conheci”. (Mt 7:23).

Construir uma casa, fala do percurso da nossa vida, e de com quais valores estamos construindo o nosso caráter e personalidade com o passar dos anos.

Jesus esta dando um Xeque Mate em todas as filosofias de vida no mundo inteiro. Por quê?

  • Ora, porque Jesus esta dizendo que somente quem OUVE AS MINHAS PALAVRAS E PRATICA…
  • Isto é: Somente quem Vive conforme os Princípios e Valores da Palavra de Deus.
  • Somente estes, estão realmente construindo sua casa sobre a Rocha!

Quem construir a sua casa com base nos valores do mundo, das filosofias, da sabedoria dos homens e etc… Todos eles estão construindo em cima da Areia. Por isso diz:

  • Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. (Mc 13:31)
  • Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. (Isaías 40:8)

Ora, a erva e a flor é semelhante a sabedoria que vem dos homens deste mundo, areia. Não importa a quantidade de livros que existem com conselhos de vida ou de sabedoria. Por quê não?

Porque todos eles passam, como a erva e a flor; até o céu e a terra podem passar! Mas a palavra de Deus é Rocha, é Rocha Eterna, é Rocha Segura e Firme, porque é Cristo! (Rm 9:33. Ex 17:6. Dt 32:4). Por isso diz:

  • Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. (1 Samuel 2:2)
  • Vive o Senhor, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação, (2 Samuel 22:47)
  • Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. (Salmos 62:6)

Agora, é importante entender isto que o Salmista Diz e Jesus confirma. Se estamos na Rocha, não seremos abalados. Jesus disse:

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mt 7:25).

No caso do homem que edificou a sua casa sob a sabedoria deste mundo, areia! Infelizmente sua casa caiu. (Mt 7:27).

Mas veja que interessante! A chuva, os rios, os ventos, combateram as duas casas.

Porque tribulações, dificuldades, lutas, perseguições, provações e todo tipo de problema, surgem na vida de todos! Na vida de quem esta na Rocha, e de quem esta na Areia.

Mas quando surgem essas coisas. Aqueles que fundamentam sua vida conforme os valores do mundo, os valores dos homens, os valores dos coach’s e todo tipo de treinador, terapeuta, psicólogo etc etc… Eles não suportam, e sua casa cai!

Mas aquele que esta na Rocha suporta tudo, venha o que vier, seja como for, ele aguenta! Porque esta na Rocha. Por isso diz:

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece
. (Filipenses 4:12,13)

E não somente isto, mas se você esta na Rocha, nada nem ninguém poderá lhe tirar daí. Por isso diz como Paulo:

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:35-39)

Quem me tirará da Rocha? Quem me separará da Rocha?

Pois estamos Nele, Firmes com Ele, para Glória Dele eternamente Amém.

Viva pelos valores e princípios da palavra de Deus, e sua casa não cairá jamais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies