A Parábola do Credor Incompassivo

Dia 22 – A Parábola do Credor Incompassivo

A Parábola do Credor Incompassivo – O Perdão que Leva para o Inferno

Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. (Mateus 18:27)

A parábola do credor incompassivo é assustadora! Pois fala de uma situação muito comum que acontece quase todo dia na nossa vida, e que pode nos levar ao inferno.

  • O que é um credor? É a pessoa a quem você deve dinheiro.
  • E o que é incompassivo? É alguém que não sente compaixão.

Tudo começou quando Pedro fez uma pergunta:

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.(Mt 18:21,22).

E assim, aqueles que se acham bons em matemática dizem: Tá vendo, devemos perdoar 70×7 = 490 vezes ao dia.

Mas a matemática bíblica não funciona igual a nossa. Esse 70 x 7 esta falando de 2 situações. Uma é específica, de Caim e Lameque.

Pedro pergunta até SETE, porque Caim será vingado 7 vezes. (Gn 4:15). Mas Jesus diz que devemos perdoar, não somente o Caim, mas também o Lameque.

E no caso de Lameque, que matou 2 pessoas, é 70×7. (Gn 4:24). Com isso Jesus quer dizer que devemos perdoar toda e qualquer pessoa, não importa o que ela fez.

E para exemplificar, ele conta uma parábola.

A história narrada por Jesus é simples. Um homem devia 10 mil talentos ao rei. (Mt 18:24).

Dez Mil talentos é um valor absurdo de alto, comentaristas dizem que é equivalente a arrecadação de dinheiro que uma nação faz em 1 ano.

Em outras palavras, é um valor impossível de pagar. Nem que você ganhe na loteria 10 vezes. Pois estamos falando de algo entre 8 a 10 bilhões de dólares. No caso desses talentos serem de ouro.

Em reais seriam de 35 a mais de 40 bilhões de reais na cotação do dólar hoje.

Enfim, o que Jesus quer mostrar e ensinar com isso fica claro:

  • O rei é Deus.
  • O endividado é você e eu.
  • Conclusão: Nossa dívida com Deus é impagável.

Mas a história não termina aqui. Este homem foi perdoado pelo rei (Mt 18:25-27). Um verdadeiro milagre, pois somente um Rei como o Nosso Deus poderia perdoar tal dívida.

E até aqui tudo bem. Mas o problema surge quando este que foi perdoado encontra um dos seus conservos que lhe deve algum dinheiro. (Mt 18:28).

Ou seja, este que foi perdoado é credor de alguém, que lhe deve 100 denários. 1 Denário é o pagamento de um dia de trabalho. Logo é uma dívida pequena, que com no máximo 1 ano de trabalho é possível pagar.

Porém, este que foi perdoado, se torna o credor incompassivo, pois ele não perdoa o seu conservo. E por isto é condenado!

Entenda que Jesus esta falando de mim e de você quando diz:

Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. (Mateus 18:32-35).

O problema é:

Quem consegue perdoar de verdade um bandido? Um assaltante? Um que te bateu? Um que te difamou? Um estuprador? Um assassino que matou seu filho, ou esposa, ou amigo, ou parente?

Durante anos, ensinamos uma coisa errada sobre o perdão. Muitos diziam e ainda dizem:

PERDOAR É ESQUECER.

Mas a grande verdade é: Perdoar não é esquecer. É LIMPAR O CORAÇÃO.

Os traumas que sofremos ao longo da vida, são impossíveis de esquecer. Mas limpar o coração para não sofrer toda vez que nos lembrarmos deles, é perfeitamente possível.

O nosso perdão não dá nenhum privilégio aquele que nos feriu, apenas exemplo.

Por mais que você diga ao ladrão, assassino, estuprador: Eu te perdoo! Isso não vai fazê-lo se sentir melhor na vida como um todo. Ele sempre vai carregar o peso do pecado que cometeu.

E é por isso que o perdão não precisa necessariamente ser dito ao agressor, mas a Deus. (Mc 11:25). E deve ser de coração. (Mt 18:35).

Somente o perdão de Deus é que pode dar o privilégio do alívio, do refrigério, da consciência tranquila… Por quê?

Ora, porque o perdão de Deus é através de Cristo que troca de fardo conosco! Ele leva nosso fardo pesado, enquanto nós levamos o Dele, que é suave e leve. (Mt 11:28-30).

Se o nosso perdão não dá privilégios a quem nos feriu, então para quê ele serve?

Ora, ele serve para dar exemplo.

  • Exemplo de que Deus existe, e seu amor esta derramado no seu coração te capacitando a perdoar!
  • Exemplo de que sim, é possível ser cristão verdadeiro e perdoar.
  • Exemplo de que Deus te fez forte o bastante para passar por isto.
  • Entre tantos outros exemplos.

Porém, o mais importante do perdão! É que quando perdoamos aquele que nos deve dinheiro, que nos feriu, que nos roubou, que matou alguém da nossa família, que abusou, que nos prejudicou de qualquer forma…

Estamos limpando o nosso coração e cicatrizando a ferida. Ou seja, devemos perdoar para nosso próprio benefício!

  • Devemos perdoar para cicatrizar a ferida, pois quem não perdoa, vive sangrando.
  • Devemos perdoar para seguir em frente, pois quem não perdoa, vive no passado.

E como posso conseguir perdoar de verdade alguém? A parábola traz a resposta.

Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? (Mt 18:33).

A força para perdoar alguém, vem do perdão de Deus.

Se de fato entendemos o quanto somos pecadores, e o quanto ofendemos a Deus com nossos pecados, então entenderemos o tamanho da nossa dívida para com Deus e a grandeza do perdão que recebemos.

E somente assim, sabendo que muito mais Deus perdoou a nós, pois a nossa dívida era de 10 mil talentos; então teremos força para perdoar qualquer pessoa, sabendo que sua dívida para conosco é de meros 100 denários.

Enquanto eu não entender o quanto Deus me perdoou, não terei força para perdoar o meu próximo. E o problema, é que não perdoar o irmão, significa não receber o perdão de Deus.

E alguém que não tem o perdão de Deus, certamente não pode entrar no céu. Por isso Jesus fala muitas vezes da importância de perdoar o próximo. (Mc 11:26. Mt 6:15. 18:35).

Por isso, se você ainda tem esse problema, chegou a hora de resolver.

Busque a Deus em oração, busque arrependimento, estude o máximo que puder sobre a morte de Cristo por você, e olhe para seus pecados, a fim de entender um pouco, o tamanho do perdão que você recebeu.

Faça isso, busque entender quão grande perdão você recebeu, nem que você tenha que numerar os seus pecados, até cair a fixa, da grandeza do amor e do perdão de Deus por ti.

Para que no dia em que te encontrares com um de seus conservos, possa dizer: eu perdoo a ti, porque muito mais Deus perdoou a mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies