Lições da Parábola dos Talentos Mateus 25

Dia 20 – A Parábola dos Talentos

Lições da Parábola dos Talentos

E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. (Mateus 25:15)

A parábola dos talentos é clara e objetiva, mas precisamos prestar atenção aos detalhes e as lições que aprendemos com ela.

  • O senhor obviamente é Deus.
  • Os servos obviamente somos nós.
  • Os talentos são dons, morais e naturais que Deus nos deu.

Dons morais, isto é, aqueles que dizem respeito ao fruto do Espírito Santo. (Gl 5:22). Esses dons precisam ser trabalhados para que cresçam e se multipliquem em nossas vidas.

Ou seja, o Senhor nos dá talentos, mas nós precisamos desenvolvê-los para crescermos em Deus. (Jo 15:16. 1Pe 2:2).

Os dons morais também são as lições de vida, do que é certo e errado que a bíblia ensina. E que nós recebemos e aceitamos, por causa de nossa conversão, que nos torna servos de Cristo e portanto obedientes a Deus e sua palavra.

Por isso, você cristão sabe o que é certo, sabe o que é melhor! E o velho homem vai lutar para que você faça o que é errado. (Gl 5:17. Rm 8:5. Jo 3:6. 6:63).

Mas Deus te deu um talento moral, seus mandamentos, suas ordenanças, Deus deixou seu Santo Espírito habitando em você, para pesar sua consciência e te lembrar de se afastar do mal e praticar o bem. (Dt 10:12. Jo 13:34. 14:26. Mt 28:19,20. Pv 21:21. Is 32:17).

E a prática do bem, é o que você precisa desenvolver, para multiplicar o talento que Deus te deu. (Mq 6:8. Rm 12:21. 1Pe 3:11. Ef 4:27).

Os dons naturais são aqueles que Deus permitiu você desenvolver ao longo da sua vida.

Ora, todos nós sabemos que ninguém nasce com dom algum. Todos nós nascemos neutros e ao longo da vida vamos aprendendo e adquirindo habilidades.

O caminho que você percorreu, é onde você adquiriu dons e talentos, e ainda irá adquirir novos com o tempo. Esses são os dons naturais.

Dons que todo ser humano pode ter, se aprender, praticar e desenvolver. E isto vem de Deus! Como diz a bíblia:

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Rm 11:36).

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15:5).

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos (At 17:28a).

Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. (Sl 104:27).

O que você sabe fazer? Isto é dom de Deus. E Deus espera que você use com sabedoria o que Ele te deu, pois irá te cobrar depois.

Vejamos algumas lições importantes:

Mt 25:15. Cada um possui uma capacidade diferente. Os talentos são distribuídos conforme a capacidade de cada pessoa.

Igual ao que recebeu 5 talentos, não podemos nos achar melhores, mas sim fazer o nosso trabalho com fidelidade e granjear mais 5 talentos.

Igual ao que recebeu 2 talentos, não podemos ter inveja dos que receberam mais e são mais talentosos do que nós, mas sim, igualmente devemos ser fiéis e fazer o nosso trabalho para Deus, e granjear mais 2 talentos.

Igual ao que recebeu 1 talento, não podemos ter medo de usar o dom que Deus nos deu. Ainda que pareça pequeno, devemos ser fiéis no que recebemos e granjear mais 1 talento.

Infelizmente o que recebeu apenas 1 talento, se acovardou, não valorizou o que tinha recebido.

Ei, irmão, Deus esta falando contigo! Não despreze o que Deus te deu, por menor que seja, o Senhor te conhece, e sabe da sua capacidade, reconheça que Deus é bom, e faça sua parte! Granjeie mais talentos, faça seu talento crescer para glória de Deus.

Mt 25:21,23. A recompensa do que tinha 10 talentos foi a mesma do que tinha 4 talentos. Por quê??

Ora, porque ambos granjearam 100% do que receberam. Ambos dobraram o número de talentos que receberam.

Deus é justo. Cada pessoa tem uma capacidade diferente, isto não quer dizer que um é melhor do que o outro. Ambos receberam a mesma recompensa.

Você pode ser pequeno na quantidade de talentos, mas fazendo um bom trabalho, terá a mesma recompensa que os outros que tem mais talentos que você!

Porém o terceiro servo disse:

E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. (Mateus 25:25)

Ele queria parecer honesto em guardar o talento e devolver ao seu Senhor. Mas foi mau e negligente. (Mt 25:26).

E o que quer dizer negligente?

  1. Falta de cuidado; incúria.
  2. Falta de apuro, de atenção; desleixo, desmazelo.
  3. Falta de interesse, de motivação; indiferença, preguiça.

É aquele cristão que não tem cuidado com as coisas de Deus! E não pense você que “as coisas de Deus” são as que estão na igreja; porque as coisas de Deus são tudo que você tem! Nada é seu, tudo é dom de Deus para você. (1Co 4:7).

  • Sua família, é dom de Deus para você; Cuide!
  • Seu trabalho, é dom de Deus para você; Cuide!
  • Seus bens, são dons de Deus para você; Cuide!

Tudo tudo que você tem, desde a casa até o chinelo, é dom de Deus para você; Cuide!

O servo negligente não quis negociar para multiplicar o seu talento. Ele não quis aprender a negociação, achou que estaria salvo se apenas preservasse o talento como Deus lhe deu.

E o que é a negociação?

A negociação é o aprendizado bíblico para crescimento em todas as áreas da vida. A bíblia diz:

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2Tm 3:17).

Veja alguns exemplos de servo mau e negligente:

— Crente que é casado, mas não se dedica a aprender sobre casamento na bíblia para cuidar do que Deus lhe deu.

— Crente que trabalha, tem contas, mas não quer aprender sobre finanças e a importância de administrar o dinheiro, ser fiel nas ofertas e dízimos, para gerenciar o que Deus lhe dá.

— Crente que tem chamado a pregar, mas não se dedica a estudar a palavra dia após dia, acha que já sabe tudo, e assim não granjeia o talento que Deus lhe deu.

  • Quais os talentos que você esta enterrando?
  • Quais os talentos você esta desprezando e não dando importância?
  • Quais talentos você esta com medo de usar?

Deus irá requerer de todos nós. Comece a negociar seus talentos, para ouvir a doce voz do teu Senhor dizendo para ti:

Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mateus 25:23).

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies