Pregação sobre a Parábola do Trigo e do Joio

3 Lições da Parábola do Trigo e do Joio

Dia 02 – Parábola do Trigo e do Joio

Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. (Mateus 13:30)

A parábola do trigo e do joio é muito interessante. Considere os elementos da parábola:

  • Dono do Campo = Jesus, o semeador de trigo. (Mt 13:37).
  • Inimigo = Satanás, o semeador de joio. (Mt 13:39).
  • Trigo = Os filhos do reino, isto é, os Cristãos. (Mt 13:38).
  • Joio = Os filhos do maligno, isto é, os ímpios. (Mt 13:38).
  • Campo = É o mundo, ou seja, não é a igreja. (Mt 13:38).
  • Ceifeiros = São os anjos de Deus. (Mt 13:39).
  • Ceifa = É o fim do mundo, isto é, chega o tempo do julgamento. (Mt 13:39).

A pergunta é: Por que deixar crescer juntos o trigo e o joio? Afinal, não seria melhor separá-los o quanto antes?

A resposta é simples. É porque ambos são iguais. Quando se compara uma flor de trigo com uma de joio, é impossível discernir qual é qual. (Mt 13:29).

Eis a primeira lição, devemos saber crescer com o joio.

A diferença entre o trigo e o joio é somente quando o trigo amadurece. Porque o joio permanece do mesmo jeito, mas o trigo frutifica.

Ou seja, o cristão quando ainda não esta maduro, é igual ao joio, ele faz muitas coisas erradas em sua vida. Mas ao mesmo tempo, ele esta sendo corrigido por Deus, orientado pela Palavra e moldado pelo Santo Espírito.

Por isso, o cristão novo convertido, ainda pode cometer muitos pecados, mas com o passar do tempo, ele vai parando de pecar, sua vida vai mudando, e pouco a pouco, ele vai aprendendo a amar, perdoar, contribuir, trabalhar e ser fiel.

Porém o joio, é o que permanece sempre do mesmo jeito, pecando sem parar. Os anos passam e ele não muda nada.

Você deve saber o quanto é difícil crescer ao lado do joio. Pois o joio serve apenas para contender e roubar espaço do trigo.

E até na raiz o joio atrapalha. Pois abaixo da terra, a raiz do joio se mistura com a do trigo, por isso, ao arrancar o joio antes da hora, tem grande chance de prejudicar o trigo.

Ou seja, o joio enfraquece as bases do trigo, rouba seu espaço, faz uso da terra que foi dada ao trigo, se alimenta da água que é dada ao trigo e se passa por trigo quando não é.

Talvez você tenha vivido isso, pessoas que tomam seu espaço, que usam daquilo que Deus te dá, que se aproveitam das bênçãos que Deus derrama para você.

Mas se Jesus disse para não separá-los antes da hora, então quem somos nós para querer afastar o joio agora?

Eis a segunda lição: O joio traz tribulações, mas não podemos afastar o joio de nós.

Esta parábola ensina muitas coisas, entre elas, isto: Que nem tudo que se faz aqui, se paga aqui; pois tem coisas que o joio só vai pagar quando chegar a ceifa.

Assim como tem bênçãos que só vamos receber quando chegar a ceifa. Isto é, aqueles que suportaram com toda paciência as tribulações aqui, irão receber o peso de glória no celeiro de Cristo. A bíblia diz:

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Rm 8:18)

Logo, aquele ditado que diz: Aqui se faz, aqui se paga. Não é totalmente verdade. Tem coisas que passamos por causa do joio, os filhos do maligno, e eles só vão pagar no eterno fogo do inferno.

Assim como tem coisas que fazemos aqui, mas só vamos receber ali, na nova Jerusalém.

Mas se o campo é o mundo, (Mt 13:38) então porque parece que tem joio dentro da igreja?

Eis a terceira lição, o campo é o mundo, por isso o joio esta em todo lugar, dentro e fora das igrejas.

O campo é o mundo. A igreja não é outro mundo, a igreja esta dentro do mundo, ou seja, dentro do campo onde Cristo semeou trigo. E é nesse campo que o inimigo semeou joio.

Muitos pensam que satanás só incomoda os crentes, se enganam! Ele semeia joio no mundo, dentro e fora da igreja, ele vem para matar, roubar e destruir, e isto ele faz no mundo. (2Co 4:4. 1Jo 5:19).

Por isso, tribulações podem surgir em todo lugar, dentro e fora da igreja, por causa do joio, os filhos do maligno.

Mas a bíblia garante que Cristo nos consola em toda tribulação, não em algumas tribulações, mas em todas elas; e não somente isto, Cristo nos dá graça para consolarmos aos nossos irmãos com a mesma consolação em que fomos consolados. (2 Co 1:4)

E não somente isto, mas Cristo usa das tribulações para nos levar ao crescimento. A bíblia diz:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, (Romanos 5:3)

Paciência que é também, domínio próprio, temperança, equilíbrio. É com essa paciência que você vai SER:

  • Pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tg 1:19).
  • Alegre na esperança, paciente na tribulação e perseverante na oração. (Rm 12:12).
  • Vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; (1 Tm 3:2)
  • Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; (1 Tm 3:3)
  • Alguém que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. (1 Tm 3:4)

Para todas essas coisas, é necessário a paciência, a qual Cristo te dá fazendo uso das tribulações que surgem por causa do joio.

O joio não é para você reclamar, murmurar e blasfemar. O joio é para te fazer crescer ainda mais. Deus é Fiel.


Essa mensagem faz parte da campanha JANEIRO PARA DEUS. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies