Como Cristo Te Faz Ser Mais Humilde| Mateus 18:4

Como Cristo Te Faz Ser Mais Humildes

👉Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. (Mateus 18:4)

O que é ser humilde?

📌Alguns pensam, que humildade é ser pobre.

Outros pensam, que humildade é sofrer calado.

Outros pensam que humildade é ser pequeno, não subir, não avançar, não evoluir, mas sempre ficar pequeno.

E você? O que é humildade para você?

👉Pois diante dessa confusão de definições de humildade, devemos colocar os óculos bíblicos para enxergar a humildade com perfeição.

Veja a humildade segundo os homens, para depois compararmos com a humildade segundo Deus.

📌Segundo o dicionário do Google, humildade é: Virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade.

Uma pessoa humilde segundo o filósofo M. S. Cortella, é:

  • Aquela que sabe que não sabe tudo,
  • Aquela que sabe que não é a única que sabe,
  • Aquela que sabe que ela e outra pessoa, saberão muita coisa junta
  • Aquela que sabe que ela e outra pessoa, nunca saberão tudo que pode ser sabido.

E ainda destaca que ser humilde não é ser subserviente. O subserviente é aquele que atende às vontades alheias com facilidade.

E essas definições parecem fazer justiça ao que é humildade, parecem suficiente.

Mas ainda temos a etimologia da palavra. Humildade vem do latim “húmus” que significa solo, terra, chão!

E húmus dá origem a humilis, que significa tudo que esta perto do solo, tudo que é baixo e pequeno. E de humulis, se orignina homilitas, que quer dizer: pouca elevação, pouca estatura.

👉E por fim, saindo do latim chegando a nós a palavra Humildade.

Que no dicionário Aurélio é: A qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba!

Imagine Jesus explicando tudo isso para você?

O amado mestre tem formas incríveis de explicar coisas difíceis. No mundo sempre existiram e sempre irão existir crianças! Portanto, Jesus chama um menino e o coloca como modelo de humildade.

📌Significa que na prática, não precisa estudar tudo isso pra saber o que é humildade, só preciso olhar para uma criança, então saberei como devo ser, para agradar ao Senhor.

Entenda a humildade segundo Deus.

Os discípulos passaram por uma maratona de milagres e coisas incríveis. Muitas curas e até ressurreição de mortos (Mt 11:4), viram a multiplicação 2 vezes (Mt 14:13-21 e Mt 15:32-39), o andar sobre as águas (Mt 14:22-33), a transfiguração de Cristo (Mt 17:1-8), a chave dos céus que Pedro recebeu (Mt 16:13-19);

Ainda puderam compreender mistérios incríveis revelados, como o significado de várias parábolas, quem realmente é o Elias que havia de vir (Mt 17:9-13) e Pedro até tirou dinheiro da boca de um peixe (Mt 17:27).

Entre tantas outras coisas incríveis e misteriosas que ocorreram com eles, através de Cristo.

👉Como você acha que os discípulos estavam se sentindo depois de todas essas experiências?

Eles estavam se sentindo incríveis, fortes, inabaláveis, estavam até imaginando, como seria o futuro, levando essa vida sobrenatural!

E não somente isto, começaram a pensar: Jesus é incrível, e poderia ter escolhido outras pessoas, mas preferiu escolher a nós. Conclusão, somos incríveis.

📌E é por isso que eles perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? (Mt18:1).

Em Lucas 22:24 diz que houve uma discussão entre eles, sobre quem seria o maior no reino dos céus.

Ou seja, significa que levaram a questão a Jesus, para que Ele decidisse qual dos 12 seria o maior.

E Jesus chama uma criança e diz: seja humilde como esse menino!

A definição de humildade de Deus, é a forma como ele nos criou!

Quando o homem cresce, ele recebe todo tipo de influência que moldam seu caráter e personalidade, porém, uma criança ainda não recebeu toda essa influência dos homens, ela esta mais perto do plano original de Deus!

Já parou para pensar por que crianças não tem malícia?

Por que criança possui uma inocência e ingenuidade tão bela, que artistas retratam isso através de quadros e fotos de crianças brincando, sorrindo, correndo e até dormindo!?

É porque elas estão bem perto do modelo de pessoa, de caráter, de personalidade que Deus planejou para nós quando nos criou, antes do pecado entrar no mundo!

E o Espírito Santo esta em uma “briga” contra as más influências que recebemos ao longo da vida, para nos tornar como crianças, puros, inocentes, alegres e sem ambições!

Esse é o que vai entrar no reino dos céus (Mt 18:3), esse é o que será maior no reino dos céus (Mt 18:4).

👉Humildade, na definição de Deus, é ser uma pessoa transformada e regenerada pelo Espírito Santo, e isto é semelhante uma criança!

👉Se você tem um chamado e desejo para pregar a palavra de Deus, o Clube de Pregadores é o seu lugar.Acesse Aqui e saiba mais, as inscrições estão abertas.

Deus abençoe sua vida, família e ministério em nome de Jesus

Uma resposta para “Como Cristo Te Faz Ser Mais Humilde| Mateus 18:4”

  1. Avatar de Maria Bispo da Silva
    Maria Bispo da Silva

    A paz do senhor Jesus pastor! Hoje o senhor mim tirou a dúvida que eu tinha concernente a pergunta que os discípulos fizeram a Jesus, eu mim perguntava toda vez que lia ou ouvia alguem pregar. O senhor deixou bem claro na programação. Deus continue abençoando sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies