A Parábola dos Trabalhadores da Vinha | Mateus 20

Dia 07 – A Parábola dos Trabalhadores da Vinha

Chamado a Trabalhar na Vinha do Senhor

Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. (Mateus 20:1)

A interpretação dessa parábola esta no capítulo anterior (Mt 19:27-30). Pois foi por este motivo que Jesus contou a parábola.

Ele começa dizendo: Porque o reino dos céus…. A palavra “porque” é de explicação. Ou seja, ele esta explicando melhor a conversa que teve com seus discípulos a partir da pergunta de Pedro que disse:

Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? (Mateus 19:27).

A parábola dos trabalhadores na vinha traz a importante lição de que o nosso galardão no céu:

  • Não será pago por quantidade de trabalho,
  • Não será pago por quem sofreu mais trabalhando,
  • Não será pago por ordem de chegada ao trabalho.

Mas será pago pela graça e generosidade de Deus. (Mt 10:41. Cf 1Co 3:6-9 e Hb 11:6).

Nessa parábola temos um pai de família, que tira da vinha o sustento para sua casa.

Tal qual Nabote e sua vinha que representam o rei Acabe e seu reino, aquilo que Nabote fez com a vinha, protegeu, Acabe deveria fazer com seu reino, mas ele o entregou para Jezabel e ela matou Nabote, ou seja, Acabe é como um morto no trono, pois quem manda é Jezabel. (1Re 21:7).

Obviamente aqui o pai de família é Deus. A família é a igreja. E a vinha é Cristo. Quem sustenta a igreja é Deus através de Cristo, a vinha que nos dá suco de uva, tipo do sangue de Cristo, para que tenhamos vida. (Jo 6:53).

Os chamados a trabalhar na vinha do Senhor, são os discípulos de Jesus. Pedro foi um dos primeiros a ser chamado, junto a André, Felipe e João (João 1:37-45).

Certamente pensaram que iriam receber mais, pois a pergunta de Pedro foi sobre salário (Mt 19:27). Então Jesus conta essa parábola para ensinar uma importante lição aos seus discípulos.

O que aprendemos é: Você não vai receber mais só porque prega mais, canta mais, tem mais tempo de crente etc e etc.

Não é assim que Deus avalia; pois dono da vinha paga conforme a bondade e a graça Dele só, e não conforme merecimento. Essa é a lição dada aos discípulos.

Mas essa parábola não se resume aos dias de Pedro, caso contrário, estaria desatualizada para nós hoje, e a bíblia é sempre atual, nunca envelhece.

E é por isso que essa parábola possui muitas interpretações, pois se atualiza junto conosco. Vejamos:

Se Deus é o dono da vinha, e se a vinha é Cristo, logo os trabalhadores somos nós, você e eu.

A pergunta não é: Você foi chamado a trabalhar na vinha?… Mas sim: Você trabalha na vinha? Pois todos nós somos chamados (Rm 8:28)!

Porque o dono da vinha chama a todos que estão na praça, e não somente isto, Ele volta lá por várias vezes ao dia para continuar chamando, mesmo que seja a ultima hora do dia.

Então, só não trabalha na vinha, quem realmente não quer atender ao chamado!

Veja que diz: Saiu de madrugada a contratar trabalhadores… (Mt 20:1). Quer dizer antes das 6 da manhã. E depois diz novamente que:

  • Saiu pela terceira hora, (Mt 20:3) quer dizer: ás 9 da manhã.
  • Saiu de novo a sexta hora, (Mt 20:5) quer dizer: ao meio dia.
  • Saiu de novo a nona hora, (Mt 20:5) quer dizer: ás 3 da tarde.
  • Saiu de novo a undécima hora… (Mt 20:6) quer dizer: ás 5 da tarde.

O ciclo de trabalho era das 6 da manhã, a primeira hora, até ás 6 da noite. Não faz sentido chamar trabalhadores as 5 da tarde.

Por isso a questão é que o dono da vinha simplesmente quer contratar o máximo possível ao trabalho. Trazer o máximo possível a Cristo. (1Tm 2:3,4).

Por isso ele fica voltando na praça o dia todo, seu objetivo é trazer os trabalhadores a Cristo, e na parábola ganhamos esse nome: Trabalhadores! Porque Deus não chama quem gosta de ser desocupado.

Aqueles trabalhadores estavam na praça, isto é, querendo trabalho, aguardando serem contratados.

E qual é o nosso trabalho? Ora, é cuidar da vinha para que cresça e dê muitos frutos! Isto é, cuidar de Cristo em sua vida, para que Ele cresça em ti, enquanto você diminui (Jo 3:30).

E por fim, essa parábola mostra os judeus e os gentios.

Os primeiros trabalhadores é o povo de Israel, com eles foi feito a aliança, ou seja, contrato de receberem 1 denário pelo dia de trabalho na vinha.

Como diz Paulo: Deles são as promessas, as alianças, o culto, a lei (Rm 9:4). E é deles que vem o Cristo! Como disse ele mesmo: A salvação vem dos judeus. (Jo 4:22).

Então com estes primeiros trabalhadores, foi feito um contrato. Mas com os demais que foram chamados durante o dia, não foi feito contrato nenhum.

O dono da vinha os chamou e apenas disse: Ide trabalhar na vinha… Pagarei o que for justo. (Mt 20:4,7).

Esses demais trabalhadores representam os gentios, que vão se achegando ao longo da história, e alguns deles nós conhecemos, como Raabe e Rute (Js 6:25. Rt 1:16).

E creio que os que estão sendo chamados na ultima hora, isto é, as 5 da tarde, somos nós hoje.

E aqueles que implicam porque trabalharam mais, são os judeus, que não acham os gentios dignos de receber o mesmo galardão, já que trabalharam menos.

Mas o dono da vinha diz: São maus os teus olhos porque Eu Sou bom? (Mt 20:15).

Isto quer dizer: Pare de olhar para o quanto o outro recebeu, para de achar que você merece mais… Pois a questão nunca foi merecimento, mas sim a graça e a bondade de Deus.

Como diz Paulo:

Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? (1 Coríntios 4:7).

Amém.

2 respostas para “A Parábola dos Trabalhadores da Vinha | Mateus 20”

  1. Avatar de Fernando Mota
    Fernando Mota

    Obrigado. Foi uma bênção compreender com muita clareza a explicação da Parábola que até certo ponto me deixava confuso. Pela lógica, é evidente que os Primeiros trabalhadores Vinha se sentiam injustiçados. Contudo, à luz da Fé e Graça do Deus Salvador, não são as razões do nosso entendimento humano, mas os Princípios e Pensamentos do Senhor Altíssimo que prevalecem, pois são mais elevados que os nossos.
    Parabéns, prezados irmãos, aprendi muito com a Explicação. Que o Deus da Glória continue a enriquecer o V/ Ministério da Vinha Espiritual da Vida.
    Obrigado, Fernando Mota

  2. Avatar de Francisco Barbosa de Sousa
    Francisco Barbosa de Sousa

    Material muito bom! Riquíssimo em aprendizado sobre a palavra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies