O Sermão Profético Escatológico de Cristo Mateus 24 – Estudo Bíblico

O Sermão Profético Escatológico de Cristo
Mateus 24 e Lucas 21

ALGUNS VERSÍCULOS CITADOS:

Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
João 2:19

E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
Mateus 26:61

Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este.
Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,
E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações?
Jeremias 7:4,9,10

Também por mim se decreta que todo o homem que mudar este decreto, se arrancará um madeiro da sua casa, e, levantado, o pendurarão nele, e da sua casa se fará por isso um monturo.
O Deus, pois, que fez habitar ali o seu nome derrube a todos os reis e povos que estenderem a sua mão para mudar o decreto e para destruir esta casa de Deus, que está em Jerusalém. Eu, Dario, baixei o decreto; com diligência se faça.
Esdras 6:11,12

Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
Atos 1:12

E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
Zacarias 14:4

 

Introdução: Escatologia é: Doutrina das ultimas coisas. Dizem os teólogos que este é um assunto reservado aos líderes da igreja. Pois geralmente os membros não tem muito interesse em escatologia. Mas aqueles que são chamados ao ministério sempre se interessam por escatologia.

Tópico 1 – Jesus profetiza a destruição do Templo. Mt 24:2. Lc 21:6

➡. Isto acaba se tornando motivo de sua acusação. Jo 2:19. Mt 26:61.

➡. Desde os dias de Jeremias, os líderes idolatravam o templo e no templo. Jr 7:4,9,10.

➡. Mas aquele templo foi construído por Zorobabel, sob supervisão de Esdras que lançou uma palavra de juízo para quem profanasse o templo. Ed 6:11,12.

➡. Por isso, certamente arrancaram uma viga da casa de Jesus, e por isto Ele se preocupou em deixar sua mãe aos cuidados de João. Jo 19:26,27.

Tópico 2 – Jesus e seus discípulos estavam no monte das Oliveiras, quando lhe foi feita a pergunta escatológica. Mt 24:3. Lc 21:7.

➡. O monte das oliveiras é o mesmo lugar onde Jesus orava (Jo 8:1), onde foi preso no Getsemani, onde subiu aos céus (At 1:12), e onde voltará na segunda vinda (Zc 14:4).

➡. Os discípulos com Cristo no monte das Oliveiras, tipificam a Igreja na segunda vinda ao lado de seu Senhor, prontos a lutar! (Jd 1:14. Zc 14:5).

➡. Os discípulos já não são contados como Israel e sim como igreja, logo a pergunta traz mais resposta a Israel do que para a Igreja.

Tópico 3 – Jesus profere uma sequência de Sinais. Mt 24:5-7.

  • Falsos cristos
  • Guerras e rumores de guerras
  • Rivalidades políticas entre nações e reinos
  • Fome e Terremotos

➡. Estes sinais são chamados: Princípio das Dores. Como uma mulher com dores de parto. Essas dores são contrações. Estes sinais são ciclos que se repetem na história. Cada ciclo é uma contração.

➡. Paulo diz que a criação esta de parto. (Rm 8:22). A história da humanidade ficou grávida por causa do pecado. (Tg 1:15).

Tópico 4 – Após o princípio das dores, Chegam as dores de Fato! Mt 24:9-12.

  • Tribulação e Morte aos Judeus e Cristãos
  • Judeus e Cristãos sendo odiados em todo lugar.
  • Escândalos, Traição e Ódio no meio dos Judeus e Igreja
  • Vários Falsos Profetas se Levantando pra Enganar
  • O amor de muitos esfriando… o amor irá acabar nos dias do anti-cristo.

➡. As dores são ataques de todos os lados contra os judeus e cristãos. Os judeus já vêm passando por isso ao longo da história, e agora, chegou a vez dos cristãos.

ALGUNS VERSÍCULOS CITADOS:

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
Romanos 8:22

Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Tiago 1:15

E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Judas 1:14

E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.
Zacarias 14:5

E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Apocalipse 7:4,14

E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Apocalipse 11:3

Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.
Lucas 21:20

➡.  Hoje, muitos países já passaram do princípio das dores, e já estão nas dores de fato, perseguindo violentamente os cristãos. Os dez primeiros países que compõem a Lista Mundial da Perseguição aos cristãos são:

  • 1º Coreia do Norte
  • 2º Somália
  • 3º Afeganistão
  • 4º Paquistão
  • 5º Sudão
  • 6º Síria
  • 7º Iraque
  • 8º Irã
  • 9º Iêmen
  • 10º Eritreia

➡.  E tem mais países, esses são os 10 primeiros. A lista vai só aumentando com o passar dos anos. Essa perseguição é o início do cumprimento de Mateus 24:9. A sequência de sinais é:

  • Falsos cristos
  • Guerras e rumores de guerras
  • Rivalidades políticas entre nações e reinos
  • Fome e Terremotos ((Mateus 24:5-7))

➡.E tudo isso é um ciclo que se repete várias vezes, igual as contrações quando uma mulher esta gestante. ((Mateus 24:8)). Princípio das dores.

➡. E aí, depois desse ciclo vem:

Perseguição, ódio e morte aos cristãos. ((Mateus 24:9)). As dores de fato. Pense: Quantas vezes o ciclo chamado: princípio das dores, já aconteceu nos países da lista que citamos?

Tópico 5 – A prova de que estes sinais são como um relógio para o fim dos tempos. Mateus 24:13,14.

➡. Aquele que perseverar até o fim, será salvo. É aquele que morrer por amor a Cristo.

➡. Este evangelho será pregado em todo o mundo então virá o fim. O fim é a derrota do anti-Cristo e juízo final, Jesus esta dando uma resposta resumida.

➡. No apocalipse vemos 144 mil pregando o evangelho + 2 testemunhas também pregando. Isto acontece durante a grande tribulação. (Ap 7:4,14. 11:3).

➡. O evangelho será pregado para testemunho, a fim de que ninguém diga que não teve chance de salvação.

➡. Após falar de todos esses sinais, dos versos 5 a 12. Jesus fala do fim no verso 14. Isso prova que os sinais são o relógio escatológico de Deus, porque depois deles chega o fim.

Tópico 6 – A Grande Tribulação. Mateus 24:15

➡. O texto diz: Quando, pois… Significa que após dar uma visão geral da história do mundo, Jesus agora vai falar como e quando esses sinais dos fins dos tempos irão começar.

ALGUNS VERSÍCULOS CITADOS:

Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.
Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira.
Porque eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniqüidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seu mortos.
Isaías 26:19-21

Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
1 Tessalonicenses 5:4-8

Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 12:22-24

Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Apocalipse 3:8

 

➡. Os sinais começam com a destruição de Jerusalém no Ano 70 d.C. Por isso ele alerta dizendo: Quando virem o Abominável no lugar santo… Mt 24:15. E também diz: Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos… Lc 21:20. Isso marca o início dos sinais dos versos 5 a 12.

Tópico 7 – A destruição de Jerusalém é Tipo da Grande Tribulação. Mateus 24:16-22

➡. Nos versos 16 até o 20, temos instruções para os judeus, sobre o que eles devem fazer quando Jerusalém estiver prestes a ser destruída.

➡. Mas nos versos 21 e 22, temos uma palavra profética que é tanto sobre a destruição de Jerusalém, mas principalmente sobre a grande tribulação.

➡. Dessa forma Jesus esta mostrando que a destruição de Jerusalém é um Tipo da grande tribulação. Portanto, podemos tipificar assim:

1° Jerusalém é cercada. Tipo da perseguição que virá sobre os cristãos quando estiver próximo o arrebatamento e o reino do anti-Cristo.

Lembre-se que os primeiros sinais do relógio são o princípio das dores. Mt 24:5-8.

Lembre-se que os últimos sinais, são as dores de fato, e as dores fala somente de perseguição aos crentes, escândalos e amor esfriando… Mt 24:9-12.

Significa que a perseguição aos cristãos irá aumentar bastante antes de vir o arrebatamento, o reino do anti-Cristo e a grande tribulação.

2° Os Cristãos estão sob Aviso. Jesus avisou os discípulos e estes avisaram a Igreja, logo muitos cristãos saíram de Jerusalém antes dela ser destruída, pois eles tinham conhecimento das palavras de Jesus que os avisou, Mateus 24:15-20.

Essa fuga dos crentes, é tipo do arrebatamento. Antes de Jerusalém ser destruída, eles saíram, porque foram avisados por Jesus.

Assim também o arrebatamento vai acontecer antes da grande tribulação, veja o que diz a bíblia: (( Is 26:19-21. 1Ts 5:4-8. Hb 12:22-24. )).

A igreja de Filadélfia é a Igreja do Arrebatamento. E só para Ela Jesus diz: “”Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.”” Apocalipse 3:10.

Veja também Ap 3:8. A porta Aberta é para Filadélfia, a igreja do arrebatamento. A porta aberta é o escape da grande tribulação. Nós escaparemos para o céu.

3° Após a saída dos cristãos Jerusalém é destruída. Ou seja, somente com a saída dos crentes, é que o anti-Cristo irá dominar e governar para destruir tudo. Assim como foi só após a saída dos crentes que o General Tito entrou em Jerusalém e a destruiu.

E enfim Jesus fala da Abreviação daqueles dias.

Isto é, o governo do anti-Cristo é em um curto espaço de tempo. Apenas 7 anos.

E a grande tribulação é um tempo menor ainda, apenas 3 anos e meio.


ASSISTA ESSA AULA ESCATOLÓGICA COMPLETA COM MUITO MAIS DETALHES EM VÍDEO NO CURSO INTRODUÇÃO A BÍBLIA

==>> Clique Aqui e Faça sua Inscrição no Curso <<==

Uma resposta para “O Sermão Profético Escatológico de Cristo Mateus 24 – Estudo Bíblico”

  1. Avatar de Ismael Pereira dos Santos
    Ismael Pereira dos Santos

    A paz de Cristo Jesus, meu nobre pastor.
    Gostaria de utilizar esse estudo para ensino da Palavra de Deus aos meus irmãos e ministério da igreja a qual eu pertenço.
    Deus abençoe a sua vida, a sua família e o seu ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies