Lucas 19 – A Conversão de Zaqueu – Pregação Completa

A Conversão de Zaqueu – Pregação Completa

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse: — Zaqueu, desça depressa, porque hoje preciso ficar na sua casa. (Lucas 19:5).

Zaqueu é um exemplo da mudança que o evangelho faz em nós. A conversão de Zaqueu foi uma das primeiras ocorridas na cidade de Jericó. (Lc 19:1).

Ao entrar em Jericó, Zaqueu é salvo, ao sair de Jericó, Bartimeu é curado (Mc 10:46). Conclusão: Jesus é aquele que abençoa do início ao fim.

E o que isso quer dizer para nós? Ora,

  • Se Jesus já entrou na tua vida, Ele vai passar em todas as áreas abençoando!
  • Se Jesus já entrou em tua família, Ele vai passar abençoando a todos os membros!
  • Se Jesus já entrou no seu trabalho, Ele vai abençoar cada setor!

Jesus começa abençoando e termina abençoando! Aquele que começou a boa obra em vós a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo!

O texto fala que Zaqueu era chefe dos publicanos. Uma outra tradução diz: Maioral dos publicanos. Isso nos ensina duas coisas.

  • Primeiro que Zaqueu era o maior, mais rico entre os publicanos.
  • Segundo que Zaqueu tinha funcionários, ele já não cobrava impostos, ele administrava os cobradores de impostos.

Zaqueu tinha o que muitos desejam hoje. Ser rico, não precisar trabalhar, ter funcionários que fazem tudo que você pede. Ser o maior na sociedade onde vive e etc.

Porém, a bíblia narra a história de Zaqueu por vários motivos! Um deles é para nos ensinar que a riqueza não traz felicidade. E que mesmo os ricos precisam de Deus.

Zaqueu é alguém que chegou no topo! E que já não tem mais para onde subir na vida e esta sentindo a solidão que isso traz. Veja um exemplo;

Quando você vê na loja uma roupa linda maravilhosa, e sonha com aquela roupa. Mas é muito cara. Então, correndo atrás do seu sonho, você trabalha muito e economiza dinheiro.

Quando finalmente você consegue comprar aquela roupa, você sente alegria, felicidade, prazer, satisfação etc. E isso é muito bom na vida. Correr atrás do que queremos e conquistar. Faz parte da vida.

Porém, se você é rico como foi Zaqueu e pode comprar a loja inteira, ao entrar na loja, você não deseja nenhuma peça de roupa, nada naquela loja te atrai, nada é um desafio para você. Isso é triste, solitário, infeliz.

Zaqueu queria paz! Alegria! Satisfação! E por isso foi procurar Jesus.

O texto diz que ele queria VER Jesus. Olhar para Ele. Contemplar a face de Cristo. Vê-lo passar. Ao mesmo tempo, imaginamos que a multidão estava ali por motivos maiores.

A multidão certamente queria uma oração, um toque, um abraço, uma cura, uma palavra etc. Zaqueu queria apenas ver. E é engraçado como Deus inverte as coisas.

Pois o homem que tinha o menor dos pedidos, recebeu a maior das recompensas. Enquanto todos queriam toque, abraço, cura etc. O Zaqueu que só queria Ver, foi quem Levou Jesus para Casa.

É interessante que Zaqueu foi impedido de ver Jesus por causa da multidão. E essa multidão não é pagã, nem ímpia. Essa multidão é crente. Zaqueu foi impedido de chegar até Jesus pela própria igreja.

  • Quantas vezes a competição dentro da igreja, impedem as almas de se achegarem a Cristo?
  • Quantas vezes o partidarismo, o favoritismo dentro da igreja impedem as almas de terem uma experiência real com o Senhor?
  • Quantas vezes a propaganda da igreja que só fala de milagres e curas, atrapalham as almas que desejam apenas alegria e paz, de chegarem até Cristo?
  • Quantas vezes o barulho da igreja atrapalham as almas sedentas que só querem ouvir a doce palavra de Cristo?

Mas é melhor lutar para ver o Senhor, do que se conformar com a vida de tristeza e infelicidade. Por isso Zaqueu insistiu.

Assim também muitos hoje ainda estão insistindo procurando uma igreja séria onde eles possam ver o Cristo;

Enquanto muitos outros já desistiram de tentar ver Jesus, porque estão cansados de se decepcionar com a multidão que vive atrapalhando.

Ah como seria mais fácil, se alguém naquela multidão pegasse Zaqueu pela mão e o levasse até diante do Senhor.

Mas Deus tem as suas formas de trabalhar. Jesus nunca teria chamado Zaqueu se ele não tivesse subido na árvore. Olha como a salvação acontece.

O primeiro passo foi de Zaqueu ou foi de Jesus? Foi Zaqueu quem primeiro desejou ver o Cristo, ou foi Jesus quem primeiro decidiu passar perto de onde Zaqueu morava?

Seja como for. Vemos que existe uma atitude de ambas as partes para a salvação ocorrer. Zaqueu corre para ver o salvador, e o Salvador para pra chamar Zaqueu.

Ele manda Zaqueu se apressar… Porque Jesus tem pressa em salvar!

O caminho para atender o chamado é uma descida. “Desce depressa”.

Porque para ser salvo, é preciso reconhecer que é um pecador, um criminoso para Deus, que merece condenação. Isso é descer, é se humilhar. Isso é se arrepender.

E assim que Zaqueu desce, Jesus entra em sua casa! Isto é, após o arrependimento o salvador vem e faz morada em você!

Por que Jesus deixou a multidão que tinham necessidades maiores, e deu atenção total a Zaqueu?

Ora, é simples. Porque Zaqueu não queria explorar Jesus extraindo dele milagres. Zaqueu queria um amigo, um pai, um Senhor, que lhe desse motivo para viver, motivo para ser Feliz.

A multidão queria Jesus por um momento, para receber o seu milagre. Mas Zaqueu queria Jesus para sempre em sua vida.

A pergunta é: O que você quer de Jesus? Será que seu pedido é digno de levar Jesus para casa?

Imagino Jesus entrando na casa de Zaqueu e as portas sendo fechadas na cara da multidão que estava lá com uma lista de pedidos de oração.

É como se Jesus estivesse dizendo: Vocês querem os meus milagres. Mas não sabem que assim como Zaqueu, Eu quero amigos.

E depois que Jesus entra em sua vida, as coisas mudam automaticamente. Ora, Jesus entrou na casa de Zaqueu mas não fez nada!

Ele não orou. Não pregou. Não ensinou. Não exortou. Não criticou. Não contou nenhuma parábola. Nada nada.

E mesmo assim, Zaqueu se levanta e decide dar aos pobres metade de tudo que tem! Por quê? Porque a presença de Jesus fez toda diferença na vida de Zaqueu.

Só o fato de Jesus estar presente em nossas vidas já é mais que suficiente para as mudanças acontecerem.

A conversão verdadeira é evidenciada pela correção do passado. Zaqueu tinha um passado de crimes, ele enriqueceu de forma ilícita, mas agora convertido, ele corrige seu passado devolvendo 4 vezes mais.

Agora, você acha que Zaqueu devolveu 4 vezes mais no mesmo dia? Claro que não.

A partir dali, todo dia alguém aparecia dizendo: Você me cobrou impostos adicionais. E então Zaqueu passou algum tempo corrigindo seu passado.

Você pode identificar um cristão verdadeiro, ao ver que todo dia ele esta lutando para corrigir seu passado, sendo agora uma pessoa melhor porque Cristo habita em sua casa, devolvendo 4x mais, que são:

  • Devolver o perdão. Perdoar e ser perdoado.
  • Devolver a amizade. Dar chance de serem amigos agora.
  • Devolver a alegria. Falando de Jesus.
  • Devolver o amor. Estando a disposição para ajudar sem pedir nada em troca.

Oremos, pela conversão real, sincera e verdadeira da nossa família, da nossa igreja, e da nossa pessoa! Em nome de Jesus.

5 respostas para “Lucas 19 – A Conversão de Zaqueu – Pregação Completa”

  1. Avatar de Genivaldo Silva
    Genivaldo Silva

    Muito bom esse estudo VARÃO, que Deus abençoe, e continue lhe usando tremendamente EM NOME DE JESUS.

  2. Avatar de Adjalma
    Adjalma

    Estudo maravilhoso parabéns

  3. Avatar de Humberto Filipe
    Humberto Filipe

    GOSTEI DA PREGACAO E FORTE APRENDE E APREENDI ALGUMA COISA DE LADO DE DEUS. ZANQUEU QUERIA FELECIDADE ISTO E SER AMIGO DE DEUS.

  4. Avatar de alex aragao
    alex aragao

    Deus abençoe sua vida varao muito edificante este texto

  5. Avatar de Maria Alice Teixeira Cherém -(21) 9817-4537- whatsApp
    Maria Alice Teixeira Cherém -(21) 9817-4537- whatsApp

    Sou cristã, gostei muito de sua reflexão, quando alguém cita Maria e Marta, João,
    Tiago…e outros heróis da fé me emociono, Como disse:” Você pode identificar um cristão verdadeiro,ao ver que todo dia ele está lutando para corrigir seu passado.”
    O passado só nos fará sofrer, ter diciculdades,para deixar os vícios como do álcool, droga,fofoca, vaidade, soberba, luxuria etc. É deixando “tudo isto” para trás, o ontem, porque o amanhã, não nos pertence, podemos não ver a luz(não ver o amanhecer).Nosso dia é o hoje; viva apenas 24 horas, evitando através da oração,um dia apenas,para ser feliz! Fique na paz de Cristo, caro pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies