Como Pode um Cristão Ficar Triste com Frequência?

– Como Pode um Cristão Ficar Triste com Frequência?

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; (Mateus 13:20,21)

É difícil admitir, mas somos muito mais parecidos com “pedregais” do que com boa terra. Somos uma terra que precisa primeiro ser tratada, cuidada, moldada e bem trabalhada para só depois ser uma boa terra.

Eu confesso, sou o tipo de terra que Deus teve que trabalhar muito, para começar a parecer boa. E quan do olho para essa parábola, eu peço ao Senhor: Por favor oh Deus, não desista de trabalhar em mim, para que eu seja a boa terra.

Existem várias coisas que causam tristeza, várias situações que podem lhe deixar angustiado, abatido e decepcionado. Porém, isso é normal da vida; Todo mundo passa por isso.

Mas o que não é normal, é um cristão ficar triste com frequência sem nenhum motivo aparente. Olhe ao seu redor. Olhe tudo o que você tem.

Tem saúde, tem família, tem amigos, tem irmãos na igreja, tem um pastor, tem onde dormir, comida na mesa, pessoas que te amam, foi achado por Deus e é alvo do seu amor, sim Ele te ama muito! Tanto que lhe compartilhou o Espírito Santo.

Então, por qual motivo você vive triste toda semana? Fica alegre um dia, fica triste no outro, fica alegre em um culto no domingo, fica triste na semana.

Vai ao culto cheio de esperança em ouvir Deus falar, e sim, Deus fala com você. Então você se enche de alegria, porém passageira, porque quando acorda cedo para trabalhar, vai a escola e enfrenta toda a rotina da vida cotidiana, você do nada se entristece de novo…

E vive a pedir oração aqui e ali, pede uma palavra aqui e ali, uma profecia aqui e ali. Afinal, porque é que vocÊ se entristece tanto? Ora, deve ser exatamente o que Jesus falou, você é como pedregais.

Pedregais são difíceis, são desnivelados, uma parte alta, outra parte baixa, um lado torto, outro lado pontiagudo, uma bagunça total. Isto por acaso parece um pouco com sua vida?

E o principal, Jesus falou que a palavra que cai neles faz pouco efeito, traz uma alegria passageira, por falta de raiz em si mesmo eles se ofendem rápido!

Que raiz é essa? Pois se tivesse raiz em si mesmo, então a alegria não seria mais passageira, ela seria permanente. Ora, essa raiz é justamente a emoção dominando a razão.

Quem vive de emoção, quem vive de momento, quem vive apenas o agora e não olha para o futuro, não tem raiz em si mesmo. Ou seja, não podemos aceitar a palavra de Deus apenas pela emoção. Precisamos tomar posse dela pela razão. Veja:

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e
agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1,2)

A palavra de Deus irá agir com poder em sua vida, trazendo transformação quando você parar de levar tudo na emoção e começar a levar a sério o que Deus diz. Veja um exemplo;

Você leva a sério o trabalho, por isso vai todo dia. Assim também deve ser a palavra de Deus, se você levar a sério, irá meditar nela todo dia, irá lembrar dela todo dia, para ser transformado, renovando seu entendimento, isto é, aprendendo mais e mais de Cristo estudando a bíblia.

Veja que sempre que você fica triste, já esqueceu tudo que Deus falou, já não lembra nenhuma promessa, em outras palavras, esta vazio do alimento espiritual, a palavra de Deus.

É fácil lembrar jargões e frases de efeito dos pregadores. Mas isso não alimenta, o que você precisa é de estudo bíblico, pois um estudo é o resultado de uma meditação. E a bíblia diz:

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conform e a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1:8)

Estudo bíblico é igual a oração, quanto mais você faz, mais você quer fazer. Quanto menos você faz, menos você quer fazer. E isto é só o começo, pois o estudo da palavra irá te fortalecer para que você possa sozinho ler e meditar na bíblia até começar a ouvir a voz de Deus falando contigo.

Esta na hora de deixar de ser pedregulho, deixar de ser pessoa emotiva demais, que quando se alegra ou se entristece é sempre exagerado! Esta na hora de ser moderado e ter domínio próprio, seguindo o que a bíblia diz:

Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. (1 Coríntios 14:20)

Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; (Efésios 1:18)

Agora, você já sabe porque dia esta triste, outro dia esta alegre. Te falta raiz na palavra de Deus! E tamb ém já sabe o que fazer, ser cheio da palavra para saber a esperança da sua vocação.

Nas palavras do Apóstolo Paulo: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Filipenses 4:4)

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies