As Bênçãos que temos em Cristo nos Lugares Celestiais – Efésios 1

As Bênçãos que temos em Cristo nos Lugares Celestiais

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; (Efésios 1:3).

Como filhos de Deus, amantes de Cristo, temos bênçãos materiais e espirituais garantidas. E aqui Paulo fala das principais bênçãos espirituais que temos em Cristo.

Primeiro, Paulo mostra a fonte da bênção, é nosso Deus e Pai. Ele é bendito, porque nos abençoou…!

Depois Paulo deixa claro a natureza das bênçãos, elas são espirituais. Interessante que hoje é comum glorificar por coisas materiais, mas na bíblia, vemos Paulo bendizendo a Deus por bênçãos espirituais.

Por fim ele mostra o lugar das bênçãos, nas regiões celestiais. As regiões celestiais falam de uma dimensão espiritual, o mundo espiritual. Isto é, essas bênçãos são dadas e recebidas espiritualmente, porque são eternas.

Note que existe uma tríade em relação ao evangelho nos primeiros 14 versos de Efésios 1.

  • Dos versos 3 a 6, Paulo fala do evangelho no passado. E já temos bênçãos aqui.
  • Dos versos 4 a 12, Paulo fala do evangelho no presente, a morte de Jesus por nós. E somos abençoados novamente.
  • Nos versos 13 e 14, Paulo fala do evangelho no futuro. E ainda temos bênçãos.

As bênçãos do evangelho no passado, isto é, na eternidade são:

  • Escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo (Ef 1:4)
  • Predestinados em Cristo para adoção de filhos (Ef 1:5)

A expressão em Cristo, deixa claro que é Cristo, Somente Cristo o que foi escolhido antes da fundação do mundo (Ap 13:8. Jo 17:24. 1Pe 1:20). E nós, passamos a receber essa bênção de sermos escolhidos também junto com Ele.

Por isso o texto diz: Nos abençoou… Pois se houvesse uma eleição para nós garantida antes de tudo, não haveria necessidade de recebê-la novamente como bênção agora, na verdade, não haveria nem mesmo motivo pra sermos salvos, se já tivéssemos sido salvos antes de tudo.

Por isso, ninguém pode ser filho de Deus, se não for através de Cristo.

Predestinados em Cristo, deixa claro que somente Cristo é o predestinado a ser filho de Deus, e a vida eterna. E nós, recebemos essa bênção quando recebemos a Cristo em nossas vidas.

Ou seja, estando em Cristo, somos predestinados com Ele, essa é a bênção que todo aquele que vem a Cristo recebe, a esperança de vida eterna no céu, pois não entramos no céu por nós mesmos, mas só entraremos por Cristo.

Em outras palavras, Cristo morreu a nossa morte para que pudéssemos viver a sua vida. E agora em Cristo, suas bênçãos são compartilhadas conosco, os que creem no seu nome.

E tudo isso, para louvor da sua glória!

As bênçãos do evangelho no presente, isto é agora nas nossas vidas são:

  • A redenção (Ef 1:7)
  • A remissão (Ef 1:7)
  • A graça de Deus (Ef 1:7,8)
  • O Equilíbrio em Cristo (Ef 1:9,10)
  • Herdeiros de Deus (Ef 1:11)

A palavra redenção significa resgatar, redimir, e é o que Cristo faz conosco. Ao crer no evangelho, que Ele morreu e ressurgiu para nossa salvação, somos resgatados do mundo, passando da morte para a vida. (Jo 11:25. Rm 6:4).

A palavra remissão na prática significa perdoar. Isto é, fomos resgatados e também perdoados. Imagine resgatar alguém do mundo do crime. Ele deixou a antiga vida, mas ainda tem dívidas com a sociedade e deve pagar passando alguns anos na prisão.

Mas no nosso caso, além de resgatados (redenção), fomos perdoados (remissão), nossa dívida foi extinta, por causa do sangue derramado na cruz. Isso é muita bênção, Aleluia!

Paulo diz que a graça de Deus esta derramada abundantemente sobre nós. Isso é bênção. Pois é por causa da graça que muitas das nossas falhas cometidas após a conversão, não são imputadas.

É por causa da graça que Deus nos dá diversas chances e oportunidades de tentar novamente e acertar. E é por causa da graça de Deus que nós recebemos do céu, muitas coisas as quais não merecemos, mas por sua maravilhosa graça, recebemos. (1Co 15:10,57. Tg 4:6. Gl 1:15. 2Co 8:1. 1Pe 4:10).

O equilíbrio em Cristo, é que Deus convergiu, ou seja, centralizou todas as coisas em Cristo. De maneira que:

Cristo é o centro da bíblia, do evangelho, da história, do céu, da igreja, da fé, do amor, da verdade, do exemplo, da consumação de tudo, da eternidade passada e futura, da criação, do louvor e de toda adoração.

E isto é bênção espiritual para nós! Por quê? Porque simplifica toda a vida cristã. Temos um modelo, um norte, um caminho, uma verdade, uma vida, uma direção, uma posição, uma história, enfim. Cristo é tudo em todos.

Somos herdeiros de Deus na pessoa bendita de Jesus Cristo. Pois assim como Ele é o eleito, e somos eleitos Nele, Ele é o predestinado, e somos predestinados Nele, também Ele é o Herdeiro de Deus, e somos co-herdeiros com Ele.

Talvez você nunca seja rico nessa terra. Mas não importa, pois há uma herança eterna nos céus esperando por ti.

E tudo isso, para louvor da sua glória!

As bênçãos do evangelho no futuro, isto é daqui em diante são:

  • Temos a marca do Espírito (Ef 1:13)
  • O Espírito Santo garante todas as bênçãos (Ef 1:14)

De agora em diante, você é selado pelo Espírito Santo de Deus. Nos tempos bíblicos, quando um rei queria garantir uma propriedade ou simplesmente proteger alguma coisa, ele o fazia deixando uma marca do seu anel em tal propriedade ou objeto.

Você lembra de Daniel que foi jogado na cova, e que a cova foi selada pelo rei? (Dn 6:17) Significa que o rei deixou a marca do seu anel para que ninguém abrisse.

Nessa mesma história, um documento foi assinado pelo rei e não podia voltar atrás. Na almeida diz: Não se pode revogar. (Dn 6:8,12,15). Simplificando, isto foi porque o rei assinou com a marca do seu anel, por isso não podia voltar atrás.

Assim também o Espírito Santo é a marca que Deus colocou em você, e isso no mundo espiritual significa que você é propriedade exclusiva de Deus. E é por isso que existe uma proteção espiritual sobre a vida de todo cristão verdadeiro.

Com o Espírito Santo em nossas vidas, estamos garantidos em Cristo (Rm 8:9). E isso garante todas as bênçãos espirituais para nós. Incluindo a entrada no céu.

Nas palavras do profeta Jeremias (Lm 5:21), converte-nos a ti oh Senhor, e seremos convertidos. Pois não queremos perder as bênçãos espirituais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies