O Arrebatamento Segundo o Apóstolo Paulo

O Arrebatamento Segundo o Apóstolo Paulo

Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
(1 Tessalonicenses 4:15-18).

Quando o apóstolo Paulo descreve como será o arrebatamento da igreja, ele o faz por um motivo óbvio que é responder as dúvidas dos tessalonicenses. Visto que suas cartas são para resolver questões, dar conselhos e encorajar a igreja, além de alertá-la de perigos e heresias.

Por exemplo, aos coríntios, ele traz muitas doutrinas e correções, visto ser essa uma igreja problemática. Porém, ele não deixa de tirar dúvidas de vários temas, como por exemplo sobre casamento no capítulo 7 da primeira carta e também sobre a ressurreição no capítulo 15.

E ao tirar dúvidas da ressurreição, ele também aproveita para explicar o arrebatamento aos Coríntios com ênfase na ressurreição. (1Co 15:51-58).

A pergunta é: Se ambas as igrejas, tanto a de Corinto quanto a de Tessalônica viram e ouviram o apóstolo Paulo pregar e ensinar a palavra, por que essas dúvidas surgiram depois?

Não há dúvidas de que Paulo esteve pregando e ensinando em Corinto. (At 18:11). E não há dúvidas de que Paulo esteve pregando e ensinando em Tessalônica. (At 17:1-9. 1Ts 2:1. 2Ts 2:5).

O motivo mais simples e lógico, é que eles ficaram meditando essas coisas. Ou ainda, alguém colocou dúvida neles. Pois em todas as igrejas existiam judeus convertidos, mas que ainda assim, tinham muita dificuldade em fazer diferença entre judaísmo e cristianismo.

E por causa dessa confusão entre judaísmo e cristianismo, é que Paulo tinha de explicar em todas as igrejas coisas como:

A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. (1 Coríntios 7:19). Veja também: (Rm 3:1. Fp 3:2,3. Gl 5:11. Cl 3:11. Ef 2:11).

Todas essas declarações de Paulo sobre circuncisão, deixam claro que, muitos judeus convertidos não conseguiam olhar para si, como igreja, mas continuavam como judeus e até incentivavam outros á circuncisão.

E nesse contexto é fácil entender o motivo de dúvidas sobre o arrebatamento. É muito simples, a dúvida aparece porque a bíblia deles, o antigo testamento não fala de arrebatamento.

E vivendo naquela época, se você perguntar ao judeu convertido, que cresceu memorizando toda a lei de Moisés, os escritos e os profetas, dizendo: A lei diz alguma coisa sobre arrebatamento? Os profetas falaram alguma coisa sobre arrebatamento? O livro dos salmos relatam isso? A resposta para todas essas perguntas é: Não.

Portanto, de onde o apóstolo Paulo esta tirando essa doutrina?

É muito importante notar que, quando o apóstolo Paulo fala de arrebatamento aos tessalonicenses, ele não faz citações do antigo testamento como é o seu costume fazer ao ensinar doutrinas.

Então, a pergunta é: Por que Paulo não cita ás escrituras ao falar de arrebatamento aos tessalonicenses?

O texto responde, Paulo diz: Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto… (1Ts 4:15a).

Eis a fonte do apóstolo Paulo. Essa explicação do arrebatamento que virá nos versículos seguintes tem essa origem: “por palavra do Senhor”. E sabemos que, o Senhor Jesus não escreveu nenhum livro, e também sabemos que Paulo não andou com Jesus.

Então quando foi que Paulo ouviu e aprendeu isso com o Senhor Jesus? Não resta alternativa, a não ser quando ele mesmo foi arrebatado ao terceiro céu. (2Co 12:1-8).

Porém, esse arrebatamento do apóstolo Paulo descrito na segunda carta aos coríntios, não foi a única vez que Paulo se encontrou com Cristo. Pois no dia da conversão de Paulo, Cristo lhe fez uma promessa de aparecer outras vezes. Leia:

Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, (Atos 26:16).

Não é preciso ser erudito para entender que, essa expressão diz respeito á outras aparições, isto é, não será só mais uma aparição, o que fica claro é que Jesus irá aparecer para ele outras vezes ainda.

E trazer ensinos e doutrinas que não estão claramente especificados no antigo testamento, é uma característica forte do Senhor Jesus que ao ensinar dizia: “Ouvistes o que foi dito… Eu porém vos digo” (Mt 5-8). Pois ele é o novo legislador, maior que Moisés, ao qual o próprio Moisés disse: “a ele ouvireis” (Dt 18:15).

Também é importante notar que Jesus declarou aos apóstolos que tinha muitas coisas para ensinar e que deixaria essa tarefa para o Espírito Santo. (João 16:12,13). Uma vez que, nos conectamos com Deus pai e com seu filho Jesus Cristo através do Santo Espírito. (Rm 8:9. Ef 2:18).

Agora, no tocante ás dúvidas dos tessalonicenses, percebemos que pensavam que iriam subir primeiro, e só depois os mortos iriam ressuscitar no futuro. E por que isso? Pela explicação de Paulo dizendo: de modo algum precederemos os que dormem”.

E isto significa que eles (os tessalonicenses) estavam tomando por base o antigo testamento que fala de ressurreição no ultimo dia (Dn 12:1,2,13). Ou seja, eles não identificaram duas ressurreições, eles imaginavam apenas uma.

E isso é muito comum entre os judeus (Jo 11:24), todos esperam ressuscitar no último dia como disse a Marta. Porém, Jesus disse para ela que, para os que creem no seu nome, será diferente. Ele disse:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; (João 11:25).

Caso Jesus estivesse concordando com Marta de que Lázaro só ressuscitaria no último dia, então ele não teria motivos para lhe dar qualquer resposta explicativa. Porém, ele deu uma resposta significando que ele discorda de Marta nessa questão.

Ele não discorda da ressurreição do último dia, mas discorda da ressurreição dos justos serem somente no último dia. E assim, faz o milagre provando que, o justo pode ressuscitar agora mesmo. Não precisa esperar o último dia.

Portanto, os tessalonicenses estavam preocupados em entender essa questão. Pois se no arrebatamento, haverá ressurreição, porém, o arrebatamento não será no último dia, então primeiro nós seremos arrebatados e só depois no último dia os nossos irmãos em Cristo?

Então Paulo esclarece a dúvida deles dizendo: de modo algum precederemos os que dormem.

E talvez, o meu leitor faça a seguinte pergunta: De onde se imagina que os tessalonicenses esperavam vir o arrebatamento primeiro?

Ora, na explicação de Paulo, fica claro que a dúvida deles é sobre quem vai subir ao céu primeiro. E Paulo explica que subiremos todos juntos, os que já morreram e os que estiverem vivos.

Mas não somente isso, Paulo se inclui no arrebatamento dizendo: “nós, os vivos,”. E você sabe muito bem que “nós” significa: Vocês e eu. Portanto, tanto o apóstolo Paulo quanto a igreja esperavam o arrebatamento para os seus dias. E isto quer dizer que, pode ser a qualquer momento.

Por isso, temos aqui descrito por Paulo um evento único. E se a revelação veio “por palavra do Senhor” é comum que essa revelação esteja devidamente escondida na bíblia, de forma a que, seja difícil identificar o arrebatamento em outros textos, tanto do antigo, quanto do novo testamento ou mesmo nas palavras de Jesus.

Pois se o arrebatamento fosse facilmente identificado nas palavras de Jesus, então ele seria ensinado por Pedro ou por João e não por Paulo.

Mas considere isto. Que Paulo é um erudito muito bem preparado e capacitado para identificar revelações bíblicas. E eu sei que não preciso te convencer disso. Veja exemplos;

  • Paulo identifica uma revelação em Sara e Agar. (Gl 4:21-31).
  • Paulo identifica uma revelação na conversa de Elias com Deus. (Rm 11:1-5).
  • Paulo identifica uma revelação até nos bois que trabalham arando a terra. (1Co 9:9,10).

Em todas as suas cartas, ficamos encantados com as revelações do apóstolo Paulo, explicando os textos do antigo testamento. Ele tem graça, experiência e conhecimento para isso. Porém, aqui eu chamo sua atenção!

A revelação do arrebatamento não foi identificada por Paulo em lugar nenhum do antigo testamento. Essa é uma revelação tão bem guardada, que o próprio Cristo teve que explicar para ele.

Mesmo sendo perito em revelações, o arrebatamento lhe foi explicado pelo Senhor. E não somente isso, mesmo sendo perito em revelações, o arrebatamento é um mistério para Paulo. Ele diz:

“Eis que vos digo um mistério” (1 Coríntios 15:51a).

E continua sendo mistério para muitos hoje que por tentar encaixar o arrebatamento em outras passagens bíblicas, acabam tomando a decisão mais confortável que é pensar que ele não existe, ou que de alguma forma será só depois da segunda vinda de Cristo.

Sim é um mistério tão bem guardado, que mesmo o apóstolo das revelações não conseguiu identificar que o arrebatamento era para além de seus dias, tanto que, por isso, Paulo o esperava ainda em vida. Pois se conecta com a promessa do Senhor. (Jo 14:1-3).

Mas se o Senhor falou, então é algo para ser ensinado. Pois esse é o trabalho de um apóstolo, repassar os ensinos de Jesus. E cremos que Paulo repassa este ensino da maneira como o recebeu sendo ele um fiel despenseiro, pois este é o seu costume. (1Co 11:23).

E o que o Senhor falou? Falou que virá para nós. (Jo 14:1-3). Falou que nos livra da ira futura. (1Ts 1:10). Falou o que Paulo repetiu dizendo:

o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras

Essa é a nossa consolação, o encontro com Cristo, essa é a bendita esperança. E isto é um consolo para nós. Pois não importa como esta sua vida material nessa terra, o que importa é que você vai subir.

Tem dívidas? Tem doenças? Tem problemas? Tem inimigos? Todos eles ficarão e nós subiremos! Aleluia. Maranata ora vem Senhor Jesus.

Uma resposta para “O Arrebatamento Segundo o Apóstolo Paulo”

  1. Avatar de Leonardo Francisco
    Leonardo Francisco

    Excelente estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies