O que é Maranata?

O que é Maranata?

Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata! (1 Coríntios 16:22)

Maranata aparece uma única vez na bíblia sagrada. Essa expressão foi utilizada pelo apóstolo Paulo quando escreveu aos coríntios no final do capítulo 16 ao se despedir dos irmãos com saudações.

Pelo contexto fica claro que essa é uma das formas de cumprimentar os irmãos, porque ele diz:

A saudação, escrevo-a eu, Paulo, de próprio punho. Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata! (1Co 16:21,22).

Portanto, era uma saudação especial utilizada entre os crentes em Corinto, de maneira que, Paulo não precisou explicar o que isso significa, mas os saudou com empolgação textual, deixando claro que eles sabiam o que era isto.

Ao usar essa saudação no final da primeira carta aos coríntios; logo entendemos que é uma forma de se despedir dos irmãos dizendo: ‘Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata!’

E isto talvez seja dito completando um a frase do outro, pois já era comum esse tipo de saudação. Por exemplo;

  • Eu digo a você: Se alguém não ama o Senhor…
  • Você responde: Seja anátema…
  • Nós dois juntos: Maranata!

Essa palavra desperta a curiosidade, pois o seu significado não tem nada a ver com a grande tribulação ou mesmo com a ascensão do anticristo.

Maranata é uma tradução adaptada de 3 palavras que vem do aramaico, idioma falado pelos cristãos no tempo de Cristo. São elas; Mar, Ana e Tha. Cujo significado é:

  • Mar = Senhor.
  • Ana = Nosso.
  • Tha = Vem!

Portanto, quando falamos: Maranata! Estamos dizendo: “Vem, Nosso Senhor”. E no grego, essa palavra se torna apenas duas, conforme dicionário Strong: G03134 μαραν αθα maran atha. E possui duas opções de tradução. Pode ser: ‘Nosso Senhor veio’. Ou também ‘Nosso Senhor vem’.

Mas para toda frase em qualquer idioma, sempre tem uma forma de expressão por trás do sentido literal da tradução. Por isso, essa não é a melhor tradução para expressar o sentido da frase no aramaico. Logo, a melhor e mais famosa tradução é: “Ora Vem Senhor Jesus.”

Maranata como saudação cristã, nos indica que os irmãos esperavam mesmo pelo Senhor Jesus. E não de uma forma apocalíptica, pois o apocalipse ainda não tinha sido escrito quando Paulo escreveu aos coríntios saudando os irmãos dessa maneira (1Co 16:22) indicando claramente que Paulo ensinava os irmãos á esperar pelo Senhor Jesus a qualquer momento.

E se é a qualquer momento, logo não é em uma batalha do armagedom. Se é a qualquer momento, logo não é após o governo do anticristo. Essa é a doutrina da iminência, que ensina que Jesus pode vir a qualquer momento, pois esperamos o arrebatamento aqui e agora.

A doutrina da iminência é a espinha dorsal do Pré-Tribulacionismo. Ela surge, não apenas da saudação “Maranata” mas de vários versículos que falam claramente da volta iminente do Senhor Jesus, mostrando que, os apóstolos esperam Jesus a qualquer instante. Veja:

Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. (Tiago 5:8).

Sabemos que até hoje o Senhor não veio. Então como pois ela esta próxima? A única resposta é que Tiago acredita nisso, ele acredita que a qualquer momento Jesus vem. Não precisa de sinais, só precisa estar pronto, pois ele pode voltar hoje. Veja outro texto:

Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. (Filipenses 4:5).

Paulo ensina que, o motivo de andar em santidade, o motivo para ser exemplo nessa terra, é justamente o fato de que o Senhor esta perto de voltar. E isso implica dizer que, aqueles que não são “exemplo” e não andam em santidade, não verão a vinda do Senhor. Veja mais um:

e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura. (1Ts 1:10).

Caso a igreja fosse passar pela grande tribulação, que é justamente a “ira vindoura”. Então esse texto não faz sentido. Uma vez que, a igreja aguarda Cristo, e não o anticristo. E o aguarda justamente porque ele nos livra da ira vindoura. Logo, arrebatamento.

Maranata é a saudação dos cristãos nos dias de Paulo. E indica que eles esperavam a vinda de Jesus a qualquer momento, isso significa: Uma vinda IMINENTE.

Doutrina da Iminência

O que é iminência? É um evento que pode acontecer a qualquer momento. E que não depende e  nem espera que nada antes aconteça. Por exemplo; se dissermos que primeiro tem que acontecer algum sinal, logo a iminência perde todo sentido.

Por isso, a doutrina da iminência é a que ensina que o arrebatamento pode acontecer a qualquer momento. E onde esta isso na bíblia? Bom, vejamos um pouco, apenas um pouco, da chuva de versículos que o novo testamento nos traz, onde claramente a bíblia exorta a igreja a esperar o Senhor, não um sinal, ou um anticristo, mas tão somente o Senhor.

Leia atentamente esses textos bíblicos:

  • 1 Coríntios 1:7 – “… esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”.
  • 1 Coríntios 16:22 – “Maranata!”.
  • Filipenses 3:20 – “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”.
  • Filipenses 4:5 – “Perto está o Senhor”.
  • 1 Tessalonicenses 1:10 – “…e esperar dos céus a seu Filho,…”.
  • 1 Tessalonicenses 5:6 – “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”.
  • 1 Timóteo 6:14 – “Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo”.
  • Tito 2:13 – “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”.
  • Hebreus 9:28 – “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”.
  • Tiago 5.7-9 – “Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor… porque já a vinda do Senhor está próxima….Eis que o juiz está à porta”.
  • 1 Pedro 1.13 – “Portanto…. sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo”.
  • Judas 21 – “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna”.
  • Apocalipse 3:11; 22:7,12,20 – “Eis que venho sem demora”, “Eis que presto venho”, “E, eis que cedo venho”, “Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”.
  • Apocalipse 22.17,20 – “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve, diga: Vem”. “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”

Em nenhum desses textos vemos sinais apocalípticos, ou uma condição dizendo que primeiro deve acontecer isso ou aquilo. Todos eles indicam uma iminência, que Cristo pode vir a qualquer momento. Somente o pré-tribulacionismo pode dar um sentido pleno, literal, a esses textos.

Outras posições que não acreditam no arrebatamento, precisam com muita força descontruir iminência para então poder colocar sinais antes do arrebatamento, ou mesmo negá-lo, tornando-o um evento simples e comum na segunda vinda.

O Dr. John Walvoord declara:

“A exortação a que aguardemos a manifestação da glória de Cristo para os seus (Tito 2:13) perde seu significado se a Tribulação tiver que ocorrer antes. Fosse esse o caso, os crentes deveriam observar os sinais.”

Se a posição pré-tribulacionista sobre a iminência não for aceita, então haverá sentido em procurar identificar os eventos relacionados à Tribulação (o Anticristo, as duas testemunhas, etc.) e não em esperar o próprio Cristo.

A exortação neo-testamentária a que nos consolemos mutuamente pela volta de Cristo (João 14:1; 1 Tessalonicenses 4:18) não mais teria sentido se os crentes tivessem, primeiro, que passar por qualquer porção da Tribulação. Em vez disso, o consolo teria que esperar a passagem pelos eventos da Tribulação. Não! A Igreja recebeu uma “bendita esperança”, em parte porque a volta do Senhor é, de fato, iminente.

E isto é tão sério que, aqueles que não acreditam no arrebatamento, também não podem dizer: Maranata! Pois essa saudação aponta para uma vinda iminente, sem aviso, sem sinal, a qualquer momento.

Por isso, vigia meu irmão, Jesus breve vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies