Afinal, O que é a Grande Tribulação?

Afinal, O que é a Grande Tribulação?

Respondi: — O senhor sabe. Então ele me disse: — Estes são os que vêm da grande tribulação, que lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. (Apocalipse 7:14)

A grande tribulação será o período mais triste em toda a história da humanidade. O próprio Cristo falou acerca desse evento. (Mt 24:21). E também alguns profetas o chamaram de Dia do Senhor. (Sf 1:15. Am 5:18).

O apocalipse traz muitos detalhes desse evento, por exemplo;

  •  É durante a grande tribulação que as duas testemunhas do apocalipse irão aparecer.(Ap 11:3).
  •  É durante a grande tribulação que Jesus de posse do Livro selado, irá abrir os selos 2, 3 e 4 trazendo efeitos catastróficos na Terra. (Ap 6:3-8).
  •  É durante a grande tribulação que Deus irá derramar as 7 Taças da sua ira, trazendo 7 flagelos sobre os habitantes da Terra. (Ap 16).
  •  É em algum momento durante ou ao final da grande tribulação que os 144 mil serão selados. (Ap 7:1-8).

O profeta Daniel falou o período da grande tribulação, que será de 3 anos e 6 meses. (Dn 9:27). O anticristo irá governar por 7 anos, e irá fazer um acordo de falsa paz no mundo todo, mas isso irá durar apenas 3 anos e meio.

Sendo assim, a grande tribulação é o final do governo do anticristo, durará 3 anos e meio igual quando o profeta Elias fechou os céus, e não choveu por 3 anos e meio (Tg 5:17).

Dessa vez, o céu será fechado em todos os sentidos para o mundo inteiro, e só se permitirá abrir para passar o Rei da Glória, o Senhor Forte e Poderoso na Guerra, Ele é o Rei da Glória. (Sl 24:7-10).

Mas a pergunta é: Por que Deus vai permitir a grande tribulação? Ou seja, qual é o propósito de Deus em mandar ao mundo uma grande tribulação?
Muitos pensam que a grande tribulação é por causa do anticristo, como se ele fosse tão cruel e malvado que conseguirá trazer uma grande tribulação sobre a Terra… Estão enganados! Pois é o Deus do céu quem anuncia este dia desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas e também falou pelo seu filho. Portanto, é plano de Deus, é vontade de Deus, é propósito de Deus.

O motivo pelo qual Deus irá enviar a grande tribulação sobre a Terra se explica através das escrituras. Vejamos: Toda vez que Deus manda uma tribulação grande sobre uma nação ou sobre o mundo todo, é por causa do aumento do pecado e da falta de arrependimento. Ou seja, apostasia. Foi assim no Dilúvio.

Foi assim na destruição da torre de babel. Foi assim na destruição de Sodoma e Gomorra… E Deus julga os pecados não somente dos ímpios, mas também do seu próprio povo que se desviou de Deus e se entregou ao pecado.

Foi assim no livro de Juízes, por várias vezes Deus permitiu forte tribulação entre o seu povo até que se arrependesse. Foi assim na queda de Samaria. Foi assim na queda de Jerusalém… Que aliás, Jerusalém caiu não uma, mas duas vezes pelo mesmo motivo.

1- No ano 586 a.C destruída por Nabucodonosor (tipo do anticristo) com a aprovação de Deus por causa dos pecados do povo.

2 – E no ano 70 d.C destruída pelo general Tito também com a aprovação de Deus por causa dos pecados do povo que mataram o Cristo e muitos dos seus seguidores.

O próprio Senhor Jesus, creio que com lágrimas nos olhos, disse: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas
vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! (Mateus 23:37) Então eis o motivo de vir a grande tribulação.

  •  É porque mais uma vez, o mundo seguirá o mesmo caminho que seguiu quando nos dias de Noé. (Lc 17:26).
  •  O mesmo comportamento que tinham os de Sodoma e Gomorra.
  •  A mesma presunção e orgulho de si mesmos que tinham os construtores da Torre de Babel.
  •  Até aqueles que se dizem ser de Deus, estarão em um loop repetindo sempre e sempre os mesmos pecados de idolatria como nos dias dos Juízes.
  •  Assim como Deus usou Salmanaser V para trazer dor e sofrimento em Samaria, será agora com o anticristo.
  •  Assim como Deus usou Nabucodonosor para trazer dor e sofrimento em Jerusalém, será agora outra vez com o anticristo.

Não se engane! A grande tribulação será a maior das punições do Todo Poderoso, o maior dos juízos do Juiz de toda a Terra, um dia de trevas como nunca antes houve e nem jamais haverá.

A pergunta que todos fazem é: Nós, os salvos, os crentes, os fiéis, estaremos aqui? Ou já teremos sido arrebatados?
Creio que não estaremos aqui. Mas este assunto será abordado no próximo estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies