Profetas Menores – Estudo Bíblico

Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. (Amós 3:7)

Profetas Menores – Estudo Bíblico

Quando se fala dos profetas menores, deve-se sempre lembrar que eles são incríveis, grandes homens de Deus, tanto quanto os profetas maiores.

São chamados de menores, apenas por que seus livros são pequenos. Porém, isso não significa que não são usados poderosamente nas mãos de Deus.

Os profetas maiores estão organizados em nossa bíblia cronologicamente. Porém, os profetas menores não. Por isso precisamos recorrer a uma cronologia, envolvendo também os profetas maiores:

Antes do Cativeiro Babilônico:

  • Jonas 856 – 784.
  • Amós 810 – 785.
  • Oséias 810 – 725.
  • Isaías 810 – 698.
  • Joel 810 – 660.
  • Miquéias 758 – 699.
  • Naum 720 – 698.
  • Sofonias 640 – 609.

Um pouco antes e Durante o Cativeiro:

  • Jeremias 628 – 586.
  • Habacuque 612 – 598.
  • Daniel 606 – 534.
  • Obadias 588 – 583.
  • Ezequiel 595 – 536.

Depois do Cativeiro:

  • Ageu 520 – 518.
  • Zacarias 520 – 518.
  • Malaquias 436 – 420.

A maioria dos profetas seguiram a mesma linha de raciocínio:

  • Revelam e apontam os pecados do povo.
  • Alertam sobre o juízo de Deus.
  • Convidam ao arrependimento.
  • Profetizam a vinda do Messias.
  • Anunciam um tempo de restauração em Israel.

Essa linha de raciocínio é fácil de entender. Eles apontam os pecados do povo, com base na lei de Moisés, pois de fato ela veio para isto, mostrar o nosso pecado (Rm 7:7)

Alertam sobre o juízo de Deus, por causa da aliança que Deus fez com o seu povo. E é justamente por isso, que Deus tem todo direito em cobrar o povo, para que eles cumpram a sua parte na aliança feita no Sinai. (Ex 19:5).

O juízo de Deus envolve morte e sofrimento, porque esta é a punição da lei que eles estão desobedecendo. Mas para além disso, o juízo de Deus também envolve retirá-los da terra, por causa da Aliança com Abraão, Isaque e Jacó.

A aliança com Abraão, Isaque e Jacó é justamente dar a terra por Herança, mas se eles não andam nos caminhos de Abraão, isto é, na fé de Abraão, Isaque e Jacó, servindo a Deus, então também não podem herdar a terra que foi prometida a Abraão.

Pela lei, todo o povo morreria, mas graças a uma aliança feita com Davi, de que sempre haveria herdeiro no trono, então Deus precisa deixar um remanescente na casa de Davi, da tribo de Judá, para que esta aliança fique firme.

Pois não foi Davi quem pediu isso a Deus, mas foi Deus quem fez isto para Davi, portanto, a aliança davídica depende somente de Deus e não do povo. Porém, a aliança do Sinai, depende que o povo faça sua parte sendo fiel a Deus. (2Sm 7:16. Lc 1:32,33. Ap 20:1-6).

E é por causa da aliança com Davi, que o povo não é de todo destruído, e é por causa da aliança com Davi, que Deus traz novamente o povo do cativeiro. Porque esta aliança com Davi é na verdade a promessa da vinda do messias, ele é o herdeiro que sentou no trono de Davi e esta lá até hoje reinando e para sempre reinará.

De maneira que, toda vez que os profetas, maiores e menores, falam de Davi ou herdeiro de Davi, estão na verdade se referindo ao Cristo, que veio, morreu mas ressuscitou e reina eternamente. Amém.

Por isso, eles chama ao arrependimento, por há salvação no messias que virá, ao qual, eles também anunciam. E quando este messias vier, irá restaurar Israel.

Este é o centro da mensagem dos profetas, de maneira que começam com pecado e juízo, mas terminam com restauração e consolação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies