O que é um cristão fraco segundo o apóstolo Paulo

Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. (1 Coríntios 8:9).

Uma questão simples sobre comer carne estava incomodando os irmãos em Corinto. E isso levou o apóstolo Paulo a revelar um segredo incrível sobre o mundo espiritual, o relacionamento com Deus e com o próximo.

Primeiro vejamos o problema. Os irmãos de Corinto estavam divididos entre aqueles que comem carne sacrificada a ídolos, e aqueles que não comem carne sacrificada. Entenda que, o problema não é judaico, é primariamente gentio.

Pois não se trata de carne de porco, aquela que os judeus não comem (Dt 14:8). Se trata de carne sacrificada aos ídolos, visto que em Corinto, o paganismo e o culto a vários deuses era “moda”.

E uma das práticas, era comer no templo do ídolo a carne que á ele foi sacrificada. (1Co 8:10). E comer carne que foi oferecida para um ídolo, para alguns era considerado pecado e eles não comiam. Porém, para outros era permitido.

Logo temos em Corinto um debate teológico. De um lado, irmãos dizendo que é pecado entrar no templo do ídolo, sentar a mesa com seus adeptos, e comer da oferenda. E do outro lado, irmãos dizendo que não, que tudo é de Deus, que ídolos são apenas pau e pedra e que há um só Deus.

Então nisto temos uma lição. Certos debates teológicos não ajudam, só atrapalham a igreja. Veja como isso dividiu os irmãos. Veja como provocou confusão. Veja como facilmente os irmãos possivelmente estavam julgando uns aos outros.

Pois os que comem carne talvez dissessem: “Eles são ignorantes, não estudaram, não sabem de nada.” Enquanto que, os não comem carne talvez dissessem: “Eles são carnais, cheios de letras mas sem o Espírito, não tem temor a Deus, não tem visão nem discernimento”.

E por que este debate não estava ajudando? Será que todos os debates são perca de tempo? Não por certo. Mas este debate em particular não estava ajudando porque não havia entre eles alguém que fosse respeitável o bastante para ter a última palavra.

Significa dizer que, em muitos debates, um não aceita a versão do outro por pura falta de respeito. Me atrevo a dizer que, se Paulo não fosse extremamente respeitado como apóstolo, nem mesmo o seu parecer seria aceito.

Agora vamos ao segredo que Paulo revela aqui sobre o mundo espiritual. Ele diz:

Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta. (1 Coríntios 8:8).

O segredo que Paulo revela, é que comer carne oferecida não faz mal. Em outras palavras, mesmo sabendo que demônios estão por trás dos ídolos (Lv 17:7), ainda assim, comer essa carne não te fará mal, porque há um só Deus, e a carne não é dele, é do Senhor, como do Senhor é a terra. (Sl 24:1).

E por isso diz:

Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo e que não há outro Deus, senão um só.

Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),

todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. (1 Coríntios 8:4-6)

Com isto, podemos dizer que macumba não pega em crente, ainda que ele coma algo oferecido. E se isso parece exagerado, lembre-se das palavras do Senhor que se beberem alguma mortífera não lhes fará dano algum. (Mc 16:18).

E você irá dizer: “Isso não é segredo, eu já sabia que macumba não pega em crente”. Então eu lhe digo: Uma coisa é ouvir alguém afirmar aleatoriamente sem qualquer base bíblica. Outra coisa é ter certeza de que uma afirmação possui base bíblica e saber qual é a base.

E isso indica para nós que no mundo espiritual, os demônios irão respeitar que aquela oferenda não é de fato deles, por mais que foi oferecido e sacrificado á eles, não podem contrariar a palavra e a vontade do dono do universo e Senhor absoluto de todas as coisas, principalmente porque todas as coisas estão subjugadas por Cristo, e foram embaixo de seus pés colocadas. (1Co 15:27).

Pois é como esta escrito: Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés (Salmos 8:6).

Vejamos agora o segredo do relacionamento com Deus.

Paulo se refere aqui a irmãos fracos. E isso automaticamente coloca os demais como fortes. O fraco é aquele que pensa que não pode comer carne sacrificada, aquele que ainda não entendeu que somente Deus é o Senhor e que só o Senhor é Deus. (1Co 8:4).

E este é o segredo do relacionamento com Deus. Paulo esta fazendo diferença entre irmãos que já entenderam na sua consciência que só há 1 Deus, esses são fortes, e aqueles que, ainda não entenderam isso, são fracos.

E qual é a prova de que são fracos? Qual é a prova de que eles não entenderam que só o Senhor é Deus? Ora, é muito simples. A prova é o fato de ficarem “respeitando ídolos” como se a carne sacrificada á eles, fosse realmente deles.

Como se o ídolo realmente tivesse vida, como se o ídolo realmente tivesse poder de receber aquele sacrifício e o tomar para si. Como se o culto ao ídolo surtisse efeito, e como se o ídolo santificasse ou consagrasse ou abençoasse a carne á ele oferecida, de maneira que isso nos prejudique porque servimos a outro Deus.

Em resumo, é como pensar que o ídolo é um concorrente do nosso Deus. E por causa dessa consciência, Paulo os classifica como ‘fracos.’

Significa que, o segredo do relacionamento com Deus esta na nossa consciência. O que sabemos sobre Deus? Em qual posição o colocamos no universo? Nós o colocamos acima de tudo e todos? Ou nós o rebaixamos ao nível dos ídolos?

Você acha que Deus é mais forte que o diabo? Ou você sabe que o diabo não tem chance contra Deus? E que a força do diabo para Deus é nada, é menos que nada? Pois isso vai dizer se você estaria entre os irmãos fortes ou fracos na igreja de Corinto.

O forte é o que conhece a hierarquia do mundo espiritual e a respeita, e sabe que os demônios não tem qualquer opção a não ser, respeitar também. Porque os demônios são mais fortes que os homens sem Cristo, porém são mais fracos que os homens com Cristo.

E se nós reconhecemos a Cristo como Senhor absoluto, muito mais os demônios, porque ai deles se não respeitarem. Pois Cristo não é Senhor somente dos que o aceitam, Cristo não é Senhor somente dos crentes e evangélicos, pelo contrário, Cristo é Senhor de tudo e todos.

Cristo é Senhor dos ateus? Sim, eles querendo ou não, crendo ou não, quem manda é Jesus e ponto final. E ter essa consciência é o que te faz forte. Esquecer isso te faz fraco.

Então não importa o que você passa, nem a quantidade de inimigos, muito menos a força deles, porque Cristo sempre será superior a tudo e todos. E se você tem Cristo, és mais forte que o inferno inteiro porque Cristo esta contigo.

E se você cair no inferno, não tem problema, pois o quarto homem tem total e plena autoridade lá dentro também. (Dn 3:25).

Vejamos agora o segredo sobre o relacionamento com o próximo.

Paulo diz: Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. (1 Coríntios 8:9).

Em outras palavras, esta dizendo para não comer carne, por causa dos irmãos cuja consciência é mais fraca. E ele explica porque é tão importante não comer essa carne, mesmo sabendo que não tem problema fazê-lo.

Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?

E, pela tua ciência, perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. (1 Coríntios 8:10,11).

Mas se a carta aos Coríntios foi lida diante da igreja, e crentes fortes e fracos estão ouvindo as palavras do apóstolo Paulo, isso não torna os fracos em fortes automaticamente para que todos possam comer? Pois agora eles sabem o segredo?

Na verdade não. Sempre teremos crentes fracos. Sempre teremos crentes que ainda precisam aprender e isso demora. Todavia, o objetivo é diminuir o número de crentes fracos, e não aumentar.

Pois ao escandalizar um crente fraco, nós pecamos contra Cristo, e como poderás ter certeza de que o irmão fraco finalmente ficou forte? (1Co 8:12). E não somente isso, Paulo deixa claro a sua recomendação, a postura cristã, o que o crente deve fazer é simples. Pare de comer carne sacrificada. Nunca mais coma. (1Co 8:13).

Pois Paulo não quis pegar pesado aqui nesse assunto, porém, mais a frente ele o faz, dando mais um motivo para não comer carne sacrificada dizendo:

Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. (1 Coríntios 10:20).

Pois a fraqueza esta ligada á consciência, que por sua vez é ligada ao conhecimento da palavra, que deve ser misturado com fé. (Hb 4:2). Pois a fraqueza do cristão é pura falta de discernimento, como esta escrito:

Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos FRACOS e doentes e muitos que dormem. (1 Coríntios 11:29,30).

Então Paulo esta dizendo para que os irmãos fortes, por favor, nunca mais comam carne sacrificada aos ídolos.

Em outras palavras, Paulo convida os fracos a subirem de nível, e eles o farão entendendo que só o Senhor é Deus. E ao mesmo tempo, Paulo também convida aos “fortes” (repare que em nenhum momento ele chamou os irmãos de fortes), a subirem de nível também.

E como os fortes irão subir de nível? Ora, aprendendo a usar a sua força com sabedoria. E nesse caso, começa por renunciar a carne sacrificada. Não é porque é proibido. Mas é para manter os fracos por perto, para que fiquem fortes, e não afastá-los causando escândalos.

Como ele mesmo disse: Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. (1 Coríntios 12:22).

E não somente isso, mas é questão de discernimento. Agora que Paulo esclareceu tal questão, os irmãos agora finalmente tem esse discernimento e já sabem que, na prática, devem ficar longe de carne sacrificada.

E novamente, não é por medo, nem por temor, nem por respeito ao ídolo. Mas sim, por discernir que isso não agrada e nem deixa de agradar a Deus. (1Co 8:8). Por discernir que isso pode se tornar um pecado contra meu irmão (1Co 8:9), e porque discernirmos que isto pode se tornar um pecado contra Cristo (1Co 8:12).

E ter esse discernimento, é o que te faz um cristão forte. Logo, significa dizer que todos em Corinto, eram fracos, pois ninguém chegou á esse discernimento sem que o apóstolo Paulo explicasse.

Significa que os “fortes” aos quais Paulo nunca os chamou assim, eram apenas pessoas que pensavam saber alguma coisa. (1Co 8:2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies