Lições sobre o Arrebatamento do Apóstolo Paulo

Lições sobre o Arrebatamento do Apóstolo Paulo

Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. (2 Coríntios 12:2).

Na bíblia, várias pessoas tiveram experiências com arrebatamento. A maioria deles foi de sentidos.

E o que é arrebatamento de sentidos? É simples, você apenas perde alguns sentidos. Como por exemplo os profetas Daniel e Ezequiel, caíram ao chão diante de visões que tiveram. Perderam a força para se manter em pé, isto é, a consciência de estar no corpo físico, e como que dormindo acordado caíram. (Ez 1:28. Dn 8:17. 10:9).

Existe ainda o arrebatamento que é apenas uma mudança de um lugar a outro. Ao que parece, isso acontecia com o profeta Elias o tempo todo (1Re 18:10-12). E também aconteceu com Filipe no novo testamento (At 8:39-40).

Mas o arrebatamento do Apóstolo Paulo foi incrível. Ele mesmo não tem certeza se subiu ao céu com corpo físico ou se subiu apenas em espírito. Mas tem certeza de que esteve lá, viu e ouviu coisas que não é lícito contar aos homens. (2Co 12:3,4).

E aprendemos algumas lições com ele.

É importante lembrar que Paulo não iria contar essa experiência a ninguém, mas resolveu contar para defender sua autoridade apostólica, mostrando que Ele viu a Cristo glorificado, algo que a maioria dos apóstolos não viu, apenas Pedro, Tiago e João viram no monte da transfiguração e também foram impedidos de falar o que viram, e realmente eles não falaram nada sobre isso em suas cartas.

1 Lição: Só existem 3 céus.

Algumas seitas ensinam que existem 7 céus e 7 níveis do inferno, outras ensinam que existem 12 céus. Mas a bíblia diz que só existem 3 céus. E são eles:

  • 1.O céu comum, atmosférico onde voam os pássaros e aviões, onde ficam as nuvens que nós podemos ver tranquilamente daqui da terra.
  • 2.O céu do espaço onde ficam as galáxias, planetas e estrelas infinitas, as quais nós podemos ver o brilho delas a noite. O homem criou telescópios gigantescos que ficam em órbita em volta da terra tirando fotos do espaço.
  • 3.O céu da glória de Deus, onde o Senhor com seus milhares de anjos habitam. E é esse terceiro céu que o apóstolo Paulo afirma ter visitado em arrebatamento.

2 Lição: Arrebatamento é uma experiência Pessoal

Nós estamos no novo testamento, isto é, os últimos dias (Hb 1:1). Já não há mais revelações para o futuro, como acontecia no antigo testamento. Deus dava visões do futuro aos profetas, mas isso não acontece mais hoje.

A bíblia esta fechada, nada será tirado, mas principalmente nada será acrescentado nela. Por isso, qualquer pessoa que aparecer dizendo que foi arrebatada e voltou com uma mensagem para nós, é anátema. Pois a mensagem de Deus para nós já esta na bíblia.

Paulo diz que até se um anjo do céu descer com uma nova mensagem, seja anátema! (Gl 1:8).

O futuro que Deus desejou revelar a nós, ele o fez no Apocalipse, de uma forma tão enigmática que até hoje não conseguimos entender 100% o livro da revelação. Por isso, nenhuma novidade haverá daqui pra frente, até que o apocalipse seja cumprido.

O arrebatamento do Apóstolo Paulo foi pessoal. O que Deus revelou, ele não poderia contar a ninguém. (2Co 12:4).

3 Lição: A experiência do Arrebatamento Fez Paulo mais Humilde

Enquanto hoje, muita gente que diz ser arrebatada enriquece vendendo livros e DvD’s contando o testemunho. Paulo ganhou como prêmio um espinho na carne (2Co 12:7).

Foi arrebatado, mas ao voltar a terra não foi exaltado, pelo contrário, foi humilhado e passou a sofrer mais do que antes, pois agora, ele tem um espinho na carne o qual Deus recusou tirar, não atendendo o pedido do apóstolo. (2Co 12:8,9).

Muita gente diz: Quero ser arrebatado! Quero ver o céu, quero ver anjos e etc… Mas não sabem o que estão pedindo. Deus simplesmente não lhes dá essa maravilhosa experiência, porque sabem que eles são tão fracos, que não aguentam nem mesmo uma gripe passageira, quanto mais um espinho na carne pelo resto da vida.

4 Lição: O motivo do arrebatamento foi para Fortalecer o Apóstolo

Antes, quando tinha um problema ele orava para que Deus resolvesse. Agora, quando tem um problema, ele se gloria e ainda sente alegria nas fraquezas, nas injúrias, nas perseguições por que sabe que isto lhe fará se achegar mais a Cristo.

Quem consegue fazer isso? Quem consegue passar dificuldades e se alegrar, sabendo que isto irá te levar a mais orações, jejuns, consagrações, resultando em uma comunhão maior com Cristo?

Quando passamos qualquer coisa, só pensamos em nós, nossos filhos, nossa saúde, nossas dívidas, a comida na mesa e queremos exigir nossos direitos, pedimos até justiça para Deus.

Mas Deus sabia que Paulo teria muitos desafios e problemas e seria injustiçado muitas vezes. E por isso, precisava fortalecê-lo para que ele pudesse vencer. Veja uma lista de algumas coisas que Paulo passou durante seu ministério, agora fortalecido por Deus:

São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.
Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um;
três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez.
Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me abrase?
(2 Coríntios 11:23-29).

Ele suporta tudo isso, tem seu corpo todo marcado de cicatrizes dos açoites que levou sendo inocente, e ainda consegue se alegrar e dizer: Trago no meu corpo as marcas de Cristo! (Gl 6:17).

Você ainda quer ser arrebatado? Ser fortalecido ao nível tão alto, que nada mais importa, apenas Cristo?

Que Deus nos dê mais da sua graça, e tenha misericórdia de nós, perdoando nossas fraquezas e temores, para que possamos ser mais fiéis a Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies