Dia do Senhor. O que é? E Quando será? | Estudo Bíblico

Dia do Senhor. O que é? E Quando será?

Ai de vós que desejais o Dia do Senhor! Para que desejais vós o Dia do Senhor? É dia de trevas e não de luz. (Amós 5:18).

Eu aceito o conselho do profeta Amós. Não é uma boa ideia desejar o dia do Senhor. E isso já é um indício de que existe alternativa. Um indício de que é possível não “passar” pelo dia do Senhor.

Visto que, o povo estava na impiedade nos dias de Amós, ele profetizou dizendo: “Ai de vós que desejais o Dia do Senhor!” Afinal, quem vive no pecado esta desejando mesmo a segunda vinda de Cristo como juiz.

Mas aos que vivem em santidade, certamente é porque desejam a vinda de Cristo como noivo que vem para buscar a sua noiva. Pois o próprio Amós não inclui a si mesmo, mas fala como estando separado desse povo dizendo: “Ai de vós”, isto é, ai de vocês e não de mim.

Pois como vimos anteriormente, o dia do Senhor é a grande tribulação e isto é para os ímpios, e para Israel. Vejamos agora biblicamente como e porque o dia do Senhor se refere á grande tribulação.

O Dia do Senhor Segundo os Profetas do Antigo Testamento para o Novo Testamento

Os profetas do antigo testamento quando profetizavam sobre a queda de Jerusalém, falavam muito do Dia do Senhor. E sempre com negatividade, demonstrando que esse dia será terrível. (Jl 1:15. Is 13:6. Ez 30:3. Sf 1:14).

Porém, eles falam da queda de Jerusalém, que aconteceu no ano 587 a.C. Foi quando Nabucodonosor sitiou a cidade e a cercou e em 3 ataques destruiu tudo, morreram muitos judeus, e os que sobraram foram levados para a Babilônia em cativeiro.

E ao vermos isso na história pensamos: “Que bom! O dia do Senhor já aconteceu. Não temos mais que nos preocupar com isso.”

Opa! O problema é que depois da queda de Jerusalém, os profetas continuaram a falar do Dia do Senhor e novamente, com negatividade mostrando que esse é um dia terrível.

Por exemplo; Zacarias é um profeta levantado por Deus, muitos anos depois da queda de Jerusalém, na verdade, o povo já tinha voltado do cativeiro e estava, de certa forma, bem com Deus, totalmente livre da idolatria e foi quando ele profetizou dizendo:

Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti. (Zacarias 14:1).

E todo mundo sabe que Malaquias é profeta depois do cativeiro, ele é o último livro do antigo testamento e profetizou dizendo:

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; (Malaquias 4:5).

E o novo testamento confirma que haverá ainda um Dia do Senhor, quando lemos as seguintes passagens bíblicas:

O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; (Atos 2:20).

Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; (1 Tessalonicenses 5:2).

Porém, é muito importante saber que, nem sempre que a expressão “Dia do Senhor” aparece no texto, esta se referindo á esse DIA específico que os profetas falaram. Como por exemplo;

  • Ap 1:10. Fala que o domingo é o dia do Senhor. Não tem a ver com o grande e terrível Dia do SENHOR.
  • 2Co 1:14. Fala do dia da ressurreição e da transformação do nosso corpo, chamando também isso de dia do Senhor. Portanto, é diferente do terrível Dia do SENHOR.

Logo devemos tomar cuidado e sempre verificar o contexto, pois ele indica se “Dia do Senhor” se refere aquele terrível dia.

Mas, é evidente que, o terrível Dia do Senhor, profetizado pelos profetas do antigo testamento, é confirmado para o futuro conforme o novo testamento. (At 2:20. 1Ts 5:2. 2Pe 3:10).

E isso traz luz aos textos do antigo testamento nos fazendo finalmente perceber que, quando os profetas do antigo testamento falam do terrível Dia do Senhor, não é só da queda de Jerusalém que eles falam, mas também falam, do terrível Dia do Senhor que ainda vai acontecer.

A pergunta é: Então eles não profetizaram a queda de Jerusalém, mas sim um evento no futuro que até hoje não se cumpriu?

A resposta é sim. Eles profetizaram a queda de Jerusalém. Mas tratam-se de profecias triplas. Elas se referem à queda de Jerusalém no ano 586 a.C e também á queda do ano 70 d.C e também se referem á futura queda de Jerusalém que vai acontecer em Apocalipse 11:8,13. 16:19.

O Dia do Senhor é para um Povo e um Lugar Específico

Portanto, um lugar específico esta em cheque nessas profecias. Jerusalém. Sendo assim, também um povo específico esta em cheque, Israel. Como esta escrito:

Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. (Amós 4:12).

Joel profetizou que este Dia do SENHOR tem relação com um povo e um território específico quando disse:

Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto; (Joel 2:1)

Sião é Jerusalém. E sabemos que o futuro Dia do SENHOR tem a ver com escurecer o sol e a lua. Como Joel profetizou (Jl 2:31) e Pedro confirmou no pentecostes quando pregava para judeus (At 2:20) e isso de fato acontece no Apocalipse (Ap 6:12). E sobre isso, o profeta Amós também profetizou dizendo:

E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor Deus, farei que o sol se ponha ao meio-dia, e a terra se entenebreça no dia claro.

E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; e porei pano de saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras. (Amós 8:9,10).

Festas em luto, cânticos em lamentações, calva sobre a cabeça… Tudo isso é sobre Israel, cultura deles, e tratando do futuro só pode ser em um lugar específico, Jerusalém. E o luto por um filho único, é uma sombra da profecia de Zacarias dizendo:

“…prantearão sobre ele como quem chora pelo unigênito…” que significa filho único. (Zc 12:10).

Logo estamos vendo que as profecias do Dia do SENHOR se referem á um lugar e á um povo. E não somente isso, mas também o Senhor Jesus quando associou a queda de Jerusalém com a grande tribulação em Mateus 24:15-28 nos mostrou novamente, um povo e um lugar específicos. Povo de Israel. Cidade de Jerusalém.

Ele fala da grande tribulação. Mas diz: “Os que estiverem na Judéia fujam para os montes”. E também diz: “orai para que a vossa fuga não seja no sábado”. Essas expressões deixam claro, um lugar e um povo como sendo protagonistas do Dia do SENHOR.

Obviamente, toda a terra estará envolvida na grande tribulação e sofrerá os efeitos da purificação da terra quando os selos, trombetas taças se cumprirem. Mas não podemos negar que há um protagonismo por parte de Israel e Jerusalém, de forma que eles estão no centro dessa história.

Pois o próprio Messias descerá em Jerusalém na sua segunda vinda. (Zc 14:4).

O que é o Dia do Senhor?

E assim começamos a ver que, o Dia do SENHOR não é um dia de 24 horas. Mas sim, um período na história. Pois Jerusalém nos anos 587a.C e 70d.C não caiu em 1 dia. Mas levou algum tempo até cair totalmente.

E nesse período do terrível Dia do SENHOR, muitas coisas irão acontecer. De um lado, haverá sofrimento por causa dos selos, trombetas e taças. Mas de outro lado, alegria, por causa da segunda vinda do filho do Homem.

E a profecia de Zacarias dizendo que Israel reconhecerá o seu Messias finalmente e chorará por Ele. (Zc 12:10). Isso só pode ser no Dia do SENHOR. Pois ele traz detalhes sobre esse dia, que não se cumpriram no ano 70d.C quando novamente Jerusalém caiu. Por exemplo;

Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.

E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-á contra ela todo o povo da terra. (Zacarias 12:2,3).

Todos os povos da terra não cercaram Jerusalém. E isso seria uma hipérbole se referindo somente ao império romano que sitiou Jerusalém no ano 70d.C, se por acaso o profeta não explicasse melhor a profecia dizendo:

E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém; (Zacarias 12:9).

Portanto, se referir á ‘toda a terra’ ou ‘todos os povos’ não é hipérbole, mas é literal. Porque esse verso 9 deixa claro que ele fala de um evento que ainda não aconteceu.

Então, as profecias que falam desse Dia como sendo um Dia Terrível; Se referem aos terríveis acontecimentos da grande tribulação. Mas também se referem á segunda vinda de Cristo, por isso os profetas usam a expressão: “Dia do SENHOR”.

Dia do Senhor não é o Arrebatamento

E agora que já entendemos o que é o dia do Senhor, e que será na segunda vinda de Cristo. Logo não podemos confundir isso com o arrebatamento da igreja. Pois o Dia do Senhor será terrível, mas o arrebatamento será salvação.

Por exemplo; Jeremias fala que é dia de vingança:

Porque este dia é o dia do Senhor DEUS dos Exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários; e a espada devorará, e fartar-se-á, e embriagar-se-á com o sangue deles; porque o Senhor DEUS dos Exércitos tem um sacrifício na terra do norte, junto ao rio Eufrates. (Jeremias 46:10).

Ora, Deus não se vinga da igreja. E Zacarias diz que nesse dia, Jerusalém será protegida.

Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles. (Zacarias 12:8)

E a pergunta é: Por que não protegerá a igreja que esta espalhada em todo o mundo? Só tem uma resposta, é porque a igreja não esta mais no mundo, ela já subiu com Cristo e esta com Ele.

E Isaías diz que o dia do Senhor é para assolar a terra e destruir os pecadores.

Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. (Isaías 13:9).

E sabemos pelo Apocalipse 6 a 18 que praticamente, toda a terra será destruída na grande tribulação, não sobrará nada. Tanto que o livro termina falando de novo céu e nova terra, pois os primeiros já passaram, como bem alertou Jesus: “passará o céu e a terra….” (Lc 21:33).

Então, se a igreja vai passar pela grande tribulação, ela não sairá viva do outro lado, e será julgada ao lado de pecadores. Mas Abraão já fez essa pergunta para Deus:

Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez. (Gênesis 18:32)

Se houverem 10 justos nessa terra, Deus não a destruirá por amor á eles. E se Deus quer mesmo destruir a terra, o que ele faz? Simples, ele tira os justos. Assim como tirou Ló e sua família, para então destruir as cidades.

Porém Ló, não representa a igreja. Pois esta, não olha pra trás. Ló representa Israel sendo salvo durante a grande tribulação, como foi escrito que o juízo foi resguardado até que os servos de Deus fossem selados, e eram todos israelitas. (Ap 7:2-8).

Mas Abraão é quem representa a Igreja, assim como Paulo incansavelmente pregava o EVANGELHO á partir de Abraão, e ainda dizendo, somos filhos de Abraão. (Rm 4. Gl 3).

Porque Israel não recebeu o que era seu. (Jo 1:11). E Jesus declarou que eles não são filhos de Abraão quando disse:

Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. (João 8:39).

A pergunta é: Onde estava Abraão quando desceu o juízo sobre Sodoma e Gomorra? O texto responde:

Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor. (Gênesis 18:22).

Não é a toa que Jesus, quando terminou o sermão profético falando da grande tribulação, ele disse:

Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de EVITAR todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. (Lucas 21:36)

Abraão já estava com o Senhor, quando veio o juízo sobre Sodoma e Gomorra, assim como a igreja estará, porque subiu antes no arrebatamento. Mas seu parente, que é Ló, ou seja, Israel, ainda esta na terra e carece de ajuda para escapar do juízo.

Concluindo amados. O Dia do Senhor é a grande tribulação e no final da grande tribulação é que Jesus voltará. Porém nós, voaremos, subiremos nas alturas, muito antes disso, ao encontro do Senhor nos ares. (1Ts 4:15-17).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies