O Cristão e as Redes Sociais – Estudo Bíblico

O Cristão e as Redes Sociais

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, (Efésios 4:30,31)

Você usa as redes sociais com sabedoria? Seu perfil nas redes sociais glorifica a Cristo? As redes sociais se tornaram febre no mundo todo, de maneira que os crentes também estão nelas conectados com muitas pessoas, incluindo ímpios que observam nossa vida para ver nossos erros e blasfemar zombando da nossa fé.

O cristão precisa utilizá-las com sabedoria. Pois o nosso comportamento deve glorificar a Cristo, e isto inclui o comportamento no mundo virtual.

Desde os tempos da igreja primitiva, Paulo já advertia a Timóteo para tomar cuidado com pessoas ociosas que viviam de casa em casa fofocando. (1Tm 5:13).

Todo mundo é corajoso nas redes sociais, por não estar presente, mas apenas enviando textos e imagens, tem coragem de falar qualquer coisa, até mesmo falar mal e desrespeitar o próximo.

Nas redes sociais vemos em abundância coisas que entristecem o Espírito Santo, como: Amargura, Ira, Cólera, Gritaria, Blasfêmia e todo tipo de malícia. (Ef 4:30,31).

Por isso, um cristão sábio, utilizará as redes sociais para glorificar a Cristo através do seu comportamento, e isto de várias formas:

  •  Postando fotos decentes.
  •  Postando versículos bíblicos.
  •  Mensagens que edificam.
  •  Mostrando os bons momentos em família.
  •  Evitando entrar em brigas e discussões bobas.

E não somente isto, mas o cristão precisa levar a sério seus compromissos. Por exemplo; Compromisso com Deus. O seu perfil precisa deixar claro que você é servo ou serva de Deus.

Compromisso com a família. O seu perfil precisa deixar claro que você é casado(a), nunca poste fotos sozinho, mas sempre com o marido/esposa ou em família.

Compromisso com a igreja. Seu perfil precisa mostrar que você é membro na igreja, de maneira que esta protegido porque faz parte do corpo de Cristo e esta sob uma cobertura espiritual por parte do seu pastor.

Muitos vivem a entristecer o Espírito Santo através das redes sociais com suas fotos indecentes, frases vazias, sendo maus exemplos, escandalizando o evangelho… E chegando ao culto, ficam tristes porque não conseguem sentir a presença de Deus, sua
adoração não surte efeito e suas orações não passam do teto.

Quem nunca discutiu em uma rede social que atire a primeira pedra. Mas pela bíblia, também tive que aprender a me comportar e saber que minha vida não é virtual, eu não sou um algoritmo, nem um site, muito menos um perfil.

Você não é uma foto, e sua vida não acontece dentro do celular, nem no computador. Sua vida acontece aqui, ao ar livre, com sua família e amigos, na escola e no trabalho.

Já parou para pensar quanta hipocrisia existe nas redes sociais? Por que todo mundo parece feliz nas fotos? Por que a vida de todo mundo parece perfeita nos perfis?

Trabalhando com casais por um tempo, percebi que os casais que mais postam frases de amor um ao outro nas redes sociais, são os mais problemáticos. Sua vida real é péssima, e eles se consolam com uma vida perfeita nas redes sociais.

Também trabalhei com jovens por uns 10 anos. E percebi a mesma coisa. A vida real é horrível. Vi muitos jovens que:

  •  Tem péssimas notas na escola,
  •  Não tem amigos verdadeiros,
  •  Seu relacionamento com a família é perturbador,
  •  Sua vida na igreja é de aparência.
  • E vivem a beira da depressão.

Por outro lado nas redes sociais, estes mesmos jovens são assim:

  •  Tem ótimas notas nas enquetes de assuntos inúteis
  •  Tem centenas e até milhares de amigos e seguidores
  •  Seu relacionamento com os fãs é ótimo
  •  Sua vida espiritual é perfeita, um cristão modelo
  •  Aparentam ter uma alegria contagiante, feliz acima de tudo!

E imagino que isso não aconteça só com jovens, mas também com pessoas adultas. O cristão não pode viver de aparências. Se sua vida não vai bem, então ficar postando fotos felizes e frases de auto ajuda nas redes sociais, não vai resolver nada. Só vai tirar o seu foco do verdadeiro problema.

Você precisa: Se conectar com Deus, ter um relacionamento Real com o Criador. Comece pedindo perdão. Se conectar com sua família, pois nessa vida, até os melhores amigos abandonam, mas a família é quem ficará com você até o final, desde que você faça parte dela.

Filtrar os colegas e ter somente amigos sinceros e verdadeiros com quem você realmente pode contar e se alegrar. E tenha certeza, esse tipo de amizade é raro, serão poucos, talvez só um, mas fará uma diferença enorme em sua vida.

Parar de se preocupar com o que os outros dizem ou pensam. A grande maioria das pessoas que lutam para ter uma vida virtual perfeita com fotos e frases bonitas, são aquelas que vivem preocupadas com a opinião dos outros sobre si. Esqueça isso. Só importa o que Deus pensa de você. É ao Senhor a quem devemos agradar.

Passar menos tempo online e mais tempo presente. Ficar online te traz uma alegria superficial que não é capaz de remover a tristeza do coração e nem te dá forças para vencer na vida.

Mas estar presente em uma roda de amigos ou com a família contando piadas, por exemplo, te trará uma satisfação enorme, aumentará sua auto estima, e renovará suas forças para enfrentar os problemas.

Estar presente na igreja, conhecendo os irmãos, amando pessoas e sendo amado por elas, irá te renovar a cada culto, trazendo alegria e paz. E para isso acontecer, você precisa estar mais presente na igreja e fazer amigos por lá.

As redes sociais podem viciar qualquer pessoa. E tudo que vira um vício, se torna um deus para você, portanto é pecado de idolatria.

Mas agindo com sabedoria á luz da palavra de Deus, poderemos cumprir a vontade do Senhor e viver essa palavra que diz:

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.(Ef 4:30)

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies