Estudo Bíblico em Amós | Pregador Manasses

Estudo Bíblico em Amós

Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel. (Amós 7:15).

Já sabe qual é o peso do profeta Amós? Ele é o homem que “inspirou” a Isaías em seu ministério. Ele começou antes de Isaías, e as profecias de Isaías lembram muito as palavras de Amós, logo, percebemos que Isaías respeitava este grande servo de Deus.

Não confunda com o pai de Isaías cujo nome é Amoz, com Z no final e significa “Forte ou Firme” típico de um homem que faz parte da realeza. Amós esteve profetizando entre os anos 810 e 725 a.C. Seu nome significa: “Aquele que carrega fardos!” Típico de um homem que trabalha no campo.

Amós era pastor de ovelhas (Am 1:1), como também cuidava de outros animais que comem grama (Am 7:14. Cf Gn 46:32). Ele vem de Tecoa, uma cidade pequena de Judá, ao sul de Belém. Embora faça parte do reino sul, Judá, ele foi chamado por Deus para profetizar ao reino norte, Israel (Am 7:15).

A profecia de Amós tem uma direção certa, ele fala contra os ricos de Israel (Am 2:6. 4:1). Ele faz denúncias do pecado dos ricos, que é “enriquecer injustamente”. A riqueza não é pecado, mas adquirir bens oprimindo os pobres, é um gravíssimo pecado diante de Deus. E é isto que o profeta Amós condena.

Comentaristas concordam que ao enviar um simples pastor de ovelhas (pobre) para profetizar aos ricos de Israel, o Senhor esta os humilhando grandemente ao mostrar que Deus anda com um simples pastor de ovelhas, mas esta longe dos ricos que possuem altos cargos e títulos.

  • Amós fala da queda de Jerusalém, (Am 2:5),
  • Amós profetizou o cativeiro de Israel (Am 6:7. 7:17),
  • Profetizou um terremoto que ficou conhecido na história e foi citado por Zacarias (Am 1:1. 2:13. Zc 14:5).

As frases polemicas no livro de Amós, são geralmente mal interpretadas. Por exemplo;

Quando ele diz: Andarão dois juntos se não estiverem de acordo? (Am 3:3). Se refere ao fato de que Deus irá abandonar o seu povo, já que eles não concordam com a vontade divina.

Quando ele diz: Deus não fará coisa alguma sem primeiro revelar o seu segredo aos profetas (Am 3:7). Quer dizer, que antes de enviar juízo e castigo ao seu povo, Deus avisa, porque os ama e deseja que através do aviso, eles se arrependam. (Cf Am 4:6-12).

Quando ele diz: Rugiu o leão quem não temerá? (Am 3:8). Quer dizer: Quando Deus fala, o profeta teme, ficando sem saída, a não ser profetizar e entregar a mensagem de Deus. E isso é confirmado por ele mesmo quando diz:

E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. (Amós 7:14. Cf Jr 20:9. Ez 33:22).

Em Amós se cumpre o que confirma Paulo: E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; (1 Coríntios 1:28).

Deus escolheu um simples e humilde pastor de ovelhas, para denunciar o pecado dos grandes e anunciar aos poderosos o juízo de Deus!

E isto, Deus continua fazendo ainda hoje! Será que você, tal qual Amós, tem coragem de aceitar o chamado do Senhor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies