O Que Significa: Jesus Vem como um Ladrão? | Estudo Bíblico

O Que Significa: Jesus Vem como um Ladrão?

Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. (2 Pedro 3:10).

É muito importante não confundir o arrebatamento da igreja com a promessa de Jesus dizendo: “Virei como Ladrão”. Pois é muito fácil confundir o rapto da igreja com essa expressão.

Primeiro, precisamos entender o que Jesus quer dizer com isso. Afinal, o Senhor Jesus não se compara em nada com um ladrão. Portanto, qual o ensino por trás dessa frase? E por que Pedro fez uso dela em sua segunda carta?

A promessa de Jesus é: Lembre-se, pois, do que você recebeu e ouviu; guarde-o e arrependa-se. Se você não vigiar, virei como ladrão, e você de modo nenhum saberá em que hora virei contra você. (Apocalipse 3:3).

Nesse texto, fica claro o contexto da frase “virei como ladrão” que é exatamente: “você não saberá em que hora virei contra você”. Portanto, de forma simples o sentido da frase “virei como ladrão” é a chegada de surpresa.

Essa é uma característica básica comum, ninguém sabe a hora em será assaltado ou roubado. Portanto, Jesus se refere á situação em que o ladrão coloca sua vítima, e não ao fato de ser ladrão.

Pois Jesus em nada pode ser comparado a um ladrão. Ele mesmo disse isso:

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (João 10:10).

Jesus faz uma distinção clara entre ele e o ladrão. O ladrão mata, rouba e destrói. Porém, Ele traz vida em abundância. É necessário também destacar o fato de que essa declaração é sobre sua primeira vinda e não sobre a segunda.

Portanto, na primeira vinda, ele traz vida em abundância, o que se refere á sua morte na cruz. Porém, na segunda vinda ele virá como ladrão. Mas não como a pessoa do ladrão, e sim, com as características de uma situação de roubo.

Só quem já foi roubado sabe o que sentiu quando o assalto aconteceu. As características mais comuns são:

  • Você foi surpreendido inesperadamente.
  • É uma surpresa desagradável.
  • Medo, pavor e pânico se misturam.
  • Não há qualquer saída e o coração bate forte.
  • A sensação é de que não tem ninguém para te ajudar.
  • Você se sente indefeso, completamente vulnerável.

Uma vez fui assaltado. E me pareceu que a morte iria chegar a qualquer momento, no som do gatilho do resolver. Ninguém merece passar por isto.

E é a isto que Jesus se refere quando diz: “Virei como ladrão”. Ele vai surpreender, e será desagradável. E não haverá saída, nem escapatória. Pedro concorda com isto quando diz:

Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. (2 Pedro 3:10).

Os céus passarão? Os elementos se desfarão? A terra será atingida? Isso é exatamente a sensação de ser assaltado acontecendo no mundo inteiro de uma só vez. E claro, são coisas que acontecerão no final da grande tribulação.

E por que isso não pode ser confundido com o arrebatamento? Ora, porque as características do arrebatamento são diferentes.

  • É uma surpresa sim. Mas é uma surpresa agradável. (1Ts 4:17).
  • O arrebatamento não causará medo, nem pavor, nem desespero. Mas servirá de consolo. (1Ts 4:18).
  • O arrebatamento é para os salvos, e não para os ímpios. (Jo 14:1-3).
  • O arrebatamento é para os que andam na luz. (1Ts 5:4,5).

E a promessa de Jesus sobre “vir como ladrão” possui uma ressalva. “Se não vigiar” (Ap 3:3). Significa que ele vem como ladrão para aqueles que não estão vigiando. Como o próprio apóstolo Paulo declara que:

Mas vocês, irmãos, não estão em trevas, para que esse Dia os apanhe de surpresa como ladrão. (1Ts 5:4).

Portanto, essa vinda como ladrão é para o mundo. E também é para Israel, aqueles que não reconheceram o seu Messias. Pois o profeta Zacarias nos revela um acerto de contas com Israel quando profetizou dizendo:

E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. (Zacarias 12:10).

Um acerto de contas esta asseverado pelo fato de Jesus lhes mostrar as marcas em suas mãos. (Zc 13:6). E pelo fato inegável de que Jesus voltará sobre a terra de Israel, do mesmo lugar onde subiu, nesse mesmo lugar ele irá descer, o monte das Oliveiras. (Zc 14:4). Que é também o mesmo lugar de onde Jesus profetizou a queda de Jerusalém e a grande tribulação. (Mt 24:1-3).

Se a igreja esta no mundo todo, por que então ele descerá em Israel? Isso indica que o Cristo tem assuntos inacabados com essa nação no que se refere a sua primeira vinda, pois veio para o que era seu e os seus não o receberam. (Jo 1:11).

Por isso que, o arrebatamento marca um encontro com Jesus “entre nuvens” como disse o apóstolo Paulo “nos ares” (1Ts 4:17). Isto sim é para a igreja, pois ela é mundial, portanto o noivo vem nos “ares” de onde poderá receber os salvos do mundo inteiro.

Não faz sentido ele descer em qualquer país para receber sua igreja, já que ele mesmo declarou: “O meu reino não é desse mundo” (Jo 18:36). Mas quanto à segunda vinda do Messias como Ladrão, Zacarias diz:

Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti. (Zacarias 14:1).

A versão NTLH diz: Está chegando o dia em que o SENHOR Deus julgará as nações. Então a cidade de Jerusalém será conquistada, e os inimigos repartirão entre si tudo o que encontrarem nela.

Pois o dia do Senhor é uma referência á grande tribulação, mas falaremos disso em um estudo posterior.

Agora, logo quando Pedro usa essa expressão (2Pe 3:10), ele também se refere a segunda vinda de Cristo.

Vejamos o raciocínio de Pedro. Ele esta falando com a igreja, sim. E qual é o assunto? O início do capítulo 3 nos revela o assunto:

para que se lembrem das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, e também se lembrem do mandamento do Senhor e Salvador, que os apóstolos de vocês lhes ensinaram. (2 Pedro 3:2).

Logo, o objetivo de Pedro é apenas lembrar duas coisas.

  • Aquilo que os santos profetas falaram.
  • O mandamento do Senhor que os apóstolos receberam e ensinam.

Então, a pergunta é: O que os santos profetas ensinaram? Quais versículos do capítulo 3 de segunda á Pedro, são referências aos ensinos dos profetas do antigo testamento e quais são referência aos ensinos dos apóstolos?

Obviamente, não temos muitas cartas apostólicas, mas em especial temos abundância das palavras de Paulo. Vejamos as referências aos profetas e aos apóstolos:

  • O verso 4 faz referência as passagens: Ez 12:22; Jr 17:15.
  • O verso 7 faz referência as passagens: Sl 102:26; Is 51:6. E no que diz respeito ao ensino dos apóstolos, fala de: 2Ts 1:8; Hb 1:11.
  • O verso 9 faz referência as passagens: Is 30:18; Ez 18:32; Ez 33:11; Hc 2:3. E no que diz respeito ao ensino dos apóstolos, fala de: Rm 2:4; 1Tm 2:4.

Com essa análise simples, Pedro não esta falando de arrebatamento, mas esta alertando a igreja para “vigiar” a fim de que não sejam pegos por aquele dia como ladrão. Ele diz:

tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões

e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. (2 Pedro 3:3,4)

Esses escarnecedores são o alvo do dia do Senhor. Esses escarnecedores são aqueles que serão surpreendidos pelo Senhor que virá como Ladrão. O alerta de Pedro é para que a igreja vigie, em outras palavras, não se desvie dos caminhos do Senhor.

Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, (diferente dos escarnecedores)

esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, (pregando o evangelho nós apressamos a segunda vinda de Cristo para o mundo, pois Pedro diz que Ele só não veio ainda, pois esta tendo paciência para salvar mais pessoas conforme verso 9) por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.

Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. (2Pedro 3:11-13).

Quando ele diz: Nós porém… Deixa claro que há uma diferença de consequências.

  • Para os escarnecedores, grande tribulação, dia do Senhor, juízo, os céus se desfarão… etc.
  • Para nós, novos céus e nova terra onde habita a justiça.

Concluindo, Pedro não esta falando de arrebatamento nesse texto. Mas deixa claro que há diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve. (Ml 3:18).

E ainda aponta para lerem as cartas de Paulo sobre essas questões do fim; e isto indica que Paulo vai completar o que Pedro ensinou resumidamente, sendo Paulo melhor pessoa para falar de escatologia.

E na sua humildade Pedro declarou que ele mesmo não entende tudo que Paulo fala quando diz:Há pontos difíceis de entender”. (2Pe 3:16).

Por isso, quando se fala de Jesus “vindo como Ladrão” não se trata de arrebatamento no mesmo assunto. E o fato de Pedro não entender tudo que Paulo fala, não tem a ver com falta de estudo. Mas sim com falta de revelação.

Pois Pedro andou com Jesus na terra, porém Paulo andou com Jesus no céu (2Co 12:1-10). E sobre o arrebatamento, Paulo diz: “Eis aqui vos digo um mistério…” (1Co 15:51).

Por tudo isso amados consolai uns aos outros com estas palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies