O Cristão no Trabalho -Estudo Bíblico

O Cristão no Trabalho

  • Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. (Efésios 6:7)
  •  Como deve ser o comportamento cristão no trabalho?
  •  O cristão pode trabalhar em qualquer área e seguir qualquer carreira?
  •  Ele deve falar de Jesus para todos onde trabalha?

A bíblia ensina que o cristão deve ser um excelente profissional. Pois ele trabalha de boa vontade para Jesus e não para os homens.

Porque ainda que seu patrão seja muito bom, nem sempre ele merece que o funcionário faça mais por ele e pela empresa.

Por isso, se o cristão for trabalhar conforme o merecimento do patrão, ou conforme o  merecimento da empresa, ou ainda conforme o merecimento das leis trabalhistas… Ele acabará pecando, fazendo um mau trabalho ou não trabalhando e quebrando outros princípios da palavra de Deus, cometendo pecados como mentira e preguiça. (Ex 20:16. Mt 5:37. Pv 21:25. 15:19).

Mas trabalhando de boa vontade, sabendo que o Senhor Jesus esta lhe vendo e avaliando,
então sim, o cristão fará sempre um bom trabalho e trará resultados além do esperado. (Ef 6:8).

Porque ele sabe que é Jesus quem vai lhe recompensar pelas horas extras trabalhadas e não pagas, pelas humilhações, calúnias e quaisquer outros problemas (Ef 6:8. Sl 103:6. 1Sm 24:12). Assim como o cristão sabe que as riquezas vem de Deus. (Ec 5:19).

Portanto é Deus que abençoa empresas e empresários para que eles possam empregar aos servos do Senhor e assim Deus é quem sustenta você. (Os 2:8. Sl 104:27).

A postura de um servo de Deus é a de não ser pesado a ninguém. (2Ts 3:8,10).

Como também é a de ser obediente e fiel para com a empresa onde trabalha. (Ef 6:5).

E ainda, obedecer a Deus sempre que os homens passam dos limites. (At 5:29. 1Sm 15:22). O cristão pode trabalhar em diversas áreas profissionais.

Mesmo aquelas que possuem riscos como polícia civil ou militar.

Porém, algumas áreas de trabalho não são adequadas ao cristão, devido ferirem os princípios bíblicos. Exemplo;

  •  Qualquer função em Moteis
  •  Funções em barzinhos, boates, etc.
  •  Funções ilegais perante a lei

Certamente, o cristão irá discernir se aquela área de atuação irá lhe forçar a comprometer seus valores cristãos ou não.

Como por exemplo; em alguns estabelecimentos cujo público alvo são homens, é dado uniforme sensual as moças que atendem os clientes, com objetivo de chamar atenção deles.

Isto certamente não é trabalho para uma mulher que serve de Cristo.

O cristão deve falar de Cristo a todos no lugar onde trabalha?Certamente não! A firma ou empresa não é lugar para falar, discutir ou debater religião a fim de agregar novos membros a sua igreja. Você precisa respeitar as normas do local, caso contrário, já esta sendo mau exemplo.

O cristão verdadeiro deve saber diferenciar hora e lugar de evangelismo, hora e lugar de trabalho. Isto chama-se equilíbrio, domínio próprio. (Gl 5:22).

Até porque, a maior arma de evangelização é a nossa conduta, nosso exemplo, nosso testemunho de vida.
Melhor do que falar de Cristo, é ser igual a Cristo, é mostrar o Cristo vivendo em você! E naturalmente as pessoas necessitadas irão pedir sua ajuda, seja para uma palavra, ou oração.

Como disse Jesus: Basta ao discípulo ser igual ao seu mestre. (Mt 10:25). As pessoas no seu trabalho, estão vendo Cristo através de você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies