É Possível Pregar a Palavra de Deus Sem Estudar Teologia?

Um jovem ansioso por ser um pregador, me perguntou: É possível pregar a palavra de Deus sem estudar teologia, com pouco conhecimento bíblico? Respondi prontamente: NÃO. E nesse artigo vamos refletir sobre isso, e entender os perigos de sair pregando por aí sem conhecer bem a palavra do Senhor. Tendo em mente quê, pregar uma vez na vida, é possível sem estudar nada. Mas estamos falando de ser um pregador da palavra, ser alguém que vai pregar todo dia! Por isso, a resposta é não!

Lembrando, que estudar teologia não quer dizer ser formado em uma faculdade teológica. Nem quer dizer que precisa fazer um curso, embora o curso seja importantíssimo, estudar teologia é estudar a bíblia, a palavra de Deus.

Sabemos que existem muitos irmãos que odeiam o conhecimento, pois aprenderam a espiritualizar tudo, e acabam deixando pra Deus fazer todas as coisas; e não entendem que tem coisas que é para o homem fazer e não Deus. Vamos começar tratando dos principais argumentos que muitos usam para fugir do estudo e da busca por conhecimento da palavra de Deus.

É Possível Pregar a Palavra de Deus

É Deus quem Ensina – É o Espírito Santo que Ensina!

Muitos dizem isso. Não precisamos estudar, não precisamos de curso, porque é Deus quem ensina, é o Espírito Santo que ensina. Não discordo que a bíblia diz isso. Vamos ver:

Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.
Lucas 12:12

Porém, pela hermenêutica, que é a doutrina que estuda os métodos de interpretação da bíblia e rege as normas da interpretação, possui uma regra que diz: Texto sem contexto, é pretexto para heresia!

Com base nisso, vamos ver o contexto dessa passagem, o versículo anterior é suficiente para entender. Veja:

E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.
Lucas 12:11

Jesus esta falando que o Espírito Santo vai ajudá-los a se defender das acusações, pois virá a perseguição sobre a igreja, por causa da pregação da palavra do Senhor. E nós vemos isso acontecendo no livro de Atos. Veja:

E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,
Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.
E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde.
Atos 4:1-3

No versículos posteriores, em Atos capítulo 4, veja versículo 8 em diante, vemos que os apóstolos respondem muito bem se defendendo das acusações. Ou seja, a palavra de Jesus se cumpriu! Eles foram orientados pelo Espírito para se defender diante dos magistrados.

A pergunta que você deve estar fazendo é: Essa palavra de Jesus, em Lucas 12;11-12. Não pode se cumprir em nossa vida nos dias de hoje? A minha resposta é que sim, acredito nisso. Mas não no Brasil! E por que não?

Porque Jesus disse: Quando vos conduzirem as autoridades… Logo, pergunto: Tem alguém sendo perseguido por pregar o evangelho no Brasil? Tem alguém sendo preso porque ganhou almas? Tem alguém sendo levado a delegacia, ás autoridades porque falou de Jesus em praça pública? Não há nenhum caso conhecido de tal acontecimento.

Portanto, creio que o Espírito Santo pode sim, ajudar a se defender das acusações, mas isso se houver perseguição por pregar a palavra de Deus. No caso, lá na Coréia do Norte por exemplo, o cristianismo esta proibido! A pregação do evangelho naquele lugar é motivo de morte. Lá, oramos para que o Santo Espírito ajude os missionários.

Então, o que Deus Diz sobre Estudar e Conhecer a Bíblia ?

Desde o Gênesis, na queda do homem, percebemos que existe uma necessidade de registrar a palavra de Deus, para que todos possam conhecer a sua vontade e entender qual o caminho certo. Após Moisés, a lei finalmente foi dada e escrita e agora, que temos a lei de Deus escrita, olha o que Deus diz ao próximo líder da nação de Israel:

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Josué 1;8

Vamos por partes.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei…. Isto quer dizer que você deve falar somente o que esta escrito, sempre tenha uma resposta bíblica para dar. Sempre tenha algo da palavra de Deus para falar.

Antes, medita nele dia e noite… Nós temos culto de ensinamento toda semana, temos escola bíblica dominical toda semana, ouvimos pregações 3 vezes por semana nos cultos na igreja. Porém, Deus esta dizendo: DIA E NOITE! Ou seja, estudar uma vez na semana não é suficiente, temos que meditar na palavra todo dia e toda noite.

A expressão “ANTES” significa que ele deve meditar antes de tomar decisões, antes das coisas acontecerem, antes que as perguntas do povo cheguem a ele, antes que o problema apareça, ele deve já estar meditando na palavra de Deus.

E Deus diz o motivo de estudar tanto… Deus revela o motivo de meditar tanto! Veja:

Para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito… Deus esta dizendo, que somente estudando e meditando na sua palavra é que Josué vai conseguir ter cuidado, zêlo, atenção, para fazer tudo que esta escrito na palavra do Senhor.

Isso responde a pergunta dos irmãos que dizem: Não consigo seguir a Cristo, não consigo me libertar do vício, não consigo fazer o que é certo… Simples, é só começar a meditar na palavra dia e noite, e assim vai conseguir fazer tudo que nele esta escrito. Veja mais:

Porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido… Outro motivo que Deus dá, para estudar a sua palavra, é para ser bem sucedido! É para prosperar! Deus faz prosperar aquele que toma cuidado de fazer tudo conforme a sua palavra. Veja a bíblia confirmando mais:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Salmos 1:1,2

Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!
Provérbios 29:18

Mas Moisés disse: Por que transgredis o mandado do Senhor? Pois isso não prosperará. Números 14:41

Sabendo que Deus não muda, pois ele mesmo diz isso em Ml 3;6. Então que suas palavras ditas a Josué ainda valem nos dias de hoje como conselho para pastores, pregadores do evangelho e líderes em geral na obra do Senhor.

O que Paulo Diz Sobre Pregar sem Estudar

Paulo foi apóstolo dos gentios, plantou igrejas, levantou pastores e presbíteros para a casa de Deus. Na sua carta a um de seus pastores, Timóteo, ele traz orientações que são ricas e fundamentais para todo líder na casa de Deus.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2:15

Vamos por partes.

Procura apresentar-te a Deus aprovado… No trabalho de cuidar do rebanho e apascentar as ovelhas, ele deve lembrar que esta trabalhando para Deus. ao chamar de obreiro, ele faz uma uma metáfora daquele que trabalha na obra, onde Timóteo é o empregado, Deus o patrão, e Paulo o conselheiro. Ele diz: Procure estar aprovado diante do seu patrão! Em outras palavras, se preocupe, tome o cuidado, faça o possível, para agradar a Deus.

Diante disso, fica a pergunta: Como fazer para se apresentar a Deus APROVADO? Obviamente, seguindo a metáfora de trabalhador da obra, podemos resumir que é só fazer um bom trabalho na obra! Mas como faz isso? A resposta vem a seguir:

Como obreiro que não tem de que se envergonhar… Deus quer trabalhadores honrados, pessoas que não possam ser acusadas de erros ou de defeitos no seu trabalho. Deus quer obreiros fieis, que façam um bom trabalho e que esse bom trabalho seja inquestionável diante dos homens! Para que todos reconheçam, que Timóteo fez um bom trabalho na obra do Senhor.

Fica novamente a pergunta: Se para ser aprovado, preciso ser alguém que não comete erros, que trabalha bem, então; Como posso garantir que farei um bom trabalho, e como posso ter certeza de que estou fazendo o trabalho certo na obra de Deus? Novamente, a resposta vem a seguir:

Que maneja bem a palavra da verdade… Maneja bem, quer dizer: Que corta reto! Fazendo alusão aos sulcos quando a terra é arada, ou ao corte de panos para fazer vestidos, precisa ser reto, preciso, impecável, perfeito!

Manejando bem a palavra do Senhor, sabemos que estaremos fazendo um bom trabalho na obra. Entendendo bem, conhecendo a fundo, tendo bons argumentos, estaremos fazendo um bom trabalho e seremos aprovados pelo dono da obra, o Senhor.

Ele diz explicitamente: Palavra da VERDADE! Isto aponta para o evangelho, que é o que Paulo mais defende em suas cartas, a única coisa com a qual ele se importa em suas pregações, conforme 1Cor 2;2. Então, Timóteo como pastor, precisa compreender perfeitamente bem o evangelho.

Isto é o que Paulo diz. Em nenhum lugar em suas cartas, ele ensina a buscar conhecimento sobrenatural. Ele mesmo se aplica ao conhecimento, mesmo tendo escrito a maior parte do novo testamento, mesmo tendo 4 diplomas, mesmo sendo poliglota, um dos homens mais sábios do seu tempo, ainda assim, ele pede a Timóteo: me traga os livros, principalmente os pergaminhos… 2Tm 4;13.

Paulo Diz Mais:

E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
2 Timóteo 2:2

Paulo ensinou a Timóteo. Isso ajuda a responder a pergunta: É Deus quem ensina? Paulo orienta Timóteo, para que ele ensine o que aprendeu para outros, porém, não para qualquer pessoa, e sim para homens que tenham capacidade de continuar ensinando e repassando o conhecimento do evangelho de Jesus Cristo e sua palavra.

É Possível Pregar a Palavra de Deus Sem Estudar Teologia?

Não! Pois se você quer ser um pregador, que vai levar a palavra todo dia, para as almas perdidas, ou para alimentar a igreja do Senhor, você precisa ter conteúdo, bagagem, uma boa e NOVA palavra para ministrar todo dia! E isso é impossível sem meditar na palavra de Deus todo dia!

Sem falar que a bíblia esta recheada de versículos que mostram a importância de estudar a palavra de Deus, as consequências de não estudar e os privilégios para quem estuda e medita nessa palavra.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
2 Pedro 3:18

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Oséias 6:3

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Oséias 4:6

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?
Marcos 12:24

O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.
Provérbios 28:9

Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
Salmos 119:15

Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
Atos 6:4

O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Provérbios 18:15

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2 Coríntios 4:4

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade1 Timóteo 2:4

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura. Provérbios 13:16

Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: Provérbios 1:29

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Hebreus 10:26

E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimentoFilipenses 1:9

E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.Isaías 11:2

Ainda existem centenas de versículos que poderiam ser citados. Após saber de tudo isso, é preciso ser muito ignorante ou muito anti-Cristo para dizer que não precisamos estudar, pois Deus usa a quem quer, como quer… Ou dizer que a letra mata, ou dizer qualquer outra coisa pra fugir do estudo bíblico e da meditação na palavra.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus.
Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *