Estudo Bíblico sobre PAZ – As Sementes da Paz (Tiago 3.18)

Nesse estudo bíblico sobre paz, não temos intenção de encerrar o assunto, apenas trazer uma contribuição, mostrando como que a paz, que os filhos de Deus possuem, gera bons frutos, e qual é o principal resultado, quando você compartilha a paz.

Você pode conferir mais estudos bíblicos em nosso site, baixar e espalhar a palavra de Deus. Esse pequeno estudo, faz parte da campanha: Renovando as forças espirituais, que possui 5 sub-temas, onde um deles é Paz com Deus.

estudo biblico sobre paz

Estudo Bíblico sobre PAZ – As Sementes da Paz (Tiago 3.18)

Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
Tiago 3:18

O que é fruto da justiça? É a própria justiça, a palavra “fruto” esta aí, para mostrar que a justiça nasce, surge, a partir de uma semente. E esta semente é a paz.

Fruto é resultado! Primeiro plantamos, para depois colher os frutos. E o próprio fruto, já fornece semente para se plantar e multiplicar o mesmo fruto. O que significa, que paz e justiça estão ligados.

Tiago esta dizendo, que JUSTIÇA, é fruto da semente que os Pacificadores plantam! E isso, nos ensina que podemos fazer justiça plantando a paz! Em outras palavras, aquele que pretende fazer justiça com a ira, raiva, vingança e outras coisas, esta totalmente fora do que a bíblia ensina.

Pois o cristão só precisa plantar a paz, e esperar para colher o fruto, que é a justiça. E os pacificadores somos nós, que recebemos a paz que vem de Deus. E se temos paz, vivemos em paz, por causa de nossa confiança em Deus.

Significa, que se verdadeiramente, você recebeu a PAZ que vem de Deus. Então você tem PAZ PARA DAR.

A pessoa que não transmite PAZ, é porque não recebeu essa Paz. Olha o que Jesus diz:

E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.
 Lucas 10:6

Só pode dar a PAZ aquele que Tiver PAZ. Você não pode compartilhar uma coisa que você não tem! Portanto, a paz em você vem de Deus, mas a paz na sua casa e ao seu redor, vem de você!

A paz no seu ambiente de trabalho depende de você. A paz na escola, e até na sua igreja, depende de você. Se você não for de paz, se não for um pacificador, se não tiver recebido da paz que vem de Deus. Então, não haverá paz em você, muito menos ao seu redor.

E Tiago nos ensina, que os pacificadores, quando compartilham a sua paz, estão plantando sementes.
E as sementes da paz irão Dar Frutos de Justiça!

E como não há homem justo nessa terra (Rm 3:10), essa justiça é de Deus e não dos homens, porque a paz também veio de Deus para ser manifestada por nós, por isso, o fruto da paz é algo que também vem de Deus. Ao que Paulo também fala:

Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
 Filipenses 1:11

E ainda bem que a justiça é de Deus, pois assim, sabemos que é verdadeira, porque nosso Deus é verdadeiramente JUSTO. Diferente da justiça dos homens, que possui muitas falhas.

Então a paz que plantamos, resulta na justiça de Deus. Gera frutos de justiça! E é o próprio Tiago que também diz:

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
Tiago 1:19,20

Se você for pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Então você terá um comportamento de PAZ.

E o motivo pelo qual devemos ter esse comportamento, é porque a IRA (oposto da paz), não opera a JUSTIÇA DE DEUS.

Significa que o Oposto da IRA (que é paz), opera maravilhosamente a Justiça de Deus.

Logo não precisamos pedir para que Deus faça justiça, só precisamos plantar a PAZ ao nosso redor, e colheremos os Frutos da Justiça de Deus. Ao que também Jesus declara:

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Mateus 5:9

Feliz, bem sucedido é aquele que tem paz e compartilha dessa paz. Como pode um cristão não ter a paz? A única resposta possível é que este cristão não recebeu a paz que vem de Deus. E como fazer para receber?

Conforme a bíblia, os ímpios não tem paz. “”Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus”” Isaías 57:21

Mas para aqueles que seguem a Cristo, a palavra diz:

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27

Significa, que somente o seguidor de Cristo, (aquele que se converteu ao Senhor), poderá receber a paz que vem de Deus. E ele a recebe, como também a pratica, porque o Espírito Santo veio morar em seu coração. (Gálatas 3:2).

Se isto é verdade, então fica fácil entender porque os ímpios não tem paz. É porque eles não tem o Espírito de Deus. Veja:

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. João 14:17

Mas nós, que recebemos do Santo Espírito, temos a paz que vem de Deus, através do seu Espírito em nós! Pois se verdadeiramente temos o Espírito Santo, então ele irá fazer gerar em nós, o fruto do Espírito. Veja:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22

E uma vez tendo esse Espírito, cujo fruto é também PAZ. Temos ainda o domínio de Cristo sobre nós. Jesus reinando em nossos corações, pelo Espírito. Ou seja, o reino de Deus em nós. E Paulo diz:

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito SantoRomanos 14:17

  • Em outras palavras é uma concordância maravilhosa. Vamos concluir:
  • Se temos paz, é porque recebemos de Deus.
  • Se recebemos paz de Deus, foi por causa do seu Espírito em nós.
  • Se temos o Espírito, somos guiados por ele, para dar frutos.

E se frutificamos, parte desse fruto é PAZ. Logo somos pacificadores. Vivemos em paz e compartilhamos a paz.

E se compartilhamos a paz, estamos espalhando sementes, nos lugares onde passamos, nas vidas em que tocamos. E essas sementes irão gerar frutos de justiça.

E quando a justiça de Deus é feita, Jesus é conhecido e glorificado, porque ele é a justiça de Deus em pessoa, morrendo por nós.

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Romanos 3:21

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 1 Coríntios 1:30

Assim sendo, aquele que não tem paz, poderá encontrar em Jesus. E depois de receber a paz, poderá compartilhar com outros, sendo um imitador de Cristo, fazendo com que Cristo cresça enquanto você diminui.

2 respostas para “Estudo Bíblico sobre PAZ – As Sementes da Paz (Tiago 3.18)”

  1. Avatar de Jesuína Santos Araújo
    Jesuína Santos Araújo

    Estudo maravilhoso, amei!!

  2. Avatar de edelmar
    edelmar

    muito bem explicado gostei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies